Importância da educação em ciências no 1º CEB: um estudo com pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4995 |
Resumo: | O contributo da educação em ciências para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, a importância da sua inclusão no currículo escolar do 1º.CEB e a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade têm sido objecto de estudo de muitos investigadores. Contudo, há evidências de que muitos pais, professores e outros actores sociais não estão suficientemente conscientes dessas potencialidades e relações. Ao identificar as representações dos pais sobre aspectos que possam influenciar a inclusão da educação em ciências no currículo do 1º.CEB, pretende-se apreciar a importância que lhe atribuem. Assim, as questões de investigação que norteiam este estudo são: i) perceber de que modo as representações que os pais têm sobre a função da escola, sobre o papel da educação em ciências e sobre a sua participação na vida escolar dos filhos podem influenciar a importância que atribuem à educação em ciências no desenvolvimento das crianças; ii) compreender de que forma alguns atributos pessoais dos pais (sexo, idade, nível de instrução, profissão ligada ou não ao ensino) estão relacionados com a importância atribuída. Para a recolha de dados, optou-se pelo questionário, fazendo parte deste estudo 518 respondentes, que são pais de alunos a frequentarem o 1º.CEB do Agrupamento de Escolas de Tábua. Da análise dos resultados obtidos há que realçar as seguintes ideias: • Os pais têm representações muito favoráveis acerca da escola do 1º.CEB, da inclusão e da importância da educação em ciências neste ciclo de ensino, como também da sua participação na vida escolar dos filhos; • Contudo, são as mães, os pais mais jovens, os mais instruídos e os profissionalmente ligados ao ensino que, na generalidade, manifestam mais frequentemente essas representações favoráveis, como também mais frequentemente atribuem maior importância à sua participação e à educação em ciências na formação dos filhos. Embora este estudo tenha limitações, julga-se que será mais um contributo para uma maior consciencialização sobre a importância que a educação em ciências tem e sobre a necessidade de se iniciar o mais cedo possível. |
id |
RCAP_e6687b6a0ff8ac143353cafadc3cf24a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4995 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Importância da educação em ciências no 1º CEB: um estudo com paisEducação científica - Ensino básico 1º cicloO contributo da educação em ciências para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, a importância da sua inclusão no currículo escolar do 1º.CEB e a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade têm sido objecto de estudo de muitos investigadores. Contudo, há evidências de que muitos pais, professores e outros actores sociais não estão suficientemente conscientes dessas potencialidades e relações. Ao identificar as representações dos pais sobre aspectos que possam influenciar a inclusão da educação em ciências no currículo do 1º.CEB, pretende-se apreciar a importância que lhe atribuem. Assim, as questões de investigação que norteiam este estudo são: i) perceber de que modo as representações que os pais têm sobre a função da escola, sobre o papel da educação em ciências e sobre a sua participação na vida escolar dos filhos podem influenciar a importância que atribuem à educação em ciências no desenvolvimento das crianças; ii) compreender de que forma alguns atributos pessoais dos pais (sexo, idade, nível de instrução, profissão ligada ou não ao ensino) estão relacionados com a importância atribuída. Para a recolha de dados, optou-se pelo questionário, fazendo parte deste estudo 518 respondentes, que são pais de alunos a frequentarem o 1º.CEB do Agrupamento de Escolas de Tábua. Da análise dos resultados obtidos há que realçar as seguintes ideias: • Os pais têm representações muito favoráveis acerca da escola do 1º.CEB, da inclusão e da importância da educação em ciências neste ciclo de ensino, como também da sua participação na vida escolar dos filhos; • Contudo, são as mães, os pais mais jovens, os mais instruídos e os profissionalmente ligados ao ensino que, na generalidade, manifestam mais frequentemente essas representações favoráveis, como também mais frequentemente atribuem maior importância à sua participação e à educação em ciências na formação dos filhos. Embora este estudo tenha limitações, julga-se que será mais um contributo para uma maior consciencialização sobre a importância que a educação em ciências tem e sobre a necessidade de se iniciar o mais cedo possível.The contribute of science education to the personal and social development of children, the importance of including it in school curriculum from early age, and STS (Science-Technology-Society) interaction have been studied by several researchers. However, there are evidences that some parents, teachers and other social actors are not enough aware of such ideas. So, the two main aims of this study are: i) to perceive the way how parents’ representations about school, about science education and about their participation in children’s school life might influence the level of importance they give to science education concerning children development; ii) to understand how such level of importance might be conditioned by several parents attributes (sex, age, level of education, profession related not to teaching). 