Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carolina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Conboy, Joseph, Santos, João, Fonseca, Jesuína, Tavares, David, Martins, Dulce, Salema, Maria Helena, Fiúza, Edite, Gama, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6368
Resumo: O presente estudo procura testar as propriedades psicométricas de um questionário que avalia (a) perceção do aluno sobre o feedback do professor; a identificação escolar do aluno; as trajetórias escolares (factos e expectativas) e; a perceção do aluno sobre o seu envolvimento escolar. O questionário foi aplicado a 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (M=13.4, DP=1.7), sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta por alunos essencialmente de nacionalidade portuguesa (95.9%). A partir dos resultados da análise factorial e seguindo o racional teórico, chegou-se a uma estrutura composta por oito dimensões principais. O QFITE apresenta bons índices de consistência interna, com sete das oito principais dimensões a obterem valores entre .77 e .89. Assim, as análises psicométricas realizadas revelam valores satisfatórios, concluindo-se que o QFITE é um instrumento útil e adequado para avaliar a identificação escolar dos alunos, o envolvimento comportamental escolar, e as perceções dos alunos sobre o feedback do professor.
id RCAP_16bcc91627319395b610fb7dc6faf4a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6368
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validaçãoMeio escolarIdentidade escolarEnvolvimento escolarSchool settingSchool identitySchool engagementPortugalO presente estudo procura testar as propriedades psicométricas de um questionário que avalia (a) perceção do aluno sobre o feedback do professor; a identificação escolar do aluno; as trajetórias escolares (factos e expectativas) e; a perceção do aluno sobre o seu envolvimento escolar. O questionário foi aplicado a 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (M=13.4, DP=1.7), sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta por alunos essencialmente de nacionalidade portuguesa (95.9%). A partir dos resultados da análise factorial e seguindo o racional teórico, chegou-se a uma estrutura composta por oito dimensões principais. O QFITE apresenta bons índices de consistência interna, com sete das oito principais dimensões a obterem valores entre .77 e .89. Assim, as análises psicométricas realizadas revelam valores satisfatórios, concluindo-se que o QFITE é um instrumento útil e adequado para avaliar a identificação escolar dos alunos, o envolvimento comportamental escolar, e as perceções dos alunos sobre o feedback do professor.ABSTRACT - Recent research has underscored the importance of teacher feedback on student learning, the development of student identity and school trajectories. The present study sought to present the construction process and validation of a scale that evaluates student perceptions about teacher feedback. The questionnaire was administered to 1089 students attending the 6th, 7th, 9th and 10th grades (median age=13) in continental Portugal. The sample is mainly composed of Portuguese students (96%); 52% are female. From the available data two samples were randomly selected, excluding cases with missing values. A random sample of cases with full data was submitted to exploratory factor analysis. A second random sample then underwent confirmatory factor analysis in order to test the proposed structural model. We arrived at a structure composed of two dimensions. The scale for accessing perceptions about effective feedback presents good internal consistency (α=.84), and an acceptable internal consistency (α=.71) was observed for the scale that accesses perceptions about non effective feedback. Both scales are useful and appropriate for use in future research that accesses students’ perceptions about teacher feedback.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRCIPLCarvalho, CarolinaConboy, JosephSantos, JoãoFonseca, JesuínaTavares, DavidMartins, DulceSalema, Maria HelenaFiúza, EditeGama, Ana Paula2016-08-18T10:57:24Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6368porCarvalho C, Conboy J, Santos J, Fonseca J, Tavares D, Martins D, et al. Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação. Lab Psicol. 2014;12(2):113-24.10.14417/lp.880info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:30.705474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação
title Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação
spellingShingle Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação
Carvalho, Carolina
Meio escolar
Identidade escolar
Envolvimento escolar
School setting
School identity
School engagement
Portugal
title_short Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação
title_full Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação
title_fullStr Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação
title_full_unstemmed Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação
title_sort Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação
author Carvalho, Carolina
author_facet Carvalho, Carolina
Conboy, Joseph
Santos, João
Fonseca, Jesuína
Tavares, David
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiúza, Edite
Gama, Ana Paula
author_role author
author2 Conboy, Joseph
Santos, João
Fonseca, Jesuína
Tavares, David
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiúza, Edite
Gama, Ana Paula
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carolina
Conboy, Joseph
Santos, João
Fonseca, Jesuína
Tavares, David
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiúza, Edite
Gama, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Meio escolar
Identidade escolar
Envolvimento escolar
School setting
School identity
School engagement
Portugal
topic Meio escolar
Identidade escolar
Envolvimento escolar
School setting
School identity
School engagement
Portugal
description O presente estudo procura testar as propriedades psicométricas de um questionário que avalia (a) perceção do aluno sobre o feedback do professor; a identificação escolar do aluno; as trajetórias escolares (factos e expectativas) e; a perceção do aluno sobre o seu envolvimento escolar. O questionário foi aplicado a 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (M=13.4, DP=1.7), sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta por alunos essencialmente de nacionalidade portuguesa (95.9%). A partir dos resultados da análise factorial e seguindo o racional teórico, chegou-se a uma estrutura composta por oito dimensões principais. O QFITE apresenta bons índices de consistência interna, com sete das oito principais dimensões a obterem valores entre .77 e .89. Assim, as análises psicométricas realizadas revelam valores satisfatórios, concluindo-se que o QFITE é um instrumento útil e adequado para avaliar a identificação escolar dos alunos, o envolvimento comportamental escolar, e as perceções dos alunos sobre o feedback do professor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-08-18T10:57:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6368
url http://hdl.handle.net/10400.21/6368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho C, Conboy J, Santos J, Fonseca J, Tavares D, Martins D, et al. Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação. Lab Psicol. 2014;12(2):113-24.
10.14417/lp.880
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133414087983104