O in-store marketing e o in-store branding como formas de diferenciação da farmácia comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garção, Ricardo José Rodrigues Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9924
Resumo: Este trabalho de natureza essencialmente monográfica teve como principal objectivo efectuar um levantamento das boas práticas da grande distribuição em matéria de in-store branding e in-store marketing passíveis de serem aplicadas à Farmácia Comunitária como forma de diferenciação. Paralelamente, foi realizado um inquérito a clientes de farmácia e parafarmácia numa tentativa de melhor compreender as suas preferências enquanto consumidores de ambos os espaços. Foi também conduzido um pequeno estudo com o objectivo de testar em duas farmácias a aplicabilidade dos conceitos abordados e quantificar o seu impacto. As equipas das farmácias foram envolvidas no processo e também inquiridas sobre as métricas a implementar. Considera-se que ambos os inquéritos foram profícuos na medida em que as respostas obtidas se encontram suficientemente alinhadas com as ilações retiradas da bibliografia analisada. Designadamente, conclui-se que o espaço de exposição das Farmácias é possivelmente sub-aproveitado, principalmente face às Parafarmácias, e que as equipas das farmácias recorrem sobretudo à intuição, e não a normas, na forma de colocar produtos em exposição. Relativamente ao estudo propriamente dito, apesar da modesta dimensão, considera-se que o objectivo foi conseguido na medida em que as acções levadas a cabo se traduziram em aumento de vendas dos produtos impactados.
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