Perfil dos utilizadores da plataforma digital : Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gonçalo José Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12771
Resumo: Atualmente, as plataformas de comunicação, como as redes sociais, caraterizam-se como meios determinantes na construção de ligações entre as marcas e o público. Estas estão muito presentes no dia-a-dia das pessoas, além de que, dominam em grande parte as diversas formas de contacto entre as marcas e os seus seguidores. Tendo em conta, que os influenciadores digitais são também formadores de opinião digitais é necessário perceber que estes têm o poder de influenciar comportamentos. O presente trabalho de investigação tem como objetivo analisar a intervenção dos influenciadores digitais sobre os seus seguidores, a sua importância e a influência no seu comportamento, nomeadamente na plataforma digital, Instagram, de forma a ser possível assim estabelecer um perfil de utilizador da plataforma. Neste sentido, este trabalho baseia-se numa revisão bibliográfica sobre a evolução digital (internet, marketing digital, etc.); sobre a plataforma Instagram e os influenciadores digitais; seguido de uma metodologia de característica quantitativa, através de inquéritos por questionários online, distribuídos maioritariamente através das redes sociais. Desta forma, é possível constatar que tipo de influência é exercida nos seguidores, como por exemplo, o estímulo da necessidade de compra, quando o seguidor revela interesse por uma marca/produto; o perfil padrão do utilizador desta plataforma; o facto dos influenciadores digitais serem considerados como embaixadores de algumas marcas, entre outros factos.
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spelling Perfil dos utilizadores da plataforma digital : InstagramMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETING DIGITALREDES SOCIAISMARKETINGESTRATÉGIAS DE MARKETINGINSTAGRAMINFLUENCERSCOMMUNICATIONDIGITAL MARKETINGSOCIAL NETWORKSMARKETINGMARKETING STRATEGIESINSTAGRAMINFLUENCERSAtualmente, as plataformas de comunicação, como as redes sociais, caraterizam-se como meios determinantes na construção de ligações entre as marcas e o público. Estas estão muito presentes no dia-a-dia das pessoas, além de que, dominam em grande parte as diversas formas de contacto entre as marcas e os seus seguidores. Tendo em conta, que os influenciadores digitais são também formadores de opinião digitais é necessário perceber que estes têm o poder de influenciar comportamentos. O presente trabalho de investigação tem como objetivo analisar a intervenção dos influenciadores digitais sobre os seus seguidores, a sua importância e a influência no seu comportamento, nomeadamente na plataforma digital, Instagram, de forma a ser possível assim estabelecer um perfil de utilizador da plataforma. Neste sentido, este trabalho baseia-se numa revisão bibliográfica sobre a evolução digital (internet, marketing digital, etc.); sobre a plataforma Instagram e os influenciadores digitais; seguido de uma metodologia de característica quantitativa, através de inquéritos por questionários online, distribuídos maioritariamente através das redes sociais. Desta forma, é possível constatar que tipo de influência é exercida nos seguidores, como por exemplo, o estímulo da necessidade de compra, quando o seguidor revela interesse por uma marca/produto; o perfil padrão do utilizador desta plataforma; o facto dos influenciadores digitais serem considerados como embaixadores de algumas