Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tânia Isabel Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37967
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_167820d30c9f14be951493c9506db8ec
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básicoInitiation to the study of texts of scientific dissemination by students of 1st and 2nd gradeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que teve como objetivo entender a forma como os alunos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico iniciam o estudo de textos de divulgação científica. A necessidade de dar a compreender novos conhecimentos, novos discursos e novas formas de nos relacionarmos com a ciência e a tecnologia é cada vez maior com o crescente processo de desenvolvimento científico e tecnológico e a sua massificação. Neste sentido, foram propostas algumas atividades para os alunos de uma turma do 3.º ano, constituída por vinte e quatro alunos, e de uma turma do 6.º ano, constituída por vinte alunos, com vista a atingir as seguintes metas: permitir o contacto com os textos de divulgação científica, desenvolver práticas de alfabetização científica, promover a identificação das caraterísticas centrais deste género textual, desenvolver competências para a produção de textos de divulgação científica e refletir sobre as estratégias implementadas e as experiências vivenciadas. A metodologia adotada para este projeto foi a de investigação-ação e os dados foram recolhidos a partir das observações das aulas, dos trabalhos realizados pelos alunos, das fotografias e do diário reflexivo. Com a conclusão deste projeto podemos considerar que existiu o desenvolvimento de competências e saberes dos participantes, que demonstraram uma capacidade de compreender, utilizar e produzir textos de divulgação científica.The present report presents the work developed in Supervised Teaching Practise, which has the gold to understand the way that the students (of 1st and 2nd grade) initiate the study of texts of scientific dissemination. The need to understand new knowledges, new speeches and new ways to relate with science and technology is growing due to process of technological and scientific development massification. In that way, propositions has been made to the students of a third class, constituted by twenty four students and another one, of sixth grade, constituted by twenty students, with this goals: Allow the contact with the texts of scientific dissemination, develop ways with scientific literacy, promote the identification of the main characteristics by this textual genre, develop skills to made the production of texts of scientific dissemination and reflect about the implemented strategies and living experiences. The methodology used in this project was investigation and the data has been collected by class observation, the work made by students, photos and reflexive diary. With the project conclusion we can consider that developing skills and knowledge from participants increased which demonstrate an ability to understand, use and produce texts of scientific dissemination.Ramos, Rui LimaUniversidade do MinhoRibeiro, Tânia Isabel Gonçalves20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37967por201407116info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:52.294634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Initiation to the study of texts of scientific dissemination by students of 1st and 2nd grade
title Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Ribeiro, Tânia Isabel Gonçalves
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_full Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
author Ribeiro, Tânia Isabel Gonçalves
author_facet Ribeiro, Tânia Isabel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Rui Lima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Tânia Isabel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37967
url http://hdl.handle.net/1822/37967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132459301863424