Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1714 |
Resumo: | No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar, foi delineado e implementado o projeto “Contar histórias com imagens: um estudo de caso no pré-escolar”. O projeto desenvolvido insere-se no domínio da Linguagem Oral e da Abordagem à Escrita e nasce da convergência de diversas motivações e interesses, nomeadamente, o gosto pela ilustração e o interesse pela literatura infantil. Tornou-se importante compreender de que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem e de que modo o adulto pode ajudar a criança a evoluir nessa construção. Para tal, fez-se um estudo teórico a respeito da literatura infantil com o objetivo de analisar a importância das ilustrações para o livro infantil, a forma como as crianças constroem narrativas, a relação entre as linguagens verbal e visual e o modo como as ilustrações podem beneficiar as histórias contadas pelas crianças. Neste enquadramento teórico justifica-se o presente estudo que teve como questões de investigação i) De que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem? e ii) De que forma o scaffolding verbal contribui na coerência estrutural da narrativa? Implementou-se um percurso pedagógico com um grupo de 21 crianças com quatro anos de idade num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, num design de estudo de caso, usando como técnicas de recolha de dados, observação participante, entrevistas, questionários, gravação vídeo e áudio das sessões e um teste diagnóstico. Os resultados obtidos permitiram compreender que não existe uma forma exata para as crianças construírem narrativas coerentes, mas com o apoio que o adulto vai fornecendo com as suas questões orientadoras, as narrativas das crianças vão evoluindo, tornando-se mais claras e construtivas. |
id |
RCAP_17d394b2b3546daecfb6b11255f9023c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1714 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolarEducação pré-escolarCriançaNarrativaIlustraçãoScaffolding verbalAdultoPreschool educationChildNarrativeGraphicVerbal scaffoldingAdultNo âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar, foi delineado e implementado o projeto “Contar histórias com imagens: um estudo de caso no pré-escolar”. O projeto desenvolvido insere-se no domínio da Linguagem Oral e da Abordagem à Escrita e nasce da convergência de diversas motivações e interesses, nomeadamente, o gosto pela ilustração e o interesse pela literatura infantil. Tornou-se importante compreender de que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem e de que modo o adulto pode ajudar a criança a evoluir nessa construção. Para tal, fez-se um estudo teórico a respeito da literatura infantil com o objetivo de analisar a importância das ilustrações para o livro infantil, a forma como as crianças constroem narrativas, a relação entre as linguagens verbal e visual e o modo como as ilustrações podem beneficiar as histórias contadas pelas crianças. Neste enquadramento teórico justifica-se o presente estudo que teve como questões de investigação i) De que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem? e ii) De que forma o scaffolding verbal contribui na coerência estrutural da narrativa? Implementou-se um percurso pedagógico com um grupo de 21 crianças com quatro anos de idade num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, num design de estudo de caso, usando como técnicas de recolha de dados, observação participante, entrevistas, questionários, gravação vídeo e áudio das sessões e um teste diagnóstico. Os resultados obtidos permitiram compreender que não existe uma forma exata para as crianças construírem narrativas coerentes, mas com o apoio que o adulto vai fornecendo com as suas questões orientadoras, as narrativas das crianças vão evoluindo, tornando-se mais claras e construtivas.Within the course Supervised Teaching Practice II inserted Masters in Preschool Education was designed and implemented the project "Storytelling with images: a case study in preschool." Its project falls within the field of Oral Language and Approach to Writing and born from the convergence of different motivations and interests, including a love for illustration and interest in children's literature. It has become important to understand how children in preschool build a narrative from the picture book and how the adult can help the child develop this construction. To this end, we carried out a theoretical study about children's literature in order to analyze the importance of illustrations for children's book, how children construct narratives, the relationship between verbal and visual languages and how the graphics can benefit from the stories told by children. In this theoretical framework itself justifies the present study was to research questions i) how children in preschool build a narrative from the picture book? and ii) how verbal scaffolding contributes to the structural coherence of the narrative?. Implemented a pedagogical journey with a group of 21 children with four years in a kindergarten in the municipality of Viana do Castelo. For this study we chose a methodology of qualitative research, a design case study, using techniques such as data collection, participant observation, interviews, questionnaires, audio and video recording of the sessions and a diagnostic test. The results allowed us to understand that there is no exact way for children to build coherent narratives, but with the support that the adult will provide with their guiding questions, narratives of the children evolve, becoming more clear and constructive.2016-12-30T13:03:00Z2014-07-31T00:00:00Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1714TID:201508613porOliveira, Patrícia Alexandra Pires deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:24Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:12.656939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar |
title |
Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar |
spellingShingle |
Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar Oliveira, Patrícia Alexandra Pires de Educação pré-escolar Criança Narrativa Ilustração Scaffolding verbal Adulto Preschool education Child Narrative Graphic Verbal scaffolding Adult |
title_short |
Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar |
title_full |
Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar |
title_fullStr |
Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar |
title_sort |
Contar histórias com imagens : um estudo de caso no pré-escolar |
author |
Oliveira, Patrícia Alexandra Pires de |
author_facet |
Oliveira, Patrícia Alexandra Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Patrícia Alexandra Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Criança Narrativa Ilustração Scaffolding verbal Adulto Preschool education Child Narrative Graphic Verbal scaffolding Adult |
topic |
Educação pré-escolar Criança Narrativa Ilustração Scaffolding verbal Adulto Preschool education Child Narrative Graphic Verbal scaffolding Adult |
description |
No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar, foi delineado e implementado o projeto “Contar histórias com imagens: um estudo de caso no pré-escolar”. O projeto desenvolvido insere-se no domínio da Linguagem Oral e da Abordagem à Escrita e nasce da convergência de diversas motivações e interesses, nomeadamente, o gosto pela ilustração e o interesse pela literatura infantil. Tornou-se importante compreender de que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem e de que modo o adulto pode ajudar a criança a evoluir nessa construção. Para tal, fez-se um estudo teórico a respeito da literatura infantil com o objetivo de analisar a importância das ilustrações para o livro infantil, a forma como as crianças constroem narrativas, a relação entre as linguagens verbal e visual e o modo como as ilustrações podem beneficiar as histórias contadas pelas crianças. Neste enquadramento teórico justifica-se o presente estudo que teve como questões de investigação i) De que forma as crianças em idade pré-escolar constroem a narrativa a partir do livro de imagem? e ii) De que forma o scaffolding verbal contribui na coerência estrutural da narrativa? Implementou-se um percurso pedagógico com um grupo de 21 crianças com quatro anos de idade num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, num design de estudo de caso, usando como técnicas de recolha de dados, observação participante, entrevistas, questionários, gravação vídeo e áudio das sessões e um teste diagnóstico. Os resultados obtidos permitiram compreender que não existe uma forma exata para as crianças construírem narrativas coerentes, mas com o apoio que o adulto vai fornecendo com as suas questões orientadoras, as narrativas das crianças vão evoluindo, tornando-se mais claras e construtivas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31T00:00:00Z 2014-07-31 2016-12-30T13:03:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1714 TID:201508613 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1714 |
identifier_str_mv |
TID:201508613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131517794910208 |