Estratégias de marketing digital nas Startups portuguesas: o caso Zaask

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Catarina Rebelo Coelho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/22401
Resumo: O intuito deste trabalho de projecto passa por investigar em que medida as estratégias de Marketing Digital – Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM) – poderão ser aplicadas nas Startups Portuguesas de modo a obter a melhor relação entre o retorno pretendido e o risco em apostar em ambas. Num contexto mais específico, temos interesse em compreender a evolução do Marketing Digital e respectivos canais, a relevância das novas tecnologias e da Internet e, por fim, a tendência de crescimento das Startups presentes em Portugal. A evolução tecnológica obriga a adopção cada vez mais frequente de smartphones e tablets, e de uma forma mais generalizada, da Internet. Desta forma, as empresas enfrentam desafios na definição das estratégias de Marketing Digital e respetivo planeamento, com o objectivo de melhorar o desempenho da sua actividade e maximizar o seu rendimento. Este estudo reflecte-se na Zaask, uma plataforma online que permite encontrar profissionais que prestam vários serviços locais, fundada em 2012 e presente na Península Ibérica. Para melhor a compreendermos, é uma Startup 100% Portuguesa que é líder de mercado e que conta com mais de 50 mil profissionais registados e cerca de 253 mil clientes. Assim, prova-se que tanto o canal orgânico (SEO) como o canal pago (SEM), baseandose em conceitos científicos e estatísticos e utilizando dados provenientes da Zaask, são canais válidos e que se reúnem entre si em períodos distintos, para melhor se adequarem aos interesses e aos objectivos estratégicos das Startups no geral.
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