A Formação Prática e a Supervisão da Formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/716 http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/716 |
Resumo: | O contexto actual da pós-modernidade, com a sua forte vivência de pluralismos de todas as naturezas representa um campo fértil para a exploração de uma perspectiva de formação de professores que se identifica com os princípios de uma escola reflexiva e com o paradigma do profissional reflexivo. A adopção do(s) modelos de supervisão que sustentema formação prática dos formandos deve assim merecer especial atenção por parte das instituições de formação.Neste processo formativo destacamos a necessidade de um trabalho colaborativo que envolva o supervisor institucional e supervisor cooperante, sendo ambos co-responsáveis pela formação pessoal e profissional dos futuros educadores. |
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A Formação Prática e a Supervisão da FormaçãoSupervisão de professoresFormação de professoresEnsino reflexivoO contexto actual da pós-modernidade, com a sua forte vivência de pluralismos de todas as naturezas representa um campo fértil para a exploração de uma perspectiva de formação de professores que se identifica com os princípios de uma escola reflexiva e com o paradigma do profissional reflexivo. A adopção do(s) modelos de supervisão que sustentema formação prática dos formandos deve assim merecer especial atenção por parte das instituições de formação.Neste processo formativo destacamos a necessidade de um trabalho colaborativo que envolva o supervisor institucional e supervisor cooperante, sendo ambos co-responsáveis pela formação pessoal e profissional dos futuros educadores.The present context of post-modern times, with its strong effervescence of pluralism of all types, represents a fertile field for the exploration of a perspective in the formation of teachers which can be identified with the main principles of a reflexive school together with the paradigm of a reflexive professional. The adoption of supervision models which are able to sustain the practical formation of teachers-to-be shall take into consideration by information institutions. In this sense, we stress the need of a collaborative work which shall involve both the institutional supervisor and cooperant supervisor, being both responsible for the personal and professional formation of future educators.2008-06-17T13:48:40Z2013-05-20T13:54:02Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/716http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/716por0873-3600Neves, Maria Ivoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:20.474168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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