Sobredotação : a Perceção dos Professores de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3789 |
Resumo: | A sobredotação é uma área, ainda, com contornos pouco delimitados, com uma grande diversidade de sujeitos, o que dificulta a abordagem da intervenção educativa a adotar com este público. No entanto, o sobredotado é um indivíduo inserido numa sociedade, influenciando e sendo por ela influenciado, necessitando de se sentir parte integrante do seu contexto. Os contextos de inserção das pessoas sobredotadas são variados abrangendo a família, a escola, passando pela comunidade em geral. Neste estudo, escolhemos analisar a perceção dos docentes de 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, acerca da sobredotação, tentado perceber o que pensam sobre eles e como adaptam as suas estratégias educativas às suas perceções e ideias acerca do desenvolvimento destas crianças. Para realizar esta pesquisa foi formulada a seguinte questão de partida: Qual a perceção que os professores do 1.° e 2.° ciclos do ensino básico possuem em relação à sobredotação? Para fundamentar a nossa investigação realizámos diversas pesquisas sobre temáticas como: a sobredotação e as suas caraterísticas, que se apresentam como diversas; a influência dos mitos sobre a sobredotação, nas estratégias relacionais e educativas adotadas pelos educadores; e a identificação e a intervenção escolar com alunos sobredotados. Esta investigação de tipo quantitativo e qualitativo assume-se como um estudo de caso, com uma amostra de conveniência, onde participaram 34 docentes de 1.º e 2.º ciclos de ensino básico. Os referidos docentes demonstraram a sua perceção quanto aos sobredotados, através do inquérito por questionário, o instrumento escolhido para recolha de dados de caráter quantitativo e qualitativo. Dos resultados, importa ressaltar que ainda existem questões acerca da sobredotação que levantam dúvidas aos docentes, tais como o ajustamento socio-emocional ou as caraterísticas que o sobredotado pode apresentar. Reconhece-se que para haver uma correta intervenção neste campo é essencial conhecer mais acerca da sobredotação, daí ser admitida a necessidade de haver mais formação dos docentes nesta área, continuando a aplicar uma pedagogia diferenciada na sala de aula, tão importante a todos os alunos e ao seu bom desenvolvimento psicoeducativo. |
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Sobredotação : a Perceção dos Professores de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Henrique SommerInclusãoDiferenciação PedagógicaIntervenção PsicopedagógicaPerceçãoSobredotaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA sobredotação é uma área, ainda, com contornos pouco delimitados, com uma grande diversidade de sujeitos, o que dificulta a abordagem da intervenção educativa a adotar com este público. No entanto, o sobredotado é um indivíduo inserido numa sociedade, influenciando e sendo por ela influenciado, necessitando de se sentir parte integrante do seu contexto. Os contextos de inserção das pessoas sobredotadas são variados abrangendo a família, a escola, passando pela comunidade em geral. Neste estudo, escolhemos analisar a perceção dos docentes de 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, acerca da sobredotação, tentado perceber o que pensam sobre eles e como adaptam as suas estratégias educativas às suas perceções e ideias acerca do desenvolvimento destas crianças. Para realizar esta pesquisa foi formulada a seguinte questão de partida: Qual a perceção que os professores do 1.° e 2.° ciclos do ensino básico possuem em relação à sobredotação? Para fundamentar a nossa investigação realizámos diversas pesquisas sobre temáticas como: a sobredotação e as suas caraterísticas, que se apresentam como diversas; a influência dos mitos sobre a sobredotação, nas estratégias relacionais e educativas adotadas pelos educadores; e a identificação e a intervenção escolar com alunos sobredotados. Esta investigação de tipo quantitativo e qualitativo assume-se como um estudo de caso, com uma amostra de conveniência, onde participaram 34 docentes de 1.º e 2.º ciclos de ensino básico. Os referidos docentes demonstraram a sua perceção quanto aos sobredotados, através do inquérito por questionário, o instrumento escolhido para recolha de dados de caráter quantitativo e qualitativo. Dos resultados, importa ressaltar que ainda existem questões acerca da sobredotação que levantam dúvidas aos docentes, tais como o ajustamento socio-emocional ou as caraterísticas que o sobredotado pode apresentar. Reconhece-se que para haver uma correta intervenção neste campo é essencial conhecer mais acerca da sobredotação, daí ser admitida a necessidade de haver mais formação dos docentes nesta área, continuando a aplicar uma pedagogia diferenciada na sala de aula, tão importante a todos os alunos e ao seu bom desenvolvimento psicoeducativo.Santos, Maria João Sousa Pinto dosIC-OnlineBatalha, Daniela Ariana Lopes2019-01-30T18:26:11Z2018-11-192018-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3789TID:202162613porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:55Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:49.545142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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