“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diedrich, Bruna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188274
Resumo: O presente trabalho reflete sobre o papel feminino na Filosofia (seja enquanto autoras, representações ou temas). Este é dividido em referenciais teóricos, subdivididos em pedagógicos e uma breve descrição das autoras a serem abordadas. Configura-se em um estudo de caso, realizado na E.E.E.M. República Argentina, nos anos de 2017 e 2018, contando com uma diversidade de materiais didáticos autorais. A partir dos quatro passos didáticos definidos no referencial teórico (sensibilização, informação, exercício crítico e consolidação) foi definida e analisada a experiência didático-pedagógica. Os objetivos dessa vivência e de sua posterior análise foram: sensibilização e reflexão dos alunos acerca da condição e representação feminina; demonstrar a importância do resgate das filósofas e suas ideias nas aulas de Filosofia do Ensino Médio; evidenciar a indispensabilidade da aproximação com o texto filosófico através do contato com as autoras e abordar a diversificação de fontes para atingir os alunos e seus resultados.
id UFRGS-2_7e3d6a11b0e7212fdd1c55301a8b0c99
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188274
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Diedrich, BrunaPorto, Leonardo Sartori2019-01-26T02:35:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/188274001085013O presente trabalho reflete sobre o papel feminino na Filosofia (seja enquanto autoras, representações ou temas). Este é dividido em referenciais teóricos, subdivididos em pedagógicos e uma breve descrição das autoras a serem abordadas. Configura-se em um estudo de caso, realizado na E.E.E.M. República Argentina, nos anos de 2017 e 2018, contando com uma diversidade de materiais didáticos autorais. A partir dos quatro passos didáticos definidos no referencial teórico (sensibilização, informação, exercício crítico e consolidação) foi definida e analisada a experiência didático-pedagógica. Os objetivos dessa vivência e de sua posterior análise foram: sensibilização e reflexão dos alunos acerca da condição e representação feminina; demonstrar a importância do resgate das filósofas e suas ideias nas aulas de Filosofia do Ensino Médio; evidenciar a indispensabilidade da aproximação com o texto filosófico através do contato com as autoras e abordar a diversificação de fontes para atingir os alunos e seus resultados.The present work reflects on the female role in Philosophy (whether as authors, representations or themes). Such is divided into theoretical references, subdivided into pedagogical references and a brief description of the authors to be approached. It is configured in a case study, carried out in E.E.E.M. Republic of Argentina, in the years 2017 and 2018, counting on a diversity of didactic materials. From the four didactic steps defined in the theoretical framework (awareness, information, critical exercise and consolidation) the didactic-pedagogical experience was defined and analyzed. The objectives of this experience and its subsequent analysis were: sensitization and reflection of the students about the female condition and representation; demonstrate the importance of the rescue of philosophers and their ideas in Philosophy classes of High School; to demonstrate the indispensability of approaching the philosophical text through the contact with the authors and to approach the diversification of sources to reach the students and their results.application/pdfporFilosofiaGêneroMulherWomen in PhilosophyGenreEducationPhilosophers“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Filosofia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085013.pdf.txt001085013.pdf.txtExtracted Texttext/plain207964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188274/2/001085013.pdf.txta3fb43adae460ee67bfe0cb56b14e5ccMD52ORIGINAL001085013.pdfTexto completoapplication/pdf6945231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188274/1/001085013.pdfac21eeee508f30a0fb2ef9e37e09ca01MD5110183/1882742019-01-27 02:31:45.870373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188274Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-27T04:31:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia
title “Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia
spellingShingle “Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia
Diedrich, Bruna
Filosofia
Gênero
Mulher
Women in Philosophy
Genre
Education
Philosophers
title_short “Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia
title_full “Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia
title_fullStr “Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia
title_full_unstemmed “Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia
title_sort “Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia
author Diedrich, Bruna
author_facet Diedrich, Bruna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diedrich, Bruna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Leonardo Sartori
contributor_str_mv Porto, Leonardo Sartori
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Gênero
Mulher
topic Filosofia
Gênero
Mulher
Women in Philosophy
Genre
Education
Philosophers
dc.subject.eng.fl_str_mv Women in Philosophy
Genre
Education
Philosophers
description O presente trabalho reflete sobre o papel feminino na Filosofia (seja enquanto autoras, representações ou temas). Este é dividido em referenciais teóricos, subdivididos em pedagógicos e uma breve descrição das autoras a serem abordadas. Configura-se em um estudo de caso, realizado na E.E.E.M. República Argentina, nos anos de 2017 e 2018, contando com uma diversidade de materiais didáticos autorais. A partir dos quatro passos didáticos definidos no referencial teórico (sensibilização, informação, exercício crítico e consolidação) foi definida e analisada a experiência didático-pedagógica. Os objetivos dessa vivência e de sua posterior análise foram: sensibilização e reflexão dos alunos acerca da condição e representação feminina; demonstrar a importância do resgate das filósofas e suas ideias nas aulas de Filosofia do Ensino Médio; evidenciar a indispensabilidade da aproximação com o texto filosófico através do contato com as autoras e abordar a diversificação de fontes para atingir os alunos e seus resultados.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-26T02:35:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188274
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085013
url http://hdl.handle.net/10183/188274
identifier_str_mv 001085013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188274/2/001085013.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188274/1/001085013.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a3fb43adae460ee67bfe0cb56b14e5cc
ac21eeee508f30a0fb2ef9e37e09ca01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224566448586752