Importância da educação em ciências no 1º CEB: um estudo com pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Fernandes Monteiro dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4995
Resumo: O contributo da educação em ciências para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, a importância da sua inclusão no currículo escolar do 1º.CEB e a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade têm sido objecto de estudo de muitos investigadores. Contudo, há evidências de que muitos pais, professores e outros actores sociais não estão suficientemente conscientes dessas potencialidades e relações. Ao identificar as representações dos pais sobre aspectos que possam influenciar a inclusão da educação em ciências no currículo do 1º.CEB, pretende-se apreciar a importância que lhe atribuem. Assim, as questões de investigação que norteiam este estudo são: i) perceber de que modo as representações que os pais têm sobre a função da escola, sobre o papel da educação em ciências e sobre a sua participação na vida escolar dos filhos podem influenciar a importância que atribuem à educação em ciências no desenvolvimento das crianças; ii) compreender de que forma alguns atributos pessoais dos pais (sexo, idade, nível de instrução, profissão ligada ou não ao ensino) estão relacionados com a importância atribuída. Para a recolha de dados, optou-se pelo questionário, fazendo parte deste estudo 518 respondentes, que são pais de alunos a frequentarem o 1º.CEB do Agrupamento de Escolas de Tábua. Da análise dos resultados obtidos há que realçar as seguintes ideias: • Os pais têm representações muito favoráveis acerca da escola do 1º.CEB, da inclusão e da importância da educação em ciências neste ciclo de ensino, como também da sua participação na vida escolar dos filhos; • Contudo, são as mães, os pais mais jovens, os mais instruídos e os profissionalmente ligados ao ensino que, na generalidade, manifestam mais frequentemente essas representações favoráveis, como também mais frequentemente atribuem maior importância à sua participação e à educação em ciências na formação dos filhos. Embora este estudo tenha limitações, julga-se que será mais um contributo para uma maior consciencialização sobre a importância que a educação em ciências tem e sobre a necessidade de se iniciar o mais cedo possível.
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