Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanganho, Carla Sofia Moleirinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15907
Resumo: Este estudo procura compreender a relação entre inteligência emocional (avaliada pelo EQ-i:YV), atitudes face à escola (avaliadas pelo QAFE) e sucesso escolar, tendo incidido sobre uma amostra de 289 adolescentes com diferentes percursos formativos (ensino regular e ensino alternativo). Os resultados apontam para uma relação positiva e estatisticamente significativa entre as três variáveis em estudo. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas na inteligência emocional (IE) e nas atitudes face à escola (AFE) em função de variáveis sociodemográficas e académicas, destacando-se a idade e o percurso formativo dos alunos (com os alunos mais novos e os que frequentam o ensino regular a apresentarem uma perceção de IE mais elevada e AFE mais favoráveis). Fica, assim, evidente a importância da IE em contextos educativos como ingrediente-chave para alcançar sucesso, qualidade de relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar, bem como das AFE enquanto determinantes do desempenho académico dos alunos, na adaptação escolar e no desejo de prosseguir estudos; Emotional Intelligence, Attitudes Toward School and Academic Success: An exploratory study involving 8th and 9th grade students with different formative paths ABSTRACT: The purpose of this study was to contribute to the understanding of the relationship between emotional intelligence (assessed by the EQ-i:YV), attitudes toward school (assessed by QAFE) and academic success, using a sample of 289 adolescent students with different formative paths (regular education and alternative education programs). The results show a positive and statistically significant relationship between the three variables. Statistically significant differences in emotional intelligence (EI) and attitudes toward school (ATS) in relation to sociodemographic and academic variables were also demonstrated, emphasizing the role of age and students’ formative path (both younger students and students attending a regular education program presented higher levels of perceived EI and more positive ATS). Hence the importance of EI in educational contexts as a key ingredient to achieve success, good interpersonal relationships, healthiness and well-being, as well as ATS as a determining factor in students’ academic achievement, school adaptation and the motivation to pursue further education.
id RCAP_3925e2a653f5766866179aab25e34c83
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15907
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativosAdolescênciaInteligência emocionalAtitudes face à escolaSucesso escolarPercursos formativosAdolescenceEmotional intelligenceAttitudes toward schoolAcademic successFormative pathsEste estudo procura compreender a relação entre inteligência emocional (avaliada pelo EQ-i:YV), atitudes face à escola (avaliadas pelo QAFE) e sucesso escolar, tendo incidido sobre uma amostra de 289 adolescentes com diferentes percursos formativos (ensino regular e ensino alternativo). Os resultados apontam para uma relação positiva e estatisticamente significativa entre as três variáveis em estudo. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas na inteligência emocional (IE) e nas atitudes face à escola (AFE) em função de variáveis sociodemográficas e académicas, destacando-se a idade e o percurso formativo dos alunos (com os alunos mais novos e os que frequentam o ensino regular a apresentarem uma perceção de IE mais elevada e AFE mais favoráveis). Fica, assim, evidente a importância da IE em contextos educativos como ingrediente-chave para alcançar sucesso, qualidade de relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar, bem como das AFE enquanto determinantes do desempenho académico dos alunos, na adaptação escolar e no desejo de prosseguir estudos; Emotional Intelligence, Attitudes Toward School and Academic Success: An exploratory study involving 8th and 9th grade students with different formative paths ABSTRACT: The purpose of this study was to contribute to the understanding of the relationship between emotional intelligence (assessed by the EQ-i:YV), attitudes toward school (assessed by QAFE) and academic success, using a sample of 289 adolescent students with different formative paths (regular education and alternative education programs). The results show a positive and statistically significant relationship between the three variables. Statistically significant differences in emotional intelligence (EI) and attitudes toward school (ATS) in relation to sociodemographic and academic variables were also demonstrated, emphasizing the role of age and students’ formative path (both younger students and students attending a regular education program presented higher levels of perceived EI and more positive ATS). Hence the importance of EI in educational contexts as a key ingredient to achieve success, good interpersonal relationships, healthiness and well-being, as well as ATS as a determining factor in students’ academic achievement, school adaptation and the motivation to pursue further education.Universidade de Évora2015-10-05T16:39:40Z2015-10-052015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15907http://hdl.handle.net/10174/15907TID:201068397pordepartamento de Psicologiacarla_tanganho@hotmail.com681Tanganho, Carla Sofia Moleirinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:22.127341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos
title Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos
spellingShingle Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos
Tanganho, Carla Sofia Moleirinho
Adolescência
Inteligência emocional
Atitudes face à escola
Sucesso escolar
Percursos formativos
Adolescence
Emotional intelligence
Attitudes toward school
Academic success
Formative paths
title_short Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos
title_full Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos
title_fullStr Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos
title_full_unstemmed Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos
title_sort Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos
author Tanganho, Carla Sofia Moleirinho
author_facet Tanganho, Carla Sofia Moleirinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanganho, Carla Sofia Moleirinho
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Inteligência emocional
Atitudes face à escola
Sucesso escolar
Percursos formativos
Adolescence
Emotional intelligence
Attitudes toward school
Academic success
Formative paths
topic Adolescência
Inteligência emocional
Atitudes face à escola
Sucesso escolar
Percursos formativos
Adolescence
Emotional intelligence
Attitudes toward school
Academic success
Formative paths
description Este estudo procura compreender a relação entre inteligência emocional (avaliada pelo EQ-i:YV), atitudes face à escola (avaliadas pelo QAFE) e sucesso escolar, tendo incidido sobre uma amostra de 289 adolescentes com diferentes percursos formativos (ensino regular e ensino alternativo). Os resultados apontam para uma relação positiva e estatisticamente significativa entre as três variáveis em estudo. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas na inteligência emocional (IE) e nas atitudes face à escola (AFE) em função de variáveis sociodemográficas e académicas, destacando-se a idade e o percurso formativo dos alunos (com os alunos mais novos e os que frequentam o ensino regular a apresentarem uma perceção de IE mais elevada e AFE mais favoráveis). Fica, assim, evidente a importância da IE em contextos educativos como ingrediente-chave para alcançar sucesso, qualidade de relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar, bem como das AFE enquanto determinantes do desempenho académico dos alunos, na adaptação escolar e no desejo de prosseguir estudos; Emotional Intelligence, Attitudes Toward School and Academic Success: An exploratory study involving 8th and 9th grade students with different formative paths ABSTRACT: The purpose of this study was to contribute to the understanding of the relationship between emotional intelligence (assessed by the EQ-i:YV), attitudes toward school (assessed by QAFE) and academic success, using a sample of 289 adolescent students with different formative paths (regular education and alternative education programs). The results show a positive and statistically significant relationship between the three variables. Statistically significant differences in emotional intelligence (EI) and attitudes toward school (ATS) in relation to sociodemographic and academic variables were also demonstrated, emphasizing the role of age and students’ formative path (both younger students and students attending a regular education program presented higher levels of perceived EI and more positive ATS). Hence the importance of EI in educational contexts as a key ingredient to achieve success, good interpersonal relationships, healthiness and well-being, as well as ATS as a determining factor in students’ academic achievement, school adaptation and the motivation to pursue further education.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05T16:39:40Z
2015-10-05
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15907
http://hdl.handle.net/10174/15907
TID:201068397
url http://hdl.handle.net/10174/15907
identifier_str_mv TID:201068397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv departamento de Psicologia
carla_tanganho@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136567160209408