Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6365 |
Resumo: | O presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem--estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar. |
id |
RCAP_a974d3f79bc0023b220cf73497b28eae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6365 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométricoMeio escolarIdentidade escolarConstrução de escalasSchool settingSchool identityScale constructionO presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem--estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.ABSTRACT - The present study describes the process of construction and psychometric study of a scale that measures elementary and high school student perceptions about their level of school identification. The questionnaire was administered to 1089 students attending the 6th, 7th, 9th and 10th grades in continental Portugal (median age=13 years). One random subsample was submitted to exploratory factor analysis (n1=354); a second was submitted to a confirmatory factor analysis (n1=388). Analyses yielded three dimensions: (a) Intrinsic Valuing, α=.74; (b) Practical Valuing, α=.74; and (c) Belonging and well-being, α=.78. The scales are useful and appropriate for evaluating students’ perceptions about their school identification.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRCIPLConboy, JosephCarvalho, CarolinaSantos, JoãoGama, Ana PaulaTavares, DavidFonseca, JesuínaMartins, DulceSalema, Maria HelenaFiúza, Edite2016-08-17T13:51:42Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6365porConboy J, Carvalho C, Santos J, Gama AP, Tavares D, Fonseca J, et al. Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico. Anál Psicol. 2015;33(4):439-52.10.14417/ap.1016info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:30.549906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico |
title |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico |
spellingShingle |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico Conboy, Joseph Meio escolar Identidade escolar Construção de escalas School setting School identity Scale construction |
title_short |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico |
title_full |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico |
title_fullStr |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico |
title_full_unstemmed |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico |
title_sort |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico |
author |
Conboy, Joseph |
author_facet |
Conboy, Joseph Carvalho, Carolina Santos, João Gama, Ana Paula Tavares, David Fonseca, Jesuína Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiúza, Edite |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Carolina Santos, João Gama, Ana Paula Tavares, David Fonseca, Jesuína Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiúza, Edite |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conboy, Joseph Carvalho, Carolina Santos, João Gama, Ana Paula Tavares, David Fonseca, Jesuína Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiúza, Edite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio escolar Identidade escolar Construção de escalas School setting School identity Scale construction |
topic |
Meio escolar Identidade escolar Construção de escalas School setting School identity Scale construction |
description |
O presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem--estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12 2015-12-01T00:00:00Z 2016-08-17T13:51:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6365 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Conboy J, Carvalho C, Santos J, Gama AP, Tavares D, Fonseca J, et al. Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico. Anál Psicol. 2015;33(4):439-52. 10.14417/ap.1016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133414084837376 |