Energia e sustentabilidade : actividades para vários níveis no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Maria Mendes dos Santos da Fonseca
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1298
Resumo: A existência de um número significativo de turmas com mais do que um ano de esc., as dificuldades sentidas pelos professores e a importância da educação em ciências desde cedo, são um ponto de partida para este estudo. Outro é o apelo a situação das condições de vida na Terra, a sua relação com a intervenção humana e a energia. Desenvolveu-se uma investigação-acção, numa turma do I°CEB implementando-se actividades de trabalhos práticos com orientação CTS sobre energia e sustentabilidade. O trabalho dos ajunos centrou-se na realização de uma investigação utilizando o Sol como fonte de energia renovável, e numa pesquisa sobre como poupar energia. A abordagem escolhida, os materiais desenvolvidos e adaptados mostraramse adequados face a motivação, interesse e entusiasmo que despertaram nos alunos. De acordo com as respostas obtidas e da anál~se dos dados recolhidos, podese concluir que estas actividades promovem a construção de conhecimentos relativos ao tema energia, o interesse petas ciências, a interdisciplinaridade, fomentam atitudes e valores de respeito pelo ambiente e alertam para as questões de sustentabilidade. Sugere-se o desenvolvimento de outras actividades e materiais sobre energia, dada a sua importância, assim como se apela a necessidade de formação de professores nesta área. Estas actividades permitiram aos alunos, a escola e a comunidade participar na DEDS.
id RCAP_16ddaece956078fa28c511a88414a333
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Energia e sustentabilidade : actividades para vários níveis no 1º CEBEducação em ciênciasEnsino das ciências da terraEducação ambientalEnsino básico 1º cicloEnergia solarA existência de um número significativo de turmas com mais do que um ano de esc., as dificuldades sentidas pelos professores e a importância da educação em ciências desde cedo, são um ponto de partida para este estudo. Outro é o apelo a situação das condições de vida na Terra, a sua relação com a intervenção humana e a energia. Desenvolveu-se uma investigação-acção, numa turma do I°CEB implementando-se actividades de trabalhos práticos com orientação CTS sobre energia e sustentabilidade. O trabalho dos ajunos centrou-se na realização de uma investigação utilizando o Sol como fonte de energia renovável, e numa pesquisa sobre como poupar energia. A abordagem escolhida, os materiais desenvolvidos e adaptados mostraramse adequados face a motivação, interesse e entusiasmo que despertaram nos alunos. De acordo com as respostas obtidas e da anál~se dos dados recolhidos, podese concluir que estas actividades promovem a construção de conhecimentos relativos ao tema energia, o interesse petas ciências, a interdisciplinaridade, fomentam atitudes e valores de respeito pelo ambiente e alertam para as questões de sustentabilidade. Sugere-se o desenvolvimento de outras actividades e materiais sobre energia, dada a sua importância, assim como se apela a necessidade de formação de professores nesta área. Estas actividades permitiram aos alunos, a escola e a comunidade participar na DEDS.The existence of a significant number of groups with more than one year of schooling, the difficulties felt for the teachers, and the importance of an education centered in sciences since early, are a starting point for this study. Another one appeals to the situation of the conditions of life on Earth, its relation with the human being intervention and the energy. An action research project was developed, in a Primary School class, in which STS practical activities on energy and sustainability ideas were implemented. Students work was focused on an investigation aiming to use the Sun as a renewable energy source, and a research on how to save energy. The approach chosen, as well as the developed and adjusted materials revealed to be appropriate to the motivation, interest and enthusiasm they stimulated in the pupils. In accordance with the answers obtained through the analysis of the collected data, it can be concluded that these activities promote the interest for sciences, they allow the interdisciplinarity, foment attitudes and values of respect for the environment and they alert for the sustainability questions. The development of other activities and other materials on energy are suggested, given its importance, as well as the formation of teachers in this area. These activities enabled the students, the school and the community to participate on the application of the DESD.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:37:57Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1298porSá, Cristina Maria Mendes dos Santos da Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:01Zoai:ria.ua.pt:10773/1298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:00.500122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Energia e sustentabilidade : actividades para vários níveis no 1º CEB
title Energia e sustentabilidade : actividades para vários níveis no 1º CEB
spellingShingle Energia e sustentabilidade : actividades para vários níveis no 1º CEB
Sá, Cristina Maria Mendes dos Santos da Fonseca
Educação em ciências
Ensino das ciências da terra
Educação ambiental
Ensino básico 1º ciclo
Energia solar
title_short Energia e sustentabilidade : actividades para vários níveis no 1º CEB
title_full Energia e sustentabilidade : actividades para vários níveis no 1º CEB
title_fullStr Energia e sustentabilidade : actividades para vários níveis no 1º CEB
title_full_unstemmed Energia e sustentabilidade : actividades para vários níveis no 1º CEB
title_sort Energia e sustentabilidade : actividades para vários níveis no 1º CEB
author Sá, Cristina Maria Mendes dos Santos da Fonseca
author_facet Sá, Cristina Maria Mendes dos Santos da Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Cristina Maria Mendes dos Santos da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Ensino das ciências da terra
Educação ambiental
Ensino básico 1º ciclo
Energia solar
topic Educação em ciências
Ensino das ciências da terra
Educação ambiental
Ensino básico 1º ciclo
Energia solar
description A existência de um número significativo de turmas com mais do que um ano de esc., as dificuldades sentidas pelos professores e a importância da educação em ciências desde cedo, são um ponto de partida para este estudo. Outro é o apelo a situação das condições de vida na Terra, a sua relação com a intervenção humana e a energia. Desenvolveu-se uma investigação-acção, numa turma do I°CEB implementando-se actividades de trabalhos práticos com orientação CTS sobre energia e sustentabilidade. O trabalho dos ajunos centrou-se na realização de uma investigação utilizando o Sol como fonte de energia renovável, e numa pesquisa sobre como poupar energia. A abordagem escolhida, os materiais desenvolvidos e adaptados mostraramse adequados face a motivação, interesse e entusiasmo que despertaram nos alunos. De acordo com as respostas obtidas e da anál~se dos dados recolhidos, podese concluir que estas actividades promovem a construção de conhecimentos relativos ao tema energia, o interesse petas ciências, a interdisciplinaridade, fomentam atitudes e valores de respeito pelo ambiente e alertam para as questões de sustentabilidade. Sugere-se o desenvolvimento de outras actividades e materiais sobre energia, dada a sua importância, assim como se apela a necessidade de formação de professores nesta área. Estas actividades permitiram aos alunos, a escola e a comunidade participar na DEDS.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:37:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1298
url http://hdl.handle.net/10773/1298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449542156288