Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7º e 8º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Cristina Gonçalves Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2024
Resumo: A evolução da sociedade e das tecnologiasda informação e comunicaçãocriamnovos desafios ao sistema educativo, nomeadamente aos professores. A formação ini-cial dos professores e a formação contínua devepromover odesenvolvimento pessoal e profissional, bem como uma linha orientadora para a inovação das práticas pedagógi-cas. O uso das TIC em contexto de sala de aula,de uma forma consistentee de acordo com as orientações das metas curriculares,pode seruma fonte de motivação para os alunos. Com este projeto pretendeu-se construir uma proposta derepositório de ativi-dades em Scratch com base nas metas de aprendizagem para o 7º e 8º ano do Ensino Básico, de modo a facilitar e agilizar o trabalho dos professores e a promover a inova-ção pedagógica com o uso do Scratch. Este estudo qualitativo de natureza exploratória baseou-se, na análise dasme-tas curriculares, nos dados recolhidos em entrevistas semiestruturadasa professores do Ensino Básico e na avaliaçãode alguns repositóriosde Scratch. No sentido de avaliar uma primeira proposta do repositório, fizeram-se entrevistas semiestruturadas a pro-fessores do Ensino Básico. As nossas conclusões apontam no sentido de que este repositório poderá ser uma ajuda no trabalho dos professores e uma fonte de recursos,úteis na inovação das práticas pedagógicas, baseados nas orientações das metas. Da avaliação do repositórioresultou também que a avaliação dos alunos poderá passar pela realização de ativida-descom recursos TIC em vez de ser baseada somente em testes escritos, motivando os alunos para a aprendizagem.
id RCAP_1717e21a5028c2b71bec75de69db6812
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7º e 8º ano do ensino básicoScratchRepositórioEnsino/aprendizagemTecnologias de Informação e ComunicaçãoComunidadesA evolução da sociedade e das tecnologiasda informação e comunicaçãocriamnovos desafios ao sistema educativo, nomeadamente aos professores. A formação ini-cial dos professores e a formação contínua devepromover odesenvolvimento pessoal e profissional, bem como uma linha orientadora para a inovação das práticas pedagógi-cas. O uso das TIC em contexto de sala de aula,de uma forma consistentee de acordo com as orientações das metas curriculares,pode seruma fonte de motivação para os alunos. Com este projeto pretendeu-se construir uma proposta derepositório de ativi-dades em Scratch com base nas metas de aprendizagem para o 7º e 8º ano do Ensino Básico, de modo a facilitar e agilizar o trabalho dos professores e a promover a inova-ção pedagógica com o uso do Scratch. Este estudo qualitativo de natureza exploratória baseou-se, na análise dasme-tas curriculares, nos dados recolhidos em entrevistas semiestruturadasa professores do Ensino Básico e na avaliaçãode alguns repositóriosde Scratch. No sentido de avaliar uma primeira proposta do repositório, fizeram-se entrevistas semiestruturadas a pro-fessores do Ensino Básico. As nossas conclusões apontam no sentido de que este repositório poderá ser uma ajuda no trabalho dos professores e uma fonte de recursos,úteis na inovação das práticas pedagógicas, baseados nas orientações das metas. Da avaliação do repositórioresultou também que a avaliação dos alunos poderá passar pela realização de ativida-descom recursos TIC em vez de ser baseada somente em testes escritos, motivando os alunos para a aprendizagem.Abstract The evolution of the society and information and communicationtechnology createnew challenges to the educational system, especially for teachers and professors. The initial teacher training and continuing training puts challenges to their personal and professional development , as well as a guideline for the innovation of teaching practices.The use of TIC in the classroom in a consistent manner and in accordance with the guidelines of the curricular goals can be a source of motivation for students. This project was intended to build a repository activities in Scratch based on the learning goals for the 7th and 8th year of basic education, in order to facilitate and expedite the work of teachers and promoting innovation pedagogical with the use of Scratch. This qualitative exploratory study was based on analysis ofthe curriculum goals, the data collected in semi-structured interviews teachers of basic education and the analysis of some repositories Scratch.In order to evaluate a first proposal of the repository, they became semi-structured interviews teachers of basic education. Our conclusions point in the direction that this repository can be helpful in the work of teachers as well as resource, it can also lead to the innovation of pedagogic practice, as long as based in the curriculum guidelines. Evaluation of the repository that also resulted in the assessment of students mustpass through by performing activities with TIC resources instead of being based only on written tests, motivating students for learning.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuGomes, Cristina AzevedoRito, PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGomes, Ana Cristina Gonçalves Oliveira2014-02-12T09:21:08Z2013-092013-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2024TID:201216302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T02:30:29Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:17.719527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7º e 8º ano do ensino básico
title Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7º e 8º ano do ensino básico
spellingShingle Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7º e 8º ano do ensino básico
Gomes, Ana Cristina Gonçalves Oliveira
Scratch
Repositório
Ensino/aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação
Comunidades
title_short Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7º e 8º ano do ensino básico
title_full Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7º e 8º ano do ensino básico
title_fullStr Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7º e 8º ano do ensino básico
title_full_unstemmed Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7º e 8º ano do ensino básico
title_sort Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7º e 8º ano do ensino básico
author Gomes, Ana Cristina Gonçalves Oliveira
author_facet Gomes, Ana Cristina Gonçalves Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Cristina Azevedo
Rito, Pedro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Cristina Gonçalves Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Scratch
Repositório
Ensino/aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação
Comunidades
topic Scratch
Repositório
Ensino/aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação
Comunidades
description A evolução da sociedade e das tecnologiasda informação e comunicaçãocriamnovos desafios ao sistema educativo, nomeadamente aos professores. A formação ini-cial dos professores e a formação contínua devepromover odesenvolvimento pessoal e profissional, bem como uma linha orientadora para a inovação das práticas pedagógi-cas. O uso das TIC em contexto de sala de aula,de uma forma consistentee de acordo com as orientações das metas curriculares,pode seruma fonte de motivação para os alunos. Com este projeto pretendeu-se construir uma proposta derepositório de ativi-dades em Scratch com base nas metas de aprendizagem para o 7º e 8º ano do Ensino Básico, de modo a facilitar e agilizar o trabalho dos professores e a promover a inova-ção pedagógica com o uso do Scratch. Este estudo qualitativo de natureza exploratória baseou-se, na análise dasme-tas curriculares, nos dados recolhidos em entrevistas semiestruturadasa professores do Ensino Básico e na avaliaçãode alguns repositóriosde Scratch. No sentido de avaliar uma primeira proposta do repositório, fizeram-se entrevistas semiestruturadas a pro-fessores do Ensino Básico. As nossas conclusões apontam no sentido de que este repositório poderá ser uma ajuda no trabalho dos professores e uma fonte de recursos,úteis na inovação das práticas pedagógicas, baseados nas orientações das metas. Da avaliação do repositórioresultou também que a avaliação dos alunos poderá passar pela realização de ativida-descom recursos TIC em vez de ser baseada somente em testes escritos, motivando os alunos para a aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09
2013-09-01T00:00:00Z
2014-02-12T09:21:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2024
TID:201216302
url http://hdl.handle.net/10400.19/2024
identifier_str_mv TID:201216302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130878439325696