O papel das estratégias de comunicação e marketing nas startups tecnológicas portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25749 |
Resumo: | Por via da evolução tecnológica que temos vindo a assistir nos últimos anos, na qual presenciamos uma sociedade rodeada de ecrãs criando ao mesmo tempo um consumidor cada vez mais informado e exigente, a opção de possuir uma presença digital forte manifesta-se como fator necessário à sobrevivência das organizações. Simultaneamente observamos a evolução do ecossistema português de empreendedorismo e consequentemente o dinamismo económico que este proporciona ao país. Deste modo, consideremos os conceitos de startup, empreendedorismo e inovação no que respeita aos desafios comunicacionais. Embora exista cada vez mais aprofundamento nos temas de empreendedorismo, estes têm vindo a ser apresentados maioritariamente à luz das ciências económicas. Neste sentido, visa o presente trabalho de investigação contribuir para a compreensão do ecossistema português de startups de base tecnológica, no que às suas estratégias de Comunicação e Marketing. Adicionalmente, pretende contribuir como modo de apoio para empreendedores que atuem em ambientes semelhantes ao aprofundado Começando por uma revisão de literatura que incidiu na exploração e interligação dos principais conceitos expostos segue-se uma investigação empírica. Escolheram-se duas startups para aprofundar através de entrevistas e grelhas de análise o seu desempenho. De modo a confirmar potenciais tendências ou padrões gerais, avançou-se para a realização de inquéritos por questionário a um conjunto maior de startups representativas desta realidade. Ao longo da investigação será possível compreender a importância da escolha que os canais de comunicação significam para estas empresas. Pretende-se perceber o relevo que uma estratégia no meio onde se encontra o consumidor atual, pode representar estas startups. Através da presente investigação concluímos que cada vez mais o meio digital surge como meio preferencial destas empresas, devido à rapidez, alcance e baixo custo. |
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O papel das estratégias de comunicação e marketing nas startups tecnológicas portuguesasComunicaçãoEmpreendedorismoMarketing digitalStartupsCommunicationEntrepreneurshipDigital MarketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoPor via da evolução tecnológica que temos vindo a assistir nos últimos anos, na qual presenciamos uma sociedade rodeada de ecrãs criando ao mesmo tempo um consumidor cada vez mais informado e exigente, a opção de possuir uma presença digital forte manifesta-se como fator necessário à sobrevivência das organizações. Simultaneamente observamos a evolução do ecossistema português de empreendedorismo e consequentemente o dinamismo económico que este proporciona ao país. Deste modo, consideremos os conceitos de startup, empreendedorismo e inovação no que respeita aos desafios comunicacionais. Embora exista cada vez mais aprofundamento nos temas de empreendedorismo, estes têm vindo a ser apresentados maioritariamente à luz das ciências económicas. Neste sentido, visa o presente trabalho de investigação contribuir para a compreensão do ecossistema português de startups de base tecnológica, no que às suas estratégias de Comunicação e Marketing. Adicionalmente, pretende contribuir como modo de apoio para empreendedores que atuem em ambientes semelhantes ao aprofundado Começando por uma revisão de literatura que incidiu na exploração e interligação dos principais conceitos expostos segue-se uma investigação empírica. Escolheram-se duas startups para aprofundar através de entrevistas e grelhas de análise o seu desempenho. De modo a confirmar potenciais tendências ou padrões gerais, avançou-se para a realização de inquéritos por questionário a um conjunto maior de startups representativas desta realidade. Ao longo da investigação será possível compreender a importância da escolha que os canais de comunicação significam para estas empresas. Pretende-se perceber o relevo que uma estratégia no meio onde se encontra o consumidor atual, pode representar estas startups. Através da presente investigação concluímos que cada vez mais o meio digital surge como meio preferencial destas empresas, devido à rapidez, alcance e baixo custo.This research aims to strengthen the knowledge about the Portuguese tech startup ecosystem and the Communication and Marketing challenges they face. At the same time, it provides support for entrepreneurs in similar environments and challenges. Through an initial literature review, which focused on the exploration and interconnection of the main concepts exposed, an empirical investigation followed. Thus, two case studies - based on interviews and analysis grids of their digital presence - are presented using questionnaires administered to a large set of representative startups. By virtue of the technological evolution in recent years, we see a society surrounded by screens, leading to a rise of informed and demanding consumer; the option of having a strong digital presence manifests itself as a necessary factor for the survival of startups. At the same time, in more recent years of the entrepreneurship ecosystem and consequently economic dynamism, there is a sense of emphasis given to the concepts of startup, entrepreneurship, and innovation with regard to communicational challenges, due to some academic shortage. Although there is an ever deeper understanding of entrepreneurship issues, these are mostly presented by the economic sciences. However, via this research, it is possible to understand the importance of communicational challenges and marketing strategies to these organizations. The awareness of the importance of establishing a strategy in this main environment, as well as the need to use the correct techniques and channels, is most representative of the current ecosystem. Digital methods, as in other markets, appears to be the preffered strategy due to its speed, reach and low costs in general. This research, although a miniature representation of an extensive and complex reality, emerges as a source of knowledge and a practical reference toolAfonso, Carla Susana Moiteiro GanitoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinho, Andreia Sofia Simões2022-04-03T00:30:16Z2018-06-2820182018-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25749TID:201977613porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:31.811772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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