O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Luciana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Luísa Álvares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031
Resumo: This contribution aims to present and exemplify the interest that may have, in the teacher’s training, a methodological device borrowed from the ergonomic analysis of work: the self-confrontation interview. We present some of the considerations made by a teacher of the 6th grade of Portuguese language, on her action in the classroom. These reflections will serve to present some of the main contributions of this methodological tool for the professional development of teachers.
id RCAP_17dacec93a4510bdf41715231d39446c
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professorThis contribution aims to present and exemplify the interest that may have, in the teacher’s training, a methodological device borrowed from the ergonomic analysis of work: the self-confrontation interview. We present some of the considerations made by a teacher of the 6th grade of Portuguese language, on her action in the classroom. These reflections will serve to present some of the main contributions of this methodological tool for the professional development of teachers.Cette contribution vise à présenter et illustrer l’intérêt que peut avoir, dans la formation des enseignants de langue, un dispositif méthodologique emprunté à l’analyse ergonomique du travail: l’entretien d’auto-confrontation. À cette fin, nous présenterons des considérations faites par une enseignante de 6ème, enseignant le portugais, sur sa propre action dans la salle de classe. Ces réflexions serviront à présenter les principaux apports de cette méthodologie pour le développement professionnel des enseignants.Esta contribuição visa apresentar e exemplificar o interesse que pode ter, na própria Formação de Professores de Língua, um dispositivo metodológico tomado de empréstimo da análise ergonómica do trabalho: a entrevista de autoconfrontação. Para tal, apresentaremos algumas das reflexões realizadas por uma professora do 6.º ano de língua portuguesa sobre a sua própria ação em sala de aula. Estas reflexões servir-nos-ão para declinar alguns dos principais contributos desta metodologia para um desenvolvimento profissional docente.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2014-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031Indagatio Didactica; Vol 6 No 2 (2014); 38-48Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 2 (2014); 38-48Indagatio Didactica; Vol. 6 No 2 (2014); 38-48Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 2 (2014); 38-481647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4031https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4031/3023Graça, LucianaPereira, Luísa Álvaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:15:46Zoai:proa.ua.pt:article/4031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:04.405723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor
title O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor
spellingShingle O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor
Graça, Luciana
title_short O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor
title_full O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor
title_fullStr O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor
title_full_unstemmed O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor
title_sort O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor
author Graça, Luciana
author_facet Graça, Luciana
Pereira, Luísa Álvares
author_role author
author2 Pereira, Luísa Álvares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Luciana
Pereira, Luísa Álvares
description This contribution aims to present and exemplify the interest that may have, in the teacher’s training, a methodological device borrowed from the ergonomic analysis of work: the self-confrontation interview. We present some of the considerations made by a teacher of the 6th grade of Portuguese language, on her action in the classroom. These reflections will serve to present some of the main contributions of this methodological tool for the professional development of teachers.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031
https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031
url https://doi.org/10.34624/id.v6i2.4031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4031
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4031/3023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 6 No 2 (2014); 38-48
Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 2 (2014); 38-48
Indagatio Didactica; Vol. 6 No 2 (2014); 38-48
Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 2 (2014); 38-48
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133568536936448