A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12329 |
Resumo: | Deve-se, precocemente, proporcionar o contacto com diferentes recursos de leitura e de qualidade literária. O contacto com a literatura não promove apenas a aprendizagem da leitura, há outras aprendizagens e estruturas mentais que também se desenvolvem. Neste sentido, atualmente as Bibliotecas Escolares desempenham um papel fundamental na promoção da leitura, sendo este o foco do presente estudo. O processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, assenta num conjunto de elementos e procedimentos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a diferentes atores, nomeadamente aos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), mais concretamente aos alunos do terceiro e quarto anos, conforme sugere o MABE (Portugal, 2018, p.57). O estudo apresentado nesta dissertação focaliza-se na análise das questões que remetem, mais diretamente, para a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores no 1.º CEB. Assim, procede-se à análise dos valores obtidos nos dois períodos temporais examinados – 2015/2017 – em quatro distritos do território nacional. Tratando-se de um estudo sobretudo de natureza quantitativa, procura-se também explorar algumas hipóteses e desenhar algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar na formação de leitores nos primeiros anos de ensino. |
id |
RCAP_96e71ee8be8bcaeec064f5b27513f566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12329 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básicoBibliotecas escolaresLeituraLiteratura infantil1º cicloEnsino básicoModelo de avaliação das bibliotecas escolaresSchool libraryReadingEarly childhood readingPrimary schoolEvaluation model of the school libraryODS::04:Educação de QualidadeDeve-se, precocemente, proporcionar o contacto com diferentes recursos de leitura e de qualidade literária. O contacto com a literatura não promove apenas a aprendizagem da leitura, há outras aprendizagens e estruturas mentais que também se desenvolvem. Neste sentido, atualmente as Bibliotecas Escolares desempenham um papel fundamental na promoção da leitura, sendo este o foco do presente estudo. O processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, assenta num conjunto de elementos e procedimentos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a diferentes atores, nomeadamente aos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), mais concretamente aos alunos do terceiro e quarto anos, conforme sugere o MABE (Portugal, 2018, p.57). O estudo apresentado nesta dissertação focaliza-se na análise das questões que remetem, mais diretamente, para a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores no 1.º CEB. Assim, procede-se à análise dos valores obtidos nos dois períodos temporais examinados – 2015/2017 – em quatro distritos do território nacional. Tratando-se de um estudo sobretudo de natureza quantitativa, procura-se também explorar algumas hipóteses e desenhar algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar na formação de leitores nos primeiros anos de ensino.The contact with different reading and literary quality resources should be promoted from an early stage. The interaction with literature promotes not only the learning of reading, but also other learning and mental structures that are developed in the process. In this sense, School Libraries nowadays play a fundamental role in the promotion of reading, this being the primary focus of this study. The evaluation process of the School Libraries, developed by the [Portuguese] Office for the Network of School Libraries, is based on a set of elements and procedures, amongst which are the collecting of data through the use of questionnaires applied to different actors, namely to the Primary School students, more especially, to the third and fourth grade students. The study presented in this dissertation focus on the analysis of questions related, in a more direct way, to the importance of the School Library in the training of readers in Primary Schools. Hence, we have done an analysis focused on the values obtained on the two examined time periods – 2015 and 2017 - in four administrative districts of the Portuguese territory. Even though this study is basically a quantitative analysis, the aim is also to explore several hypothesis and draw some perspectives about the role of the School Library in the guidance of readers in the early school years.Bastos, GlóriaRepositório AbertoCoelho, Cristina Maria Lopes2022-10-13T08:26:34Z2022-09-232022-10-132022-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12329TID:203085604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:36.669606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico |
title |
A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico Coelho, Cristina Maria Lopes Bibliotecas escolares Leitura Literatura infantil 1º ciclo Ensino básico Modelo de avaliação das bibliotecas escolares School library Reading Early childhood reading Primary school Evaluation model of the school library ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full |
A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A biblioteca escolar e a formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico |
author |
Coelho, Cristina Maria Lopes |
author_facet |
Coelho, Cristina Maria Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Glória Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Cristina Maria Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares Leitura Literatura infantil 1º ciclo Ensino básico Modelo de avaliação das bibliotecas escolares School library Reading Early childhood reading Primary school Evaluation model of the school library ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Bibliotecas escolares Leitura Literatura infantil 1º ciclo Ensino básico Modelo de avaliação das bibliotecas escolares School library Reading Early childhood reading Primary school Evaluation model of the school library ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Deve-se, precocemente, proporcionar o contacto com diferentes recursos de leitura e de qualidade literária. O contacto com a literatura não promove apenas a aprendizagem da leitura, há outras aprendizagens e estruturas mentais que também se desenvolvem. Neste sentido, atualmente as Bibliotecas Escolares desempenham um papel fundamental na promoção da leitura, sendo este o foco do presente estudo. O processo de avaliação das Bibliotecas Escolares, desenvolvido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, assenta num conjunto de elementos e procedimentos, entre os quais a recolha de dados através de questionários aplicados a diferentes atores, nomeadamente aos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), mais concretamente aos alunos do terceiro e quarto anos, conforme sugere o MABE (Portugal, 2018, p.57). O estudo apresentado nesta dissertação focaliza-se na análise das questões que remetem, mais diretamente, para a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores no 1.º CEB. Assim, procede-se à análise dos valores obtidos nos dois períodos temporais examinados – 2015/2017 – em quatro distritos do território nacional. Tratando-se de um estudo sobretudo de natureza quantitativa, procura-se também explorar algumas hipóteses e desenhar algumas perspetivas sobre o papel da Biblioteca Escolar na formação de leitores nos primeiros anos de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-13T08:26:34Z 2022-09-23 2022-10-13 2022-09-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/12329 TID:203085604 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/12329 |
identifier_str_mv |
TID:203085604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135107611623424 |