Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15907 |
Resumo: | Este estudo procura compreender a relação entre inteligência emocional (avaliada pelo EQ-i:YV), atitudes face à escola (avaliadas pelo QAFE) e sucesso escolar, tendo incidido sobre uma amostra de 289 adolescentes com diferentes percursos formativos (ensino regular e ensino alternativo). Os resultados apontam para uma relação positiva e estatisticamente significativa entre as três variáveis em estudo. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas na inteligência emocional (IE) e nas atitudes face à escola (AFE) em função de variáveis sociodemográficas e académicas, destacando-se a idade e o percurso formativo dos alunos (com os alunos mais novos e os que frequentam o ensino regular a apresentarem uma perceção de IE mais elevada e AFE mais favoráveis). Fica, assim, evidente a importância da IE em contextos educativos como ingrediente-chave para alcançar sucesso, qualidade de relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar, bem como das AFE enquanto determinantes do desempenho académico dos alunos, na adaptação escolar e no desejo de prosseguir estudos; Emotional Intelligence, Attitudes Toward School and Academic Success: An exploratory study involving 8th and 9th grade students with different formative paths ABSTRACT: The purpose of this study was to contribute to the understanding of the relationship between emotional intelligence (assessed by the EQ-i:YV), attitudes toward school (assessed by QAFE) and academic success, using a sample of 289 adolescent students with different formative paths (regular education and alternative education programs). The results show a positive and statistically significant relationship between the three variables. Statistically significant differences in emotional intelligence (EI) and attitudes toward school (ATS) in relation to sociodemographic and academic variables were also demonstrated, emphasizing the role of age and students’ formative path (both younger students and students attending a regular education program presented higher levels of perceived EI and more positive ATS). Hence the importance of EI in educational contexts as a key ingredient to achieve success, good interpersonal relationships, healthiness and well-being, as well as ATS as a determining factor in students’ academic achievement, school adaptation and the motivation to pursue further education. |
id |
RCAP_3925e2a653f5766866179aab25e34c83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15907 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativosAdolescênciaInteligência emocionalAtitudes face à escolaSucesso escolarPercursos formativosAdolescenceEmotional intelligenceAttitudes toward schoolAcademic successFormative pathsEste estudo procura compreender a relação entre inteligência emocional (avaliada pelo EQ-i:YV), atitudes face à escola (avaliadas pelo QAFE) e sucesso escolar, tendo incidido sobre uma amostra de 289 adolescentes com diferentes percursos formativos (ensino regular e ensino alternativo). Os resultados apontam para uma relação positiva e estatisticamente significativa entre as três variáveis em estudo. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas na inteligência emocional (IE) e nas atitudes face à escola (AFE) em função de variáveis sociodemográficas e académicas, destacando-se a idade e o percurso formativo dos alunos (com os alunos mais novos e os que frequentam o ensino regular a apresentarem uma perceção de IE mais elevada e AFE mais favoráveis). Fica, assim, evidente a importância da IE em contextos educativos como ingrediente-chave para alcançar sucesso, qualidade de relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar, bem como das AFE enquanto determinantes do desempenho académico dos alunos, na adaptação escolar e no desejo de prosseguir estudos; Emotional Intelligence, Attitudes Toward School and Academic Success: An exploratory study involving 8th and 9th grade students with different formative paths ABSTRACT: The purpose of this study was to contribute to the understanding of the relationship between emotional intelligence (assessed by the EQ-i:YV), attitudes toward school (assessed by QAFE) and academic success, using a sample of 289 adolescent students with different formative paths (regular education and alternative education programs). The results show a positive and statistically significant relationship between the three variables. Statistically significant differences in emotional intelligence (EI) and attitudes toward school (ATS) in relation to sociodemographic and academic variables were also demonstrated, emphasizing the role of age and students’ formative path (both younger students and students attending a regular education program presented higher levels of perceived EI and more positive ATS). Hence the importance of EI in educational contexts as a key ingredient to achieve success, good interpersonal relationships, healthiness and well-being, as well as ATS as a determining factor in students’ academic achievement, school adaptation and the motivation to pursue further education.Universidade de Évora2015-10-05T16:39:40Z2015-10-052015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15907http://hdl.handle.net/10174/15907TID:201068397pordepartamento de Psicologiacarla_tanganho@hotmail.com681Tanganho, Carla Sofia Moleirinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:22.127341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos |
title |
Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos |
spellingShingle |
Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos Tanganho, Carla Sofia Moleirinho Adolescência Inteligência emocional Atitudes face à escola Sucesso escolar Percursos formativos Adolescence Emotional intelligence Attitudes toward school Academic success Formative paths |
title_short |
Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos |
title_full |
Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos |
title_fullStr |
Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos |
title_full_unstemmed |
Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos |
title_sort |
Inteligência emocional, atitudes face à escola e sucesso escolar: estudo exploratório em alunos do 8º e 9º anos com diferentes percursos formativos |
author |
Tanganho, Carla Sofia Moleirinho |
author_facet |
Tanganho, Carla Sofia Moleirinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tanganho, Carla Sofia Moleirinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Inteligência emocional Atitudes face à escola Sucesso escolar Percursos formativos Adolescence Emotional intelligence Attitudes toward school Academic success Formative paths |
topic |
Adolescência Inteligência emocional Atitudes face à escola Sucesso escolar Percursos formativos Adolescence Emotional intelligence Attitudes toward school Academic success Formative paths |
description |
Este estudo procura compreender a relação entre inteligência emocional (avaliada pelo EQ-i:YV), atitudes face à escola (avaliadas pelo QAFE) e sucesso escolar, tendo incidido sobre uma amostra de 289 adolescentes com diferentes percursos formativos (ensino regular e ensino alternativo). Os resultados apontam para uma relação positiva e estatisticamente significativa entre as três variáveis em estudo. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas na inteligência emocional (IE) e nas atitudes face à escola (AFE) em função de variáveis sociodemográficas e académicas, destacando-se a idade e o percurso formativo dos alunos (com os alunos mais novos e os que frequentam o ensino regular a apresentarem uma perceção de IE mais elevada e AFE mais favoráveis). Fica, assim, evidente a importância da IE em contextos educativos como ingrediente-chave para alcançar sucesso, qualidade de relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar, bem como das AFE enquanto determinantes do desempenho académico dos alunos, na adaptação escolar e no desejo de prosseguir estudos; Emotional Intelligence, Attitudes Toward School and Academic Success: An exploratory study involving 8th and 9th grade students with different formative paths ABSTRACT: The purpose of this study was to contribute to the understanding of the relationship between emotional intelligence (assessed by the EQ-i:YV), attitudes toward school (assessed by QAFE) and academic success, using a sample of 289 adolescent students with different formative paths (regular education and alternative education programs). The results show a positive and statistically significant relationship between the three variables. Statistically significant differences in emotional intelligence (EI) and attitudes toward school (ATS) in relation to sociodemographic and academic variables were also demonstrated, emphasizing the role of age and students’ formative path (both younger students and students attending a regular education program presented higher levels of perceived EI and more positive ATS). Hence the importance of EI in educational contexts as a key ingredient to achieve success, good interpersonal relationships, healthiness and well-being, as well as ATS as a determining factor in students’ academic achievement, school adaptation and the motivation to pursue further education. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-05T16:39:40Z 2015-10-05 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15907 http://hdl.handle.net/10174/15907 TID:201068397 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15907 |
identifier_str_mv |
TID:201068397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
departamento de Psicologia carla_tanganho@hotmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136567160209408 |