Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Carla Filipa Jacob
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4650
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 30 de janeiro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_170c454fb6606b178c0ec1dcb8f374bb
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoBiblioteca EscolarEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)LeituraPrática EducativaLearningLibraryReadingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 30 de janeiro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O presente Relatório de Estágio é fruto de todo o trabalho concretizado em contexto de estágio pedagógico, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, inseridas no plano curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, oferecido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores. Este documento aborda, em particular, a área da leitura em contexto pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básico, começando por uma fundamentação teórica e passando ao relato, análise e reflexão de experiências e estratégias implementadas durante os dois estágios pedagógicos. Ao longo do trabalho o intuito foi o de explorar a importância da leitura, juntamente com o papel da motivação e da diversificação de estratégias, como fatores que influenciam o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças, essenciais para a sua formação enquanto cidadãos ativos. Neste sentido, o principal objetivo deste relatório de estágio é analisar a forma como foram promovidas diversas estratégias de abordagem e ensino da leitura, tentando perceber o papel do educador/professor nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da leitura, tendo em consideração quer as características gerais do grupo, quer as características específicas de cada aluno. Os resultados do trabalho focam-se principalmente nas estratégias de motivação para a leitura implementadas, para a promoção de utilização de espaços especialmente orientadas para este domínio, e para a criação de momentos individuais e coletivos de leitura. Como principais conclusões referimos que a diversificação de estratégias, tendo em conta o interesse e as necessidades das crianças, e a utilização da Biblioteca da sala e da Biblioteca Escolar são uma mais-valia para a aprendizagem da leitura. Isto, levou ao aumento da frequência destes espaços e ao interesse pelas atividades implementadas.ABSTRACT: The present Academic Internship is the result of all the work conceived on teaching context, inserted in the curricular plan of the Master degree in Pre-School Education and Elementary School, provided by the Faculty of Social and Human Sciences, Education Department on University of the Azores. This document discusses, in particular, the reading area in pre-school context and elementary school through a theoretical foundation and passing on to reporting, analysis and reflection of experiences and strategies implemented during the two teaching stages. Throughout the work the intention was to explore the importance of reading along with the role of motivation and the diversification of strategies, as factors that influence the development of reading skills in children, essential for their training as active citizens. The main purpose of this report is to promote diverse strategies of approach connected to reading, so that the educator/teacher can improve and motivate learning for reading, according to the group and children specificities. The results focus of this work are focused on implemented reading motivation strategies, promoting the use of spaces, specially oriented to this domain an creating individual and collective moments of reading. The main conclusions focus on the diversification of strategies, regarding the needs and interests of the children, and also the use of the classroom library and school library as important manner in reading learning. This has led to an increase in the frequency of these spaces and the interest in the implemented activities.Santos, Ana IsabelRepositório da Universidade dos AçoresMachado, Carla Filipa Jacob2018-04-23T11:38:07Z2018-01-302018-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4650201903172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:54Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:01.176090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Machado, Carla Filipa Jacob
Biblioteca Escolar
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Prática Educativa
Learning
Library
Reading
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Machado, Carla Filipa Jacob
author_facet Machado, Carla Filipa Jacob
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Carla Filipa Jacob
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Escolar
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Prática Educativa
Learning
Library
Reading
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Biblioteca Escolar
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Prática Educativa
Learning
Library
Reading
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 30 de janeiro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-23T11:38:07Z
2018-01-30
2018-01-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4650
201903172
url http://hdl.handle.net/10400.3/4650
identifier_str_mv 201903172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130725592596480