As lições da Bósnia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solana, Javier
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/1478
Resumo: O artigo sugere sete lições principais, que enumera, desde a ilação de que mesmo os conflitos internos podem degenerar, extravasando para cená- rios internacionais, até à constatação de que a acção resoluta e oportuna pode proporcionar resultados compensadores, passando naturalmente pela evidência de que a Europa tem que passar a desempenhar um papel mais activo e determinante no seu próprio destino, flexibilizando os seus meios militares por forma a que eles possam posicionar-se com oportunidade nas áreas de crise. A participação portuguesa é aqui posta em destaque, mas o acento tónico vai para a necessidade de maior cooperação internacional, entre países, organizações internacionais e não-governamentais e outras instâncias relevantes. A NATO adopta justamente medidas destinadas a reforçar a coordenação e a interoperabilidade entre os Aliados, mas a gestão das crises não pode constituir responsabilidade exclusiva dos países membros. A cooperação com a UEO – já institucionalizada –, a colaboração dos Parceiros e o empenhamento construtivo da Rússia, são igualmente condições de sucesso. Na altura em que se dá início a uma nova missão no Kosovo, as lições da Bósnia podem revelar-se extremamente úteis, não devendo em caso algum ser esquecidas
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