Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Fernando
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Chagas, Lilane Maria de Moura, Bazzo, Jilvania Lima dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58658
Resumo: Neste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor iniciante, texto poético e leitor experiente.
id RCAP_16286b990c9d49177a1bf3c1bb78752f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poéticoThinking poetry in classroom: didactic reflections for the fruition of the poetic textPoesialiteraturaensinoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor iniciante, texto poético e leitor experiente.This paper defines the concept of poetry and proposes didactic reflections for its presence in the classroom. These reflections are based on theoretical approaches from authors who demonstrate the evidence that the poetic language are able to assure the formation of the critical reader by means of an effective fruition activity of the poetry. The results corroborate the teaching aspect based on the process of creation and experience of poetry as an art of memory and sharing in the context of oral cultures. In view of the above, it contributes to the implementation of learning situations that take into account reading out loud, so that the student can be seduced by the expressive uses of the language and seize the inventive knowledge of the poetic word, through a work of fruition led by the intense conversation, mediated between beginner reader, poetic text and experienced reader.Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação de Leitura do Brasil (ALB)Universidade do MinhoAzevedo, FernandoChagas, Lilane Maria de MouraBazzo, Jilvania Lima dos Santos2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58658porAzevedo, F.; Chagas, L.; Bazzo, J. (2018). Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético. Leitura: Teoria & Prática, 36(74), 15-30.0102-387X2317-0972https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/24/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:14.893186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético
Thinking poetry in classroom: didactic reflections for the fruition of the poetic text
title Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético
spellingShingle Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético
Azevedo, Fernando
Poesia
literatura
ensino
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético
title_full Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético
title_fullStr Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético
title_full_unstemmed Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético
title_sort Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético
author Azevedo, Fernando
author_facet Azevedo, Fernando
Chagas, Lilane Maria de Moura
Bazzo, Jilvania Lima dos Santos
author_role author
author2 Chagas, Lilane Maria de Moura
Bazzo, Jilvania Lima dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Chagas, Lilane Maria de Moura
Bazzo, Jilvania Lima dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
literatura
ensino
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Poesia
literatura
ensino
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor iniciante, texto poético e leitor experiente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58658
url http://hdl.handle.net/1822/58658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Azevedo, F.; Chagas, L.; Bazzo, J. (2018). Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético. Leitura: Teoria & Prática, 36(74), 15-30.
0102-387X
2317-0972
https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/24/showToc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Leitura do Brasil (ALB)
publisher.none.fl_str_mv Associação de Leitura do Brasil (ALB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132397010157568