Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/3617 |
Resumo: | A Escola como um espaço cada vez mais multicultural exige que, do ponto de vista científico, o professor/educador actualize/enriqueça, a cada momento, os seus conhecimentos. Do ponto de vista pedagógico, aquele não deve banalizar as suas práticas pedagógicas, pois a diversidade linguística e cultural dos alunos exige a reformulação de hipóteses para práticas efectivas de actuação pedagógica. Falar em práticas pedagógicas é falar em implementação de estratégias/apoios precedidos de uma avaliação diagnóstica das aptidões e atitudes dos alunos imigrantes, de modo a ultrapassar as suas dificuldades de aprendizagem, conceito ao qual acrescentamos uma nova dimensão de acordo com as necessidades educativas destes alunos. O diagnóstico é o princípio consciente da prática pedagógica no que respeita ao ensino/aprendizagem dos alunos imigrantes, de forma a dirigir o planeamento e supervisão de tarefas de socialização linguística e cultural. O vínculo estabelecido entre aluno e professor (Bohoslavsky, citado por Cerqueira, 1997) é posto em causa pelas representações do aluno imigrante e porque a comunicação, a marca fundamental da vinculação, pode constituir o principal obstáculo. |
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