A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5967 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar resultados de um estudo sobre a formação de professores de francês como LE, dando destaque ao papel das entrevistas em autoconfrontação como uma maneira de criar diálogos sobre a atividade de trabalho. Para tanto, criamos um curso que combinou três perspectivas teóricas: i) a Clínica da Atividade (CLOT, 2001a); ii) a Ergonomia da Atividade (FAÏTA, 2004); iii) a engenharia didática (DOLZ, 2016). As análises das entrevistas, com base no modelo teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), evidenciou que a autoconfrontação permite o contato de professores mais e menos experientes que contribuem para encontrar soluções para os obstáculos encontrados. |
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