mlSynapse : uso de m-learning no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, José Luís Sousa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1533
Resumo: A mudança de paradigma da educação e a evolução dos dispositivos móveis permitiu criar condições para o surgimento do conceito de Mobile Learning ou m-Learning. Este recorre ao uso de tecnologias móveis para melhorar a experiência de aprendizagem. O presente trabalho propõe-se demonstrar, concretizar e avaliar o valor da mobilidade na educação, através das potencialidades do m-learning no ensino superior. A demonstração é feita por via da construção de um sistema, baseado na arquitectura cliente/servidor (sobre http) optimizado para dispositivos móveis, nomeadamente PDAs Este sistema é constituído por dois módulos: MyWorkspace e FormManager. O módulo MyWorkspace disponibiliza on-line todos os recursos existentes nas áreas de trabalho de cada utilizador da plataforma de ensino colaborativo Sakai, da Universidade Fernando Pessoa (UFP), esta interligação é feita através de um Web service disponibilizado para o efeito. O FormManager possibilita ao docente construir formulários de interacção (testes ou inquéritos) para disponibilizar em contexto de sala de aula. Estes são realizados através dos dispositivos móveis, o docente obtém os resultados de forma contínua e em tempo real através do seu PDA ou Pocket PC. Após os testes do protótipo a avaliação foi efectuada por um grupo de dezanove alunos e de três docentes. Dos resultados destaca-se o módulo MyWorkspaces por ser útil ou mesmo bastante útil, uma vez que torna mais fácil o acesso aos conteúdos. A inovação e melhoria de ensino/aprendizagem bem como o facilitar e fomentar a interacção entre os intervenientes na sala de aula, são resultados inferidos da avaliação do sistema proposto. Os dois grupos (alunos e docentes) afirmam, de forma maioritária, que estariam disponíveis a utilizar o protótipo em ambientes de aprendizagem. É possível afirmar que o protótipo tem uma apreciação global positiva. Foi igualmente conduzido um estudo prévio sobre a usabilidade, portabilidade e interactividade entre os actores e o sistema, segundo a avaliação efectuada, cujos resultados são reportados. ABSTRACT: A paradigm change on education along with the evolution of mobile devices allows the creation of the Mobile Learning concept (also known as m-learning). M-learning takes advantage of mobile technologies to improve the learning experience. This work intends to demonstrate and assess the use of mobility to support the learning, in a higher education context. The demonstration is made by the development of a prototype, based on a client/server architecture (under http), optimised for mobile devices as PDAs. The proposed system is composed by two modules: MyWorkspace and FormManager. The MyWorkspace module allows on-line access to resources from works areas available for each user of the collaborative learning environment (base don Sakai technology) of the University Fernando Pessoa. This integration is made by using a Web service. The FormManager module allows a given teacher to build interaction forms (tests and quizzes) to be used in a classroom context. The interactive forms are to be used by móbile devices and the teacher gathers information in real time with its own PDA or Pocket PC. Following the prototype tests, its evaluation was conducted with a group of nineteen students and three teachers. The collected results show that the MyWorkspaces module was considered as useful or very useful as it turns resources access even more easily. Additionally, the system evaluation allows to infer that such facilities allow both the innovation and the increasing of the learning experience in classroom. Both groups (students and teachers) majority agree that they would use the prototype in another learning context. Thus the prototype as received a global positive evaluation. It was also conducted a preliminary study on usability and portability between the system actors and the system itself; the results are also briefly reported in this work.
id RCAP_175583e3b3b4cd59ca6373623bc3b5bf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling mlSynapse : uso de m-learning no ensino superiorEnsino à distânciaE-learningTecnologia educativaSistemas de comunicação móveisA mudança de paradigma da educação e a evolução dos dispositivos móveis permitiu criar condições para o surgimento do conceito de Mobile Learning ou m-Learning. Este recorre ao uso de tecnologias móveis para melhorar a experiência de aprendizagem. O presente trabalho propõe-se demonstrar, concretizar e avaliar o valor da mobilidade na educação, através das potencialidades do m-learning no ensino superior. A demonstração é feita por via da construção de um sistema, baseado na arquitectura cliente/servidor (sobre http) optimizado para dispositivos móveis, nomeadamente PDAs Este sistema é constituído por dois módulos: MyWorkspace e FormManager. O módulo MyWorkspace disponibiliza on-line todos os recursos existentes nas áreas de trabalho de cada utilizador da plataforma de ensino colaborativo Sakai, da Universidade Fernando Pessoa (UFP), esta interligação é feita através de um Web service disponibilizado para o efeito. O FormManager possibilita ao docente construir formulários de interacção (testes ou inquéritos) para disponibilizar em contexto de sala de aula. Estes são realizados através dos dispositivos móveis, o docente obtém os resultados de forma contínua e em tempo real através do seu PDA ou Pocket PC. Após os testes do protótipo a avaliação foi efectuada por um grupo de dezanove alunos e de três docentes. Dos resultados destaca-se o módulo MyWorkspaces por ser útil ou mesmo bastante útil, uma vez que torna mais fácil o acesso aos conteúdos. A inovação e melhoria de ensino/aprendizagem bem como o facilitar e fomentar a interacção entre os intervenientes na sala de aula, são resultados inferidos da avaliação do sistema proposto. Os dois grupos (alunos e docentes) afirmam, de forma maioritária, que estariam disponíveis a utilizar o protótipo em ambientes de aprendizagem. É possível afirmar que o protótipo tem uma apreciação global positiva. Foi igualmente conduzido um estudo prévio sobre a usabilidade, portabilidade e interactividade entre os actores e o sistema, segundo a avaliação efectuada, cujos resultados são reportados. ABSTRACT: A paradigm change on education along with the evolution of mobile devices allows the creation of the Mobile Learning concept (also known as m-learning). M-learning takes advantage of mobile technologies to improve the learning experience. This work intends to demonstrate and assess the use of mobility to support the learning, in a higher education context. The demonstration is made by the development of a prototype, based on a client/server