O ensino de economia com recurso a notícias digitais numa turma do 11º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57404 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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O ensino de economia com recurso a notícias digitais numa turma do 11º ano de escolaridadeEconomia - Estudo e ensinoAprendizagemTecnologias digitaisMotivaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA realidade atual, tem exigido do professor tornar o processo de ensinoaprendizagem mais participativo. Assim, partindo deste pressuposto, pretendemos investigar no decurso da Prática de Ensino Supervisionada (RPES) do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, de que forma as Notícias Digitais (ND), se tornam fatores motivadores e facilitadores da aprendizagem, nomeadamente de conceitos complexos do domínio da Economia. O trabalho realizado decorreu numa turma do 11.º ano da Escola Secundária São João do Estoril, Cascais. A prática de ensino supervisionada (PES) na disciplina de Economia A incidiu sobre as seguintes unidades didáticas: A Intervenção do Estado na Economia; Preços e Mercados e A Economia Portuguesa no Contexto da União Europeia. Sempre que oportuno, os alunos foram confrontados com notícias relacionadas com as temáticas em estudo. No decurso das aulas, as ND estiveram sempre presentes, umas vezes como introdução dos temas a abordar, outras vezes como exemplo das matérias que estavam em estudo e outras vezes com o intuito de despertar nos alunos o diálogo indutivo, procurando, desta forma, o aprofundamento dos temas e mesmo o sequenciar as matérias em análise. A utilização recorrente das ND teve ainda como objetivo fundamental proporcionar aos alunos o estabelecimento pragmático das matérias em análise com a realidade quotidiana presente ou até mesmo evocando situações passadas vivenciadas no nosso país ou no estrangeiro e através das mesmas proporcionar aos alunos conhecimento de situações concretas da aplicabilidade dos conteúdos estudados. A recolha de dados foi realizada através do diário de campo, de uma grelha de observação de atitudes e comportamentos e finalizou com um questionário realizado aos alunos e à professora cooperante para avaliação das metodologias utilizadas. Da realização deste estudo ressalta a forma positiva como os alunos encaram o contributo das Notícias Digitais como fator de motivação e facilitador da compreensão de certos conceitos em Economia.The current state of life demands more active teaching and learning processes. Throughout this Masters in Supervised Teaching Practice in Economics and Accounting, we aimed to investigate how Digital News (DN) influence students’ motivation and make complex Economics concepts simpler to learn. This work was developed with an 11th grade class in Escola Secundária São João do Estoril, Cascais. The supervised teaching practice took place in Economics A classes, and it mainly focused on the following curricular units: State intervention in Economy; Prices and Markets; and Portuguese Economy in the European Union. In this context, every time it was considered relevant, students were exposed to digital news connected to the themes they were studying. In the course of the classes, the DN were always present, sometimes as an introduction of the themes to be addressed, sometimes as an example of the subjects that were under study and other times in order to awaken inductive dialogue in the students, thus seeking to deepen the themes and even sequence the subjects under analysis. The recurrent use of DN also had as fundamental objective to provide students with the pragmatic establishment of the subjects under analysis with the present daily reality or even evoking past situations experienced in our country or abroad, the general knowledge of the students and through them to provide students with knowledge of concrete situations of the applicability of the contents studied and the way in which the theory applies to practice. Data was collected in a field journal, a behaviour observation chart and a questionnaire about the pedagogical methodologies used. The students considered the use of Digital News motivating and effective when it came to understand specific concepts of economics.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaAntunes, João Paulo Monteiro2023-05-10T13:49:26Z2022-07-082022-06-142022-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:49.923332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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