O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031 |
Resumo: | This contribution aims to present and exemplify the interest that may have, in the teacher’s training, a methodological device borrowed from the ergonomic analysis of work: the self-confrontation interview. We present some of the considerations made by a teacher of the 6th grade of Portuguese language, on her action in the classroom. These reflections will serve to present some of the main contributions of this methodological tool for the professional development of teachers. |
id |
RCAP_17dacec93a4510bdf41715231d39446c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/4031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professorThis contribution aims to present and exemplify the interest that may have, in the teacher’s training, a methodological device borrowed from the ergonomic analysis of work: the self-confrontation interview. We present some of the considerations made by a teacher of the 6th grade of Portuguese language, on her action in the classroom. These reflections will serve to present some of the main contributions of this methodological tool for the professional development of teachers.Cette contribution vise à présenter et illustrer l’intérêt que peut avoir, dans la formation des enseignants de langue, un dispositif méthodologique emprunté à l’analyse ergonomique du travail: l’entretien d’auto-confrontation. À cette fin, nous présenterons des considérations faites par une enseignante de 6ème, enseignant le portugais, sur sa propre action dans la salle de classe. Ces réflexions serviront à présenter les principaux apports de cette méthodologie pour le développement professionnel des enseignants.Esta contribuição visa apresentar e exemplificar o interesse que pode ter, na própria Formação de Professores de Língua, um dispositivo metodológico tomado de empréstimo da análise ergonómica do trabalho: a entrevista de autoconfrontação. Para tal, apresentaremos algumas das reflexões realizadas por uma professora do 6.º ano de língua portuguesa sobre a sua própria ação em sala de aula. Estas reflexões servir-nos-ão para declinar alguns dos principais contributos desta metodologia para um desenvolvimento profissional docente.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2014-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031Indagatio Didactica; Vol 6 No 2 (2014); 38-48Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 2 (2014); 38-48Indagatio Didactica; Vol. 6 No 2 (2014); 38-48Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 2 (2014); 38-481647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4031https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4031/3023Graça, LucianaPereira, Luísa Álvaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:15:46Zoai:proa.ua.pt:article/4031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:04.405723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor |
title |
O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor |
spellingShingle |
O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor Graça, Luciana |
title_short |
O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor |
title_full |
O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor |
title_fullStr |
O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor |
title_full_unstemmed |
O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor |
title_sort |
O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor |
author |
Graça, Luciana |
author_facet |
Graça, Luciana Pereira, Luísa Álvares |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Luísa Álvares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Luciana Pereira, Luísa Álvares |
description |
This contribution aims to present and exemplify the interest that may have, in the teacher’s training, a methodological device borrowed from the ergonomic analysis of work: the self-confrontation interview. We present some of the considerations made by a teacher of the 6th grade of Portuguese language, on her action in the classroom. These reflections will serve to present some of the main contributions of this methodological tool for the professional development of teachers. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031 https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4031 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4031/3023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 6 No 2 (2014); 38-48 Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 2 (2014); 38-48 Indagatio Didactica; Vol. 6 No 2 (2014); 38-48 Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 2 (2014); 38-48 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133568536936448 |