Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conboy, Joseph
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Carolina, Santos, João, Gama, Ana Paula, Tavares, David, Fonseca, Jesuína, Martins, Dulce, Salema, Maria Helena, Fiúza, Edite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6365
Resumo: O presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem--estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
id RCAP_a974d3f79bc0023b220cf73497b28eae
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométricoMeio escolarIdentidade escolarConstrução de escalasSchool settingSchool identityScale constructionO presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem--estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.ABSTRACT - The present study describes the process of construction and psychometric study of a scale that measures elementary and high school student perceptions about their level of school identification. The questionnaire was administered to 1089 students attending the 6th, 7th, 9th and 10th grades in continental Portugal (median age=13 years). One random subsample was submitted to exploratory factor analysis (n1=354); a second was submitted to a confirmatory factor analysis (n1=388). Analyses yielded three dimensions: (a) Intrinsic Valuing, α=.74; (b) Practical Valuing, α=.74; and (c) Belonging and well-being, α=.78. The scales are useful and appropriate for evaluating students’ perceptions about their school identification.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRCIPLConboy, JosephCarvalho, CarolinaSantos, JoãoGama, Ana PaulaTavares, DavidFonseca, JesuínaMartins, DulceSalema, Maria HelenaFiúza, Edite2016-08-17T13:51:42Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6365porConboy J, Carvalho C, Santos J, Gama AP, Tavares D, Fonseca J, et al. Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico. Anál Psicol. 2015;33(4):439-52.10.14417/ap.1016info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:30.549906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
title Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
spellingShingle Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
Conboy, Joseph
Meio escolar
Identidade escolar
Construção de escalas
School setting
School identity
Scale construction
title_short Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
title_full Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
title_fullStr Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
title_full_unstemmed Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
title_sort Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
author Conboy, Joseph
author_facet Conboy, Joseph
Carvalho, Carolina
Santos, João
Gama, Ana Paula
Tavares, David
Fonseca, Jesuína
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiúza, Edite
author_role author
author2 Carvalho, Carolina
Santos, João
Gama, Ana Paula
Tavares, David
Fonseca, Jesuína
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiúza, Edite
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Conboy, Joseph
Carvalho, Carolina
Santos, João
Gama, Ana Paula
Tavares, David
Fonseca, Jesuína
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiúza, Edite
dc.subject.por.fl_str_mv Meio escolar
Identidade escolar
Construção de escalas
School setting
School identity
Scale construction
topic Meio escolar
Identidade escolar
Construção de escalas
School setting
School identity
Scale construction
description O presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem--estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-08-17T13:51:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6365
url http://hdl.handle.net/10400.21/6365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Conboy J, Carvalho C, Santos J, Gama AP, Tavares D, Fonseca J, et al. Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico. Anál Psicol. 2015;33(4):439-52.
10.14417/ap.1016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133414084837376