Modelação da operação subtração envolvendo vários significados: um estudo no 2º ano do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diana Patrícia Pereira dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29481
Resumo: A compreensão dos vários significados da subtração bem como da sua modelação revelam-se fundamentais para o desenvolvimento do sentido do número. No entanto, a escola insiste no significado de retirar e na introdução precoce do algoritmo convencional da subtração sem que seja devidamente explorado. Esta situação leva a que os alunos revelem várias dificuldades em lidar com situações que envolvam aquela operação, começando, desde logo, por uma deficiente leitura e interpretação dos enunciados que se lhes apresentam. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo que persegue, como principal finalidade, compreender a influência de uma abordagem didática que explora várias etapas da modelação da subtração evidenciando diversos significados da mesma e tirando partido de materiais manipuláveis, numa mais sólida compreensão daquela operação e no desenvolvimento da capacidade de resolução de tarefas que a envolvam. E avaliar qual o papel dos materiais manipuláveis nesse processo. Este estudo envolveu quatro alunos do 2.º ano de escolaridade tendo sido utilizada a observação, a inquirição e a compilação documental como técnicas de recolha de dados. Os resultados obtidos, a partir da análise categorial de conteúdo dos dados recolhidos, permitiram concluir que a experiência vivenciada pelos alunos constitui-se um potencial contributo para uma modelação compreensiva da operação subtração nos seus vários significados e para uma maior capacidade de resolver tarefas que a envolvam. E que o material manipulável é usado, essencialmente para definir processos de resolução e confirmar resultados.
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