518 parents of children attending the first level of elementary education in the school circle of Tábua were asked to answer a questionnaire on the subject. The following could be taken from this study: • Most parents consider that science education in this level would be very important for the children. Their participation in school life is considered relevant. • However, those who believed that inclusion to be more important were the mothers, younger parents, families with better level of education and with professions related to teaching. They also give more importance to their participation in their children’s school life and science education, concerning children development. Although this study may not be truly representative of the population as a whole, it can be a contribute to a growing awareness of the importance of science education at an early age.Universidade de Aveiro2012-01-02T15:31:00Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4995porSantos, José Fernandes Monteiro dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:06:17Zoai:ria.ua.pt:10773/4995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:51.168818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância da educação em ciências no 1º CEB: um estudo com pais |
title |
Importância da educação em ciências no 1º CEB: um estudo com pais |
spellingShingle |
Importância da educação em ciências no 1º CEB: um estudo com pais Santos, José Fernandes Monteiro dos Educação científica - Ensino básico 1º ciclo |
title_short |
Importância da educação em ciências no 1º CEB: um estudo com pais |
title_full |
Importância da educação em ciências no 1º CEB: um estudo com pais |
title_fullStr |
Importância da educação em ciências no 1º CEB: um estudo com pais |
title_full_unstemmed |
Importância da educação em ciências no 1º CEB: um estudo com pais |
title_sort |
Importância da educação em ciências no 1º CEB: um estudo com pais |
author |
Santos, José Fernandes Monteiro dos |
author_facet |
Santos, José Fernandes Monteiro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Fernandes Monteiro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica - Ensino básico 1º ciclo |
topic |
Educação científica - Ensino básico 1º ciclo |
description |
O contributo da educação em ciências para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, a importância da sua inclusão no currículo escolar do 1º.CEB e a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade têm sido objecto de estudo de muitos investigadores. Contudo, há evidências de que muitos pais, professores e outros actores sociais não estão suficientemente conscientes dessas potencialidades e relações. Ao identificar as representações dos pais sobre aspectos que possam influenciar a inclusão da educação em ciências no currículo do 1º.CEB, pretende-se apreciar a importância que lhe atribuem. Assim, as questões de investigação que norteiam este estudo são: i) perceber de que modo as representações que os pais têm sobre a função da escola, sobre o papel da educação em ciências e sobre a sua participação na vida escolar dos filhos podem influenciar a importância que atribuem à educação em ciências no desenvolvimento das crianças; ii) compreender de que forma alguns atributos pessoais dos pais (sexo, idade, nível de instrução, profissão ligada ou não ao ensino) estão relacionados com a importância atribuída. Para a recolha de dados, optou-se pelo questionário, fazendo parte deste estudo 518 respondentes, que são pais de alunos a frequentarem o 1º.CEB do Agrupamento de Escolas de Tábua. Da análise dos resultados obtidos há que realçar as seguintes ideias: • Os pais têm representações muito favoráveis acerca da escola do 1º.CEB, da inclusão e da importância da educação em ciências neste ciclo de ensino, como também da sua participação na vida escolar dos filhos; • Contudo, são as mães, os pais mais jovens, os mais instruídos e os profissionalmente ligados ao ensino que, na generalidade, manifestam mais frequentemente essas representações favoráveis, como também mais frequentemente atribuem maior importância à sua participação e à educação em ciências na formação dos filhos. Embora este estudo tenha limitações, julga-se que será mais um contributo para uma maior consciencialização sobre a importância que a educação em ciências tem e sobre a necessidade de se iniciar o mais cedo possível. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005 2012-01-02T15:31:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4995 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137477054693376 |