Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Alexandra Pires de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1714
Resumo: No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar, foi delineado e implementado o projeto “Contar histórias com imagens: um estudo de caso no pré-escolar”. O projeto desenvolvido insere-se no domínio da Linguagem Oral e da Abordagem à Escrita e nasce da convergência de diversas motivações e interesses, nomeadamente, o gosto pela ilustração e o interesse pela literatura infantil. Tornou-se importante compreender de que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem e de que modo o adulto pode ajudar a criança a evoluir nessa construção. Para tal, fez-se um estudo teórico a respeito da literatura infantil com o objetivo de analisar a importância das ilustrações para o livro infantil, a forma como as crianças constroem narrativas, a relação entre as linguagens verbal e visual e o modo como as ilustrações podem beneficiar as histórias contadas pelas crianças. Neste enquadramento teórico justifica-se o presente estudo que teve como questões de investigação i) De que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem? e ii) De que forma o scaffolding verbal contribui na coerência estrutural da narrativa? Implementou-se um percurso pedagógico com um grupo de 21 crianças com quatro anos de idade num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, num design de estudo de caso, usando como técnicas de recolha de dados, observação participante, entrevistas, questionários, gravação vídeo e áudio das sessões e um teste diagnóstico. Os resultados obtidos permitiram compreender que não existe uma forma exata para as crianças construírem narrativas coerentes, mas com o apoio que o adulto vai fornecendo com as suas questões orientadoras, as narrativas das crianças vão evoluindo, tornando-se mais claras e construtivas.
id RCAP_17d394b2b3546daecfb6b11255f9023c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1714
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolarEducação pré-escolarCriançaNarrativaIlustraçãoScaffolding verbalAdultoPreschool educationChildNarrativeGraphicVerbal scaffoldingAdultNo âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar, foi delineado e implementado o projeto “Contar histórias com imagens: um estudo de caso no pré-escolar”. O projeto desenvolvido insere-se no domínio da Linguagem Oral e da Abordagem à Escrita e nasce da convergência de diversas motivações e interesses, nomeadamente, o gosto pela ilustração e o interesse pela literatura infantil. Tornou-se importante compreender de que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem e de que modo o adulto pode ajudar a criança a evoluir nessa construção. Para tal, fez-se um estudo teórico a respeito da literatura infantil com o objetivo de analisar a importância das ilustrações para o livro infantil, a forma como as crianças constroem narrativas, a relação entre as linguagens verbal e visual e o modo como as ilustrações podem beneficiar as histórias contadas pelas crianças. Neste enquadramento teórico justifica-se o presente estudo que teve como questões de investigação i) De que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem? e ii) De que forma o scaffolding verbal contribui na coerência estrutural da narrativa? Implementou-se um percurso pedagógico com um grupo de 21 crianças com quatro anos de idade num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, num design de estudo de caso, usando como técnicas de recolha de dados, observação participante, entrevistas, questionários, gravação vídeo e áudio das sessões e um teste diagnóstico. Os resultados obtidos permitiram compreender que não existe uma forma exata para as crianças construírem narrativas coerentes, mas com o apoio que o adulto vai fornecendo com as suas questões orientadoras, as narrativas das crianças vão evoluindo, tornando-se mais claras e construtivas.Within the course Supervised Teaching Practice II inserted Masters in Preschool Education was designed and implemented the project "Storytelling with images: a case study in preschool." Its project falls within the field of Oral Language and Approach to Writing and born from the convergence of different motivations and interests, including a love for illustration and interest in children's literature. It has become important to understand how children in preschool build a narrative from the picture book and how the adult can help the child develop this construction. To this end, we carried out a theoretical study about children's literature in order to analyze the importance of illustrations for children's book, how children construct narratives, the relationship between verbal and visual languages and how the graphics can benefit from the stories told by children. In this theoretical framework itself justifies the present study was to research questions i) how children in preschool build a narrative from the picture book? and ii) how verbal scaffolding contributes to the structural coherence of the narrative?. Implemented a pedagogical journey with a group of 21 children with four years in a kindergarten in the municipality of Viana do Castelo. For this study we chose a methodology of qualitative research, a design case study, using techniques such as data collection, participant observation, interviews, questionnaires, audio and video recording of the sessions and a diagnostic test. The results allowed us to understand that there is no exact way for children to build coherent narratives, but with the support that the adult will provide with their guiding questions, narratives of the children evolve, becoming more clear and constructive.2016-12-30T13:03:00Z2014-07-31T00:00:00Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1714TID:201508613porOliveira, Patrícia Alexandra Pires deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:24Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:12.656939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar
title Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar
spellingShingle Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar
Oliveira, Patrícia Alexandra Pires de
Educação pré-escolar
Criança
Narrativa
Ilustração
Scaffolding verbal
Adulto
Preschool education
Child
Narrative
Graphic
Verbal scaffolding
Adult
title_short Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar
title_full Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar
title_fullStr Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar
title_full_unstemmed Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar
title_sort Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar
author Oliveira, Patrícia Alexandra Pires de
author_facet Oliveira, Patrícia Alexandra Pires de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Alexandra Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Criança
Narrativa
Ilustração
Scaffolding verbal
Adulto
Preschool education
Child
Narrative
Graphic
Verbal scaffolding
Adult
topic Educação pré-escolar
Criança
Narrativa
Ilustração
Scaffolding verbal
Adulto
Preschool education
Child
Narrative
Graphic
Verbal scaffolding
Adult
description No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar, foi delineado e implementado o projeto “Contar histórias com imagens: um estudo de caso no pré-escolar”. O projeto desenvolvido insere-se no domínio da Linguagem Oral e da Abordagem à Escrita e nasce da convergência de diversas motivações e interesses, nomeadamente, o gosto pela ilustração e o interesse pela literatura infantil. Tornou-se importante compreender de que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem e de que modo o adulto pode ajudar a criança a evoluir nessa construção. Para tal, fez-se um estudo teórico a respeito da literatura infantil com o objetivo de analisar a importância das ilustrações para o livro infantil, a forma como as crianças constroem narrativas, a relação entre as linguagens verbal e visual e o modo como as ilustrações podem beneficiar as histórias contadas pelas crianças. Neste enquadramento teórico justifica-se o presente estudo que teve como questões de investigação i) De que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem? e ii) De que forma o scaffolding verbal contribui na coerência estrutural da narrativa? Implementou-se um percurso pedagógico com um grupo de 21 crianças com quatro anos de idade num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, num design de estudo de caso, usando como técnicas de recolha de dados, observação participante, entrevistas, questionários, gravação vídeo e áudio das sessões e um teste diagnóstico. Os resultados obtidos permitiram compreender que não existe uma forma exata para as crianças construírem narrativas coerentes, mas com o apoio que o adulto vai fornecendo com as suas questões orientadoras, as narrativas das crianças vão evoluindo, tornando-se mais claras e construtivas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31T00:00:00Z
2014-07-31
2016-12-30T13:03:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1714
TID:201508613
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1714
identifier_str_mv TID:201508613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131517794910208