A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fátima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Valente, Sónia Rodrigues, Carvalho, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3096
Resumo: The model implemented for initial training of language teachers implemented at the Faculty of Arts of University of Porto (Ellison 2007; Hurst 2010; Silva et al 2013) is developed through a reflective process. Such process involves, among other dimensions, writing as a strategy to improve awareness of presuppositions or assumptions underlying the teaching practice and the reasons underpinning the decisions during the planning of teaching practice. One of text genres circulating in this area is the pedagogical and didactic rationale. Despite empirical evidence of effectiveness of this rationale in the development of pedagogical-didactic awareness, the discursive matrix of this textual genre has never been described. This study aims to analyze the overall configuration of the pedagogical-didactic rationale, based on the parameters of functionality, composition and style (Bakhtin 1984; Bronckart 1996, 2008). This description captures a set of linguistic-discursive regularities (Coutinho, 2004, 2014) that provides a better understanding of the nature and functioning of texts belonging to this genre. Besides its theoretical validity, we underline also the relevance of this study in improving the quality of the texts produced by language teachers during initial training.
id RCAP_7be81aaadb60eab993ee467f610c18d0
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docenteThe model implemented for initial training of language teachers implemented at the Faculty of Arts of University of Porto (Ellison 2007; Hurst 2010; Silva et al 2013) is developed through a reflective process. Such process involves, among other dimensions, writing as a strategy to improve awareness of presuppositions or assumptions underlying the teaching practice and the reasons underpinning the decisions during the planning of teaching practice. One of text genres circulating in this area is the pedagogical and didactic rationale. Despite empirical evidence of effectiveness of this rationale in the development of pedagogical-didactic awareness, the discursive matrix of this textual genre has never been described. This study aims to analyze the overall configuration of the pedagogical-didactic rationale, based on the parameters of functionality, composition and style (Bakhtin 1984; Bronckart 1996, 2008). This description captures a set of linguistic-discursive regularities (Coutinho, 2004, 2014) that provides a better understanding of the nature and functioning of texts belonging to this genre. Besides its theoretical validity, we underline also the relevance of this study in improving the quality of the texts produced by language teachers during initial training.O modelo de formação inicial de professores de línguas implementado na Faculdade de Letras do Porto (Ellison 2007; Hurst 2010; Silva et al 2013) é desenvolvido por meio de um processo reflexivo que implica, entre outras dimensões, a escrita como estratégia para a tomada de consciência das pressuposições ou premissas subjacentes à prática letiva e às razões em que assentam as decisões durante a planificação da prática letiva. Um dos géneros de texto que circula neste âmbito é a fundamentação pedagógico-didática. Apesar das evidências empíricas de que funciona como estratégia eficaz para o desenvolvimento da consciência pedagógico-didática, a matriz discursiva deste género textual nunca foi descrita. O presente trabalho tem por objetivo analisar a configuração global da fundamentação pedagógicodidática, com base nos parâmetros da funcionalidade, da composicionalidade e do estilo (Bakhtin 1984; Bronckart 1996, 2008). Esta descrição capta um conjunto de regularidades linguístico-discursivas (Coutinho 2004, 2014) que proporciona um melhor entendimento da natureza e do funcionamento dos textos inscritos neste género. Além da validade teórica do estudo, salienta-se a sua relevância para a melhoria da qualidade dos textos produzidos pelos estudantes em formação inicial de línguas.Redis: Revista de Estudos do Discurso2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3096Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 4 (2015): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 229-2532183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3096https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3096/2819Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, FátimaValente, Sónia RodriguesCarvalho, Ângela2023-01-13T11:15:27Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:32.963794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente
title A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente
spellingShingle A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente
Silva, Fátima
title_short A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente
title_full A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente
title_fullStr A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente
title_full_unstemmed A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente
title_sort A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente
author Silva, Fátima
author_facet Silva, Fátima
Valente, Sónia Rodrigues
Carvalho, Ângela
author_role author
author2 Valente, Sónia Rodrigues
Carvalho, Ângela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fátima
Valente, Sónia Rodrigues
Carvalho, Ângela
description The model implemented for initial training of language teachers implemented at the Faculty of Arts of University of Porto (Ellison 2007; Hurst 2010; Silva et al 2013) is developed through a reflective process. Such process involves, among other dimensions, writing as a strategy to improve awareness of presuppositions or assumptions underlying the teaching practice and the reasons underpinning the decisions during the planning of teaching practice. One of text genres circulating in this area is the pedagogical and didactic rationale. Despite empirical evidence of effectiveness of this rationale in the development of pedagogical-didactic awareness, the discursive matrix of this textual genre has never been described. This study aims to analyze the overall configuration of the pedagogical-didactic rationale, based on the parameters of functionality, composition and style (Bakhtin 1984; Bronckart 1996, 2008). This description captures a set of linguistic-discursive regularities (Coutinho, 2004, 2014) that provides a better understanding of the nature and functioning of texts belonging to this genre. Besides its theoretical validity, we underline also the relevance of this study in improving the quality of the texts produced by language teachers during initial training.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3096
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3096
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3096/2819
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso
publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso
dc.source.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 4 (2015): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 229-253
2183-3958
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130753077870592