Enhancing attention/concentration by REHACOG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Ana Paula Couceiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rocha, Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.386
Resumo: In the last decades, several studies in the field of Psychology have examined information on different occurrences related to the attention construct. In order to verify the potential of some modules of REHACOG intervention program, we performed a descriptive and exploratory study with 37 children and adolescents, female and male, with attentional weaknesses, aged between 7 and 17 years. The sample was divided and analysed in terms of levels of studies. It is a pre and post-testing study, applying tasks from REHACOG. The results uncover some differences and suggest positive and statistically significant relationships between the variables.
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spelling Enhancing attention/concentration by REHACOGPotenciar a atenção/concentração pelo REHACOGIn the last decades, several studies in the field of Psychology have examined information on different occurrences related to the attention construct. In order to verify the potential of some modules of REHACOG intervention program, we performed a descriptive and exploratory study with 37 children and adolescents, female and male, with attentional weaknesses, aged between 7 and 17 years. The sample was divided and analysed in terms of levels of studies. It is a pre and post-testing study, applying tasks from REHACOG. The results uncover some differences and suggest positive and statistically significant relationships between the variables.O constructo atenção/concentração é um domínio complexo de análise, mas tem-se revelado de grande importância no desempenho académico e mesmo em tarefas da vida diária. Explorando as potencialidades de alguns módulos do programa de intervenção neuropsicológica REHACOG, foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 37 crianças/adolescentes, do sexo feminino e masculino, com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos, com fragilidades atencionais. A amostra foi dividida e analisada em função de ciclos de escolaridade. Trata-se de um estudo de pré e pós-teste e a intervenção de algumas tarefas dos módulos de atenção do REHACOG. Os resultados obtidos revelam algumas diferenças nos diferentes ciclos de estudo, sugerindo relações positivas e estatisticamente significativas entre as variáveis sob análise.Universidade Católica Portuguesa2019-09-11T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.386oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/386Gestão e Desenvolvimento; No 27 (2019); 315-335Gestão e Desenvolvimento; n. 27 (2019); 315-3352184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.n27reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/386https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.386https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/386/907Direitos de Autor (c) 2019 Ana Paula Couceiro Figueira, Filipa Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueira, Ana Paula CouceiroRocha, Filipa2022-09-23T15:47:17Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:36.845981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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