architecture (under http), optimised for mobile devices as PDAs. The proposed system is composed by two modules: MyWorkspace and FormManager. The MyWorkspace module allows on-line access to resources from works areas available for each user of the collaborative learning environment (base don Sakai technology) of the University Fernando Pessoa. This integration is made by using a Web service. The FormManager module allows a given teacher to build interaction forms (tests and quizzes) to be used in a classroom context. The interactive forms are to be used by móbile devices and the teacher gathers information in real time with its own PDA or Pocket PC. Following the prototype tests, its evaluation was conducted with a group of nineteen students and three teachers. The collected results show that the MyWorkspaces module was considered as useful or very useful as it turns resources access even more easily. Additionally, the system evaluation allows to infer that such facilities allow both the innovation and the increasing of the learning experience in classroom. Both groups (students and teachers) majority agree that they would use the prototype in another learning context. Thus the prototype as received a global positive evaluation. It was also conducted a preliminary study on usability and portability between the system actors and the system itself; the results are also briefly reported in this work.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:42:45Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1533porRodrigues, José Luís Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:31Zoai:ria.ua.pt:10773/1533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:10.880146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv mlSynapse : uso de m-learning no ensino superior
title mlSynapse : uso de m-learning no ensino superior
spellingShingle mlSynapse : uso de m-learning no ensino superior
Rodrigues, José Luís Sousa
Ensino à distância
E-learning
Tecnologia educativa
Sistemas de comunicação móveis
title_short mlSynapse : uso de m-learning no ensino superior
title_full mlSynapse : uso de m-learning no ensino superior
title_fullStr mlSynapse : uso de m-learning no ensino superior
title_full_unstemmed mlSynapse : uso de m-learning no ensino superior
title_sort mlSynapse : uso de m-learning no ensino superior
author Rodrigues, José Luís Sousa
author_facet Rodrigues, José Luís Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, José Luís Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
E-learning
Tecnologia educativa
Sistemas de comunicação móveis
topic Ensino à distância
E-learning
Tecnologia educativa
Sistemas de comunicação móveis
description A mudança de paradigma da educação e a evolução dos dispositivos móveis permitiu criar condições para o surgimento do conceito de Mobile Learning ou m-Learning. Este recorre ao uso de tecnologias móveis para melhorar a experiência de aprendizagem. O presente trabalho propõe-se demonstrar, concretizar e avaliar o valor da mobilidade na educação, através das potencialidades do m-learning no ensino superior. A demonstração é feita por via da construção de um sistema, baseado na arquitectura cliente/servidor (sobre http) optimizado para dispositivos móveis, nomeadamente PDAs Este sistema é constituído por dois módulos: MyWorkspace e FormManager. O módulo MyWorkspace disponibiliza on-line todos os recursos existentes nas áreas de trabalho de cada utilizador da plataforma de ensino colaborativo Sakai, da Universidade Fernando Pessoa (UFP), esta interligação é feita através de um Web service disponibilizado para o efeito. O FormManager possibilita ao docente construir formulários de interacção (testes ou inquéritos) para disponibilizar em contexto de sala de aula. Estes são realizados através dos dispositivos móveis, o docente obtém os resultados de forma contínua e em tempo real através do seu PDA ou Pocket PC. Após os testes do protótipo a avaliação foi efectuada por um grupo de dezanove alunos e de três docentes. Dos resultados destaca-se o módulo MyWorkspaces por ser útil ou mesmo bastante útil, uma vez que torna mais fácil o acesso aos conteúdos. A inovação e melhoria de ensino/aprendizagem bem como o facilitar e fomentar a interacção entre os intervenientes na sala de aula, são resultados inferidos da avaliação do sistema proposto. Os dois grupos (alunos e docentes) afirmam, de forma maioritária, que estariam disponíveis a utilizar o protótipo em ambientes de aprendizagem. É possível afirmar que o protótipo tem uma apreciação global positiva. Foi igualmente conduzido um estudo prévio sobre a usabilidade, portabilidade e interactividade entre os actores e o sistema, segundo a avaliação efectuada, cujos resultados são reportados. ABSTRACT: A paradigm change on education along with the evolution of mobile devices allows the creation of the Mobile Learning concept (also known as m-learning). M-learning takes advantage of mobile technologies to improve the learning experience. This work intends to demonstrate and assess the use of mobility to support the learning, in a higher education context. The demonstration is made by the development of a prototype, based on a client/server architecture (under http), optimised for mobile devices as PDAs. The proposed system is composed by two modules: MyWorkspace and FormManager. The MyWorkspace module allows on-line access to resources from works areas available for each user of the collaborative learning environment (base don Sakai technology) of the University Fernando Pessoa. This integration is made by using a Web service. The FormManager module allows a given teacher to build interaction forms (tests and quizzes) to be used in a classroom context. The interactive forms are to be used by móbile devices and the teacher gathers information in real time with its own PDA or Pocket PC. Following the prototype tests, its evaluation was conducted with a group of nineteen students and three teachers. The collected results show that the MyWorkspaces module was considered as useful or very useful as it turns resources access even more easily. Additionally, the system evaluation allows to infer that such facilities allow both the innovation and the increasing of the learning experience in classroom. Both groups (students and teachers) majority agree that they would use the prototype in another learning context. Thus the prototype as received a global positive evaluation. It was also conducted a preliminary study on usability and portability between the system actors and the system itself; the results are also briefly reported in this work.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:42:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1533
url http://hdl.handle.net/10773/1533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137451489361920