Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Madalena
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Quaresma, Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4234
Resumo: Resumo O envolvimento dos estudantes nas escolas é um constructo multidimensional que integra dimensões afectivas, cognitivas, comportamentais de ligação à escola. Este constructo tem despertado um interesse crescente no campo da Psicologia e da Educação, sendo considerado como uma solução para alguns dos problemas (baixo desempenho académico e abandono escolar) que afectam muitas escolas. A investigação tem mostrado que envolvimento exerce uma influência importante, quer nos resultados académicos, quer nas questões comportamentais e de funcionamento emocional dos alunos. Alguns autores (Lam & Jimerson, 2008) consideram que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por factores contextuais e pessoais. Tendo em conta este modelo, foi elaborado um estudo que visa aprofundar o conhecimento relativamente ao envolvimento dos estudantes na escola e sua relação com os factores pessoais, designadamente com o autoconceito e autoestima. Para este estudo foram utilizados o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, 2011) e a versão portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999) a uma amostra de 255 estudantes de 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Nesta comunicação serão apresentados os principais resultados deste estudo, no que se refere à relação entre o autoconceito e autoestima e as dimensões do envolvimento.
id RCAP_182120008288180a1594c3716ea159e5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclosEnvolvimento dos estudantes na escolaAjustamento psicológico dos estudantes à escolaAuto-EstimaResumo O envolvimento dos estudantes nas escolas é um constructo multidimensional que integra dimensões afectivas, cognitivas, comportamentais de ligação à escola. Este constructo tem despertado um interesse crescente no campo da Psicologia e da Educação, sendo considerado como uma solução para alguns dos problemas (baixo desempenho académico e abandono escolar) que afectam muitas escolas. A investigação tem mostrado que envolvimento exerce uma influência importante, quer nos resultados académicos, quer nas questões comportamentais e de funcionamento emocional dos alunos. Alguns autores (Lam & Jimerson, 2008) consideram que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por factores contextuais e pessoais. Tendo em conta este modelo, foi elaborado um estudo que visa aprofundar o conhecimento relativamente ao envolvimento dos estudantes na escola e sua relação com os factores pessoais, designadamente com o autoconceito e autoestima. Para este estudo foram utilizados o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, 2011) e a versão portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999) a uma amostra de 255 estudantes de 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Nesta comunicação serão apresentados os principais resultados deste estudo, no que se refere à relação entre o autoconceito e autoestima e as dimensões do envolvimento.2012-01-26T11:09:16Z2012-01-262011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4234http://hdl.handle.net/10174/4234porMelo, M. & Quaresma, F. (2011). Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, J. C. Brenlla Blanco, B. Duarte da Silva & L. S. Almeida (orgs.), In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (pp. 1823-1832). Coruña: Universidade da Coruña (ISSN: 1138-1663)1823-18321138-1663CIDEHUSmmm@uevora.ptndActas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía681Melo, MadalenaQuaresma, Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:37.343481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos
title Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos
spellingShingle Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos
Melo, Madalena
Envolvimento dos estudantes na escola
Ajustamento psicológico dos estudantes à escola
Auto-Estima
title_short Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos
title_full Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos
title_fullStr Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos
title_full_unstemmed Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos
title_sort Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos
author Melo, Madalena
author_facet Melo, Madalena
Quaresma, Filipa
author_role author
author2 Quaresma, Filipa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Madalena
Quaresma, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento dos estudantes na escola
Ajustamento psicológico dos estudantes à escola
Auto-Estima
topic Envolvimento dos estudantes na escola
Ajustamento psicológico dos estudantes à escola
Auto-Estima
description Resumo O envolvimento dos estudantes nas escolas é um constructo multidimensional que integra dimensões afectivas, cognitivas, comportamentais de ligação à escola. Este constructo tem despertado um interesse crescente no campo da Psicologia e da Educação, sendo considerado como uma solução para alguns dos problemas (baixo desempenho académico e abandono escolar) que afectam muitas escolas. A investigação tem mostrado que envolvimento exerce uma influência importante, quer nos resultados académicos, quer nas questões comportamentais e de funcionamento emocional dos alunos. Alguns autores (Lam & Jimerson, 2008) consideram que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por factores contextuais e pessoais. Tendo em conta este modelo, foi elaborado um estudo que visa aprofundar o conhecimento relativamente ao envolvimento dos estudantes na escola e sua relação com os factores pessoais, designadamente com o autoconceito e autoestima. Para este estudo foram utilizados o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, 2011) e a versão portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999) a uma amostra de 255 estudantes de 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Nesta comunicação serão apresentados os principais resultados deste estudo, no que se refere à relação entre o autoconceito e autoestima e as dimensões do envolvimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-26T11:09:16Z
2012-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4234
http://hdl.handle.net/10174/4234
url http://hdl.handle.net/10174/4234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melo, M. & Quaresma, F. (2011). Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, J. C. Brenlla Blanco, B. Duarte da Silva & L. S. Almeida (orgs.), In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (pp. 1823-1832). Coruña: Universidade da Coruña (ISSN: 1138-1663)
1823-1832
1138-1663
CIDEHUS
mmm@uevora.pt
nd
Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136479128059904