Organização do espaço e dos recursos educativos em contextos de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7977 |
Resumo: | O presente projeto de investigação que intitulei “Organização do espaço e dos recursos educativos em contexto de infância: Conceções e práticas das educadoras de infância” remete, como o seu título indica, para a temática da organização do espaço e dos recursos educativos. O objetivo principal que orientou o desenvolvimento do projeto foi compreender e interpretar as conceções e o sentido pedagógico que as educadoras atribuem à organização do espaço e dos materiais, enquanto recursos educativos. A um mesmo tempo, este estudo tem também como intencionalidade, melhorar os espaços existentes nas salas de creche e jardim de infância de forma a criar maiores desafios e experiências nas aprendizagens realizadas pelas crianças. Do ponto de vista metodológico, este projeto de investigação foi pensado no âmbito do paradigma interpretativo, através da metodologia qualitativa em educação, sendo por isso induzido e foi desenvolvido numa abordagem da Investigação-Ação. Foi necessário fazer opções metodológicas de recolha e análise de informação, mas também de intervenção e por sua vez, da sua interpretação. As fontes de recolha de informação consideradas mais adequadas para este estudo foram a observação participante e inquérito por entrevista. A análise da informação foi realizada através da análise de conteúdo e da interpretação. Os contextos de estudo foram as salas das instituições onde decorreram os dois estágios, no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e as participantes do estudo foram as educadoras cooperantes que acompanharam o meu estágio. Pretendi que as educadoras cooperantes/participantes estivessem presentes, ou seja, sempre atualizadas, durantes as diferentes fases do estudo. Concluída a elaboração deste projeto de investigação posso inferir que as conceções e práticas das educadoras no que se refere à organização do espaço e dos recursos educativos, estão associadas aos modelos pedagógicos, perfilhados pelas educadoras, bem como às conceções que têm sobre a criança. |
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Organização do espaço e dos recursos educativos em contextos de infânciaconceções e práticas das educadoras de infânciaOrganização do espaçoRecursos educativosEducadores de infânciaParadigma interpretativoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioOrganization of spaceEducational resourcesEarly childhood educatorsInterpretative paradigmO presente projeto de investigação que intitulei “Organização do espaço e dos recursos educativos em contexto de infância: Conceções e práticas das educadoras de infância” remete, como o seu título indica, para a temática da organização do espaço e dos recursos educativos. O objetivo principal que orientou o desenvolvimento do projeto foi compreender e interpretar as conceções e o sentido pedagógico que as educadoras atribuem à organização do espaço e dos materiais, enquanto recursos educativos. A um mesmo tempo, este estudo tem também como intencionalidade, melhorar os espaços existentes nas salas de creche e jardim de infância de forma a criar maiores desafios e experiências nas aprendizagens realizadas pelas crianças. Do ponto de vista metodológico, este projeto de investigação foi pensado no âmbito do paradigma interpretativo, através da metodologia qualitativa em educação, sendo por isso induzido e foi desenvolvido numa abordagem da Investigação-Ação. Foi necessário fazer opções metodológicas de recolha e análise de informação, mas também de intervenção e por sua vez, da sua interpretação. As fontes de recolha de informação consideradas mais adequadas para este estudo foram a observação participante e inquérito por entrevista. A análise da informação foi realizada através da análise de conteúdo e da interpretação. Os contextos de estudo foram as salas das instituições onde decorreram os dois estágios, no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e as participantes do estudo foram as educadoras cooperantes que acompanharam o meu estágio. Pretendi que as educadoras cooperantes/participantes estivessem presentes, ou seja, sempre atualizadas, durantes as diferentes fases do estudo. Concluída a elaboração deste projeto de investigação posso inferir que as conceções e práticas das educadoras no que se refere à organização do espaço e dos recursos educativos, estão associadas aos modelos pedagógicos, perfilhados pelas educadoras, bem como às conceções que têm sobre a criança.This investigation project which I have titled “Organization of space and educational resources in childhood context: conceptions and kindergarten teacher practice” refers, as its title indicates, to the thematic of the organization of space and educational resources. The main objective that guided the development of the project was to understand and interpret the conceptions and the pedagogical sense that the kindergarten teachers attribute to the organization of space and materials, as educational resources. At the same time, this study also has the intention to improve existing spaces in the nursery and garden-care rooms in order to create greater challenges and experiences in the learning achieved by the children. From a methodological point of view, this investigation project was thought under the interpretive paradigm, through the qualitative methodology in education and is therefore induced and was developed in a research-action approach. It was necessary to make methodological choices of collection and analysis of information, but also intervention and in turn, their interpretation. The sources of information collection considered most appropriate for this study were participant observation and interview survey. The analysis of the information was done through content analysis and interpretation. The contexts of study were the rooms of the institutions where the two internships took place within the Masters in Preschool Education, and the study participants were cooperating teachers who followed my internship. I intended that the cooperating teachers / participants were present, i.e., always updated, during the different phases of the study. Concluded the elaboration of this investigation project I can infer that the conceptions and practices of the teachers in relation to the organization of space and educational resources are associated with the pedagogical models adopted by the educators as well as with the conceptions that they have on the child.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRodrigues, Ilda da CruzRepositório ComumFrias, Ana Margarida2015-03-04T13:44:07Z2015-022015-032015-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7977TID:201191237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:24.621595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente projeto de investigação que intitulei “Organização do espaço e dos recursos educativos em contexto de infância: Conceções e práticas das educadoras de infância” remete, como o seu título indica, para a temática da organização do espaço e dos recursos educativos. O objetivo principal que orientou o desenvolvimento do projeto foi compreender e interpretar as conceções e o sentido pedagógico que as educadoras atribuem à organização do espaço e dos materiais, enquanto recursos educativos. A um mesmo tempo, este estudo tem também como intencionalidade, melhorar os espaços existentes nas salas de creche e jardim de infância de forma a criar maiores desafios e experiências nas aprendizagens realizadas pelas crianças. Do ponto de vista metodológico, este projeto de investigação foi pensado no âmbito do paradigma interpretativo, através da metodologia qualitativa em educação, sendo por isso induzido e foi desenvolvido numa abordagem da Investigação-Ação. Foi necessário fazer opções metodológicas de recolha e análise de informação, mas também de intervenção e por sua vez, da sua interpretação. As fontes de recolha de informação consideradas mais adequadas para este estudo foram a observação participante e inquérito por entrevista. A análise da informação foi realizada através da análise de conteúdo e da interpretação. Os contextos de estudo foram as salas das instituições onde decorreram os dois estágios, no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e as participantes do estudo foram as educadoras cooperantes que acompanharam o meu estágio. Pretendi que as educadoras cooperantes/participantes estivessem presentes, ou seja, sempre atualizadas, durantes as diferentes fases do estudo. Concluída a elaboração deste projeto de investigação posso inferir que as conceções e práticas das educadoras no que se refere à organização do espaço e dos recursos educativos, estão associadas aos modelos pedagógicos, perfilhados pelas educadoras, bem como às conceções que têm sobre a criança. |
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