Potencialidades das atividades práticas investigativas na promoção da oralidade e escrita científica de alunos do 8º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57730 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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Potencialidades das atividades práticas investigativas na promoção da oralidade e escrita científica de alunos do 8º ano de escolaridadeEducação em ciênciasAprendizagem das ciênciasEcossistemasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoVários estudos têm vindo a revelar que os alunos portugueses apresentam baixas capacidades de reflexão, argumentação e comunicação consideradas fundamentais para o desenvolvimento da sua literacia científica e o consequente exercício de uma cidadania ativa. Para obviar esta situação, torna-se necessário apostar num ensino mais centrado no aluno, com a exploração de atividades de investigação em que se privilegie o desenvolvimento de competências como a oralidade e a escrita. A investigação realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada descrita no presente relatório teve como objetivo compreender as potencialidades das atividades práticas investigativas na promoção da oralidade e da escrita científica em alunos do 8.º ano de escolaridade. Para tal, planeou-se e concretizou-se uma unidade de ensino sobre as interações entre as relações bióticas e abióticas num ecossistema, segundo o método de Ensino por Investigação de acordo com o modelo dos 5E que englobou diversas atividades, tais como práticas experimentais laboratoriais, de pesquisa e discussão, envolvendo trabalho individual e colaborativo. Em seguida procedeu-se à descrição e apreciação das aprendizagens realizadas pelos alunos, em particular o desenvolvimento da oralidade e da escrita, das dificuldades sentidas e suas opiniões acerca das atividades realizadas. Os participantes foram os 28 alunos de uma turma do 8.º ano de Ciências Naturais, numa Escola Secundária com 3.º Ciclo de Lisboa onde se realizou a intervenção. Face à problemática enunciada seguiu-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, de carácter descritivo com recurso, como procedimentos de recolha de dados, à observação participante, inquérito por questionário e análise dos documentos produzidos pelos alunos ao longo das atividades. Os resultados obtidos revelaram que as atividades práticas investigativas estimularam o interesse, o envolvimento e a motivação dos alunos, facilitando o processo das novas aprendizagens em Ciências Naturais. Tais atividades parecem ter também contribuído significativamente para o desenvolvimento de competências relacionadas com a argumentação escrita e oral, tendo em consideração todo o trabalho desenvolvido até à concretização do póster científico, bem como a autoavaliação feita pelos alunos. As respostas dadas pelos alunos refletiram ainda dificuldades relativas à gestão de tempo, nomeadamente no que se refere à execução das tarefas. Neste sentido, parece que este tipo de abordagem de caráter investigativo, onde se promove a literacia científica, ainda não está frequentemente presente e explorada nas aulas de Ciências Naturais e um dos fatores inibidores à sua implementação poderá residir precisamente na gestão do tempo das tarefas.Several studies have revealed that Portuguese students have low reflection, argumentation, and communication skills, that are considered essential for the development of their scientific literacy and consequently an active citizenship. To overcome this situation, it is necessary to focus on a more student-centred teaching, giving priority to research activities and increasing the development of skills once orality and writing are privileged. The investigation was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice, as it is described in this report, and it aimed the understanding of research activities potential, in promoting orality and scientific writing in the 8th grade students. So, it was planned and implemented a teaching unity, that gave a special attention to the interactions between biotic and abiotic relationships in an ecosystem. According to the Investigation Teaching method to the 5E model, which included several activities, such as experimental laboratory practices., research, debate, individual and group work, it went on with description and appreciation of the students learning, particularly to orality and writing development, the main difficulties they found out and their opinions about carried out activities. The participants were twenty-eight students of the eighth grade of Natural Science class, from a Lisbon Secondary School with third Cycle. The main problems were concerned to analysing research resources and procedures, data, documents, surveying students throughout, observing activities, and the resources used to research activities. The results revealed that practical and investigative practices appealed the students' interest, involvement, and motivation, easing the process of the new acknowledgement in Natural Sciences. It seemed that such activities, got a significant evaluation about the development of written and oral argumentation skills, as well as the students' orality throughout the developed work up to evaluation of the scientific poster. The students’ answers also reflect they had some difficulties in time management. However, they mention no difficulty as far as tasks are involved. In this way, it seems that this type of investigative approach, where the scientific literature is found, is not yet frequently present and explored in Natural Science classes and one of the inhibiting factors to its implementation may lie precisely in the tasks time management.Chagas, Isabel, 1952-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Vera Lúcia Figueiredo da Silva de2023-05-31T14:19:04Z2022-11-282022-10-102022-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:16.014375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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