O Direito da Participação das Crianças, em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Bárbara Joana Cabral de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2302
Resumo: O relatório apresentado é o resultado do trabalho desenvolvido pela aluna da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti na valência de Educação Pré-Escolar, com um grupo na faixa etária dos três anos e na valência do 1º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma do 3º ano de Escolaridade, pertencentes à mesma Instituição. Estas experiências são extremamente importantes na formação de qualquer estudante, uma vez que possibilitam constantes descobertas de competências fundamentais à sua profissionalização. Este mesmo relatório alia a teoria à prática desenvolvida durante ambos os estágios, sendo que a prática profissional em Educação Pré-Escolar ocorreu de fevereiro a junho de 2015 e no 1º Ciclo do Ensino Básico de setembro de 2015 a janeiro de 2016. Os Direitos da Criança, concretamente o Direito à Participação, são cada vez mais, um tema de grande interesse, sendo que em Portugal, a 21 de Setembro de 1990, a ratificação da Convenção sobre os Direitos da Criança, tornou o nosso país um dos mais avançados no que diz respeito ao reconhecimento dos mesmos. A partir desta investigação, de caráter qualitativo, pretende-se analisar os Direitos de Participação das Crianças em contexto Pré-Escolar e em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando compreender de que forma podem as Crianças exercer efetivamente o seu Direito à Participação. Deste modo, serão apresentados e interpretados os resultados obtidos, através da análise das entrevistas à Educadora Cooperante, ao grupo dos 3 anos do Ensino Pré-Escolar, à Professora Cooperante e à turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, como forma de resposta ao problema de investigação presente neste relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Este processo de investigação tem como principal objetivo responder à pergunta de partida: Em que medida a Escola promove Direito à Participação das Crianças?
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