O trabalho em equipa em contexto de educação de infância: conceções e práticas das equipas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6130 |
Resumo: | Mestrado em educação pré-escolar |
id |
RCAP_82f9816092972a6d1486ca3d01cf67e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho em equipa em contexto de educação de infância: conceções e práticas das equipas pedagógicasTrabalho em equipaEducação de infânciaParadigma interpretativoMetodologia qualitativaInvestigação-açãoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioHigh scopeTeam workChild educationHigh scopeInterpretative paradigmQualitative methodologyInvestigation-actionMestrado em educação pré-escolarO tema principal deste Relatório é o trabalho em equipa, em contexto de Educação de Infância, a partir da análise das conceções e das práticas dos membros das equipas pedagógicas – a saber, das educadoras e das assistentes operacionais. O objetivo deste estudo é compreender como é que as equipas pedagógicas entendem o trabalho em equipa e como é que o constroem, procurando articular as experiências vividas nos períodos de estágio, em contexto de creche e jardim de infância, com a reflexão decorrente dos quadros teóricos existentes sobre esta temática. O estudo baseou-se, do ponto de vista da metodologia de investigação, no paradigma interpretativo e na metodologia qualitativa, inspirando-se na abordagem da Investigação-Ação. Neste sentido, tem como finalidade compreender de que forma o trabalho em equipa constitui um contributo fundamental para o bom funcionamento de uma determinada equipa pedagógica e, consequentemente, para o bem-estar das crianças. Por outro lado, com este estudo também pretendo contribuir para a otimização do trabalho em equipa, através da identificação de estratégias/propostas com vista à melhoria das práticas desenvolvidas. No decorrer deste estudo foram tomadas determinadas opções de recolha e análise de informação – nomeadamente a observação, inquérito por questionário e análise documental –, com vista à identificação das conceções e das práticas de trabalho em equipa dos elementos das equipas pedagógicas. Finalmente são tecidas algumas considerações sobre o decorrer deste estudo bem como sobre as dificuldades sentidas.The main theme of this report is teamwork, in the context of Childhood Education, from the analysis of the conceptions and practices of members of educational teams - namely the educators and operating assistants. The objective of this study is to understand how the pedagogical teams understand teamwork and how they build it, trying to articulate the experiences of the training periods, in the context of pre-kindergarten and kindergarten, with due consideration of existing theoretical frameworks on this topic. The study was based, in terms of research methodology, in the interpretive paradigm and qualitative methodology, inspired by the research-action approach. In this sense, aims to understand how team work is a major contribution to the smooth functioning of a particular pedagogical team and consequently to the well-being of children. Moreover, this study also intends to contribute to the optimization of teamwork by identifying strategies / proposals for improving practices developed. During this study certain options for the collection and analysis were taken – Including observation, questionnaire survey and document analysis – for the identification of ideas and work practices of the elements of the educational teams team. Finally some considerations are presented about the course of this study as well as the difficulties encountered.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPires, Ana Luísa Rebelo de OliveiraRepositório ComumMortágua, Ana Rita de Almeida2014-03-24T16:43:28Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6130TID:201683210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:37.109902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho em equipa em contexto de educação de infância: conceções e práticas das equipas pedagógicas |
title |
O trabalho em equipa em contexto de educação de infância: conceções e práticas das equipas pedagógicas |
spellingShingle |
O trabalho em equipa em contexto de educação de infância: conceções e práticas das equipas pedagógicas Mortágua, Ana Rita de Almeida Trabalho em equipa Educação de infância Paradigma interpretativo Metodologia qualitativa Investigação-ação Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio High scope Team work Child education High scope Interpretative paradigm Qualitative methodology Investigation-action |
title_short |
O trabalho em equipa em contexto de educação de infância: conceções e práticas das equipas pedagógicas |
title_full |
O trabalho em equipa em contexto de educação de infância: conceções e práticas das equipas pedagógicas |
title_fullStr |
O trabalho em equipa em contexto de educação de infância: conceções e práticas das equipas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
O trabalho em equipa em contexto de educação de infância: conceções e práticas das equipas pedagógicas |
title_sort |
O trabalho em equipa em contexto de educação de infância: conceções e práticas das equipas pedagógicas |
author |
Mortágua, Ana Rita de Almeida |
author_facet |
Mortágua, Ana Rita de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Ana Luísa Rebelo de Oliveira Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mortágua, Ana Rita de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho em equipa Educação de infância Paradigma interpretativo Metodologia qualitativa Investigação-ação Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio High scope Team work Child education High scope Interpretative paradigm Qualitative methodology Investigation-action |
topic |
Trabalho em equipa Educação de infância Paradigma interpretativo Metodologia qualitativa Investigação-ação Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio High scope Team work Child education High scope Interpretative paradigm Qualitative methodology Investigation-action |
description |
Mestrado em educação pré-escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-24T16:43:28Z 2014-03 2014-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/6130 TID:201683210 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/6130 |
identifier_str_mv |
TID:201683210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135320292196353 |