Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sandra
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva, Carlos Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3617
Resumo: A Escola como um espaço cada vez mais multicultural exige que, do ponto de vista científico, o professor/educador actualize/enriqueça, a cada momento, os seus conhecimentos. Do ponto de vista pedagógico, aquele não deve banalizar as suas práticas pedagógicas, pois a diversidade linguística e cultural dos alunos exige a reformulação de hipóteses para práticas efectivas de actuação pedagógica. Falar em práticas pedagógicas é falar em implementação de estratégias/apoios precedidos de uma avaliação diagnóstica das aptidões e atitudes dos alunos imigrantes, de modo a ultrapassar as suas dificuldades de aprendizagem, conceito ao qual acrescentamos uma nova dimensão de acordo com as necessidades educativas destes alunos. O diagnóstico é o princípio consciente da prática pedagógica no que respeita ao ensino/aprendizagem dos alunos imigrantes, de forma a dirigir o planeamento e supervisão de tarefas de socialização linguística e cultural. O vínculo estabelecido entre aluno e professor (Bohoslavsky, citado por Cerqueira, 1997) é posto em causa pelas representações do aluno imigrante e porque a comunicação, a marca fundamental da vinculação, pode constituir o principal obstáculo.
id RCAP_188f70ac85df17a6590b226dcb68994a
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/3617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantesPrática pedagógicaAlunosImigrantesNecessidades educativasAprendizagemDiagnóstico.A Escola como um espaço cada vez mais multicultural exige que, do ponto de vista científico, o professor/educador actualize/enriqueça, a cada momento, os seus conhecimentos. Do ponto de vista pedagógico, aquele não deve banalizar as suas práticas pedagógicas, pois a diversidade linguística e cultural dos alunos exige a reformulação de hipóteses para práticas efectivas de actuação pedagógica. Falar em práticas pedagógicas é falar em implementação de estratégias/apoios precedidos de uma avaliação diagnóstica das aptidões e atitudes dos alunos imigrantes, de modo a ultrapassar as suas dificuldades de aprendizagem, conceito ao qual acrescentamos uma nova dimensão de acordo com as necessidades educativas destes alunos. O diagnóstico é o princípio consciente da prática pedagógica no que respeita ao ensino/aprendizagem dos alunos imigrantes, de forma a dirigir o planeamento e supervisão de tarefas de socialização linguística e cultural. O vínculo estabelecido entre aluno e professor (Bohoslavsky, citado por Cerqueira, 1997) é posto em causa pelas representações do aluno imigrante e porque a comunicação, a marca fundamental da vinculação, pode constituir o principal obstáculo.SENAI/SC2018-04-06T12:03:49Z2006-01-01T00:00:00Z20062018-03-19T14:08:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3617porCDD370Figueiredo, SandraSilva, Carlos Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:10:19Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:57.324628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes
title Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes
spellingShingle Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes
Figueiredo, Sandra
Prática pedagógica
Alunos
Imigrantes
Necessidades educativas
Aprendizagem
Diagnóstico.
title_short Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes
title_full Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes
title_fullStr Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes
title_full_unstemmed Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes
title_sort Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes
author Figueiredo, Sandra
author_facet Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
author_role author
author2 Silva, Carlos Fernandes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Alunos
Imigrantes
Necessidades educativas
Aprendizagem
Diagnóstico.
topic Prática pedagógica
Alunos
Imigrantes
Necessidades educativas
Aprendizagem
Diagnóstico.
description A Escola como um espaço cada vez mais multicultural exige que, do ponto de vista científico, o professor/educador actualize/enriqueça, a cada momento, os seus conhecimentos. Do ponto de vista pedagógico, aquele não deve banalizar as suas práticas pedagógicas, pois a diversidade linguística e cultural dos alunos exige a reformulação de hipóteses para práticas efectivas de actuação pedagógica. Falar em práticas pedagógicas é falar em implementação de estratégias/apoios precedidos de uma avaliação diagnóstica das aptidões e atitudes dos alunos imigrantes, de modo a ultrapassar as suas dificuldades de aprendizagem, conceito ao qual acrescentamos uma nova dimensão de acordo com as necessidades educativas destes alunos. O diagnóstico é o princípio consciente da prática pedagógica no que respeita ao ensino/aprendizagem dos alunos imigrantes, de forma a dirigir o planeamento e supervisão de tarefas de socialização linguística e cultural. O vínculo estabelecido entre aluno e professor (Bohoslavsky, citado por Cerqueira, 1997) é posto em causa pelas representações do aluno imigrante e porque a comunicação, a marca fundamental da vinculação, pode constituir o principal obstáculo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2018-04-06T12:03:49Z
2018-03-19T14:08:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/3617
url http://hdl.handle.net/11144/3617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CDD370
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SENAI/SC
publisher.none.fl_str_mv SENAI/SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136800357220352