Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58658 |
Resumo: | Neste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor iniciante, texto poético e leitor experiente. |
id |
RCAP_16286b990c9d49177a1bf3c1bb78752f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58658 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poéticoThinking poetry in classroom: didactic reflections for the fruition of the poetic textPoesialiteraturaensinoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor iniciante, texto poético e leitor experiente.This paper defines the concept of poetry and proposes didactic reflections for its presence in the classroom. These reflections are based on theoretical approaches from authors who demonstrate the evidence that the poetic language are able to assure the formation of the critical reader by means of an effective fruition activity of the poetry. The results corroborate the teaching aspect based on the process of creation and experience of poetry as an art of memory and sharing in the context of oral cultures. In view of the above, it contributes to the implementation of learning situations that take into account reading out loud, so that the student can be seduced by the expressive uses of the language and seize the inventive knowledge of the poetic word, through a work of fruition led by the intense conversation, mediated between beginner reader, poetic text and experienced reader.Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação de Leitura do Brasil (ALB)Universidade do MinhoAzevedo, FernandoChagas, Lilane Maria de MouraBazzo, Jilvania Lima dos Santos2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58658porAzevedo, F.; Chagas, L.; Bazzo, J. (2018). Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético. Leitura: Teoria & Prática, 36(74), 15-30.0102-387X2317-0972https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/24/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:14.893186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético Thinking poetry in classroom: didactic reflections for the fruition of the poetic text |
title |
Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético |
spellingShingle |
Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético Azevedo, Fernando Poesia literatura ensino Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético |
title_full |
Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético |
title_fullStr |
Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético |
title_full_unstemmed |
Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético |
title_sort |
Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético |
author |
Azevedo, Fernando |
author_facet |
Azevedo, Fernando Chagas, Lilane Maria de Moura Bazzo, Jilvania Lima dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Chagas, Lilane Maria de Moura Bazzo, Jilvania Lima dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Fernando Chagas, Lilane Maria de Moura Bazzo, Jilvania Lima dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia literatura ensino Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Poesia literatura ensino Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor iniciante, texto poético e leitor experiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/58658 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/58658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Azevedo, F.; Chagas, L.; Bazzo, J. (2018). Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético. Leitura: Teoria & Prática, 36(74), 15-30. 0102-387X 2317-0972 https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/24/showToc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Leitura do Brasil (ALB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Leitura do Brasil (ALB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132397010157568 |