A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fátima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Valente, Sónia Rodrigues, Carvalho, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3096
Resumo: O modelo de formação inicial de professores de línguas implementado na Faculdade de Letras do Porto (Ellison 2007; Hurst 2010; Silva et al 2013) é desenvolvido por meio de um processo reflexivo que implica, entre outras dimensões, a escrita como estratégia para a tomada de consciên- cia das pressuposições ou premissas subjacentes à prática letiva e às razões em que assentam as decisões durante a planificação da prática letiva. Um dos géneros de texto que circula neste âmbito é a fundamentação pedagógico-didática. Apesar das evidências empíricas de que funciona como estratégia eficaz para o desenvolvimento da consciência pedagógico-didática, a matriz discursiva deste género textual nunca foi descrita. O presente trabalho tem por objetivo analisar a configuração global da fundamentação pedagógicodidática, com base nos parâmetros da funcionalidade, da composicionalidade e do estilo (Bakhtin 1984; Bronckart 1996, 2008). Esta descrição capta um conjunto de regularidades linguístico-dis- cursivas (Coutinho 2004, 2014) que proporciona um melhor entendimento da natureza e do fun- cionamento dos textos inscritos neste género. Além da validade teórica do estudo, salienta-se a sua relevância para a melhoria da qualidade dos textos produzidos pelos estudantes em formação inicial de línguas.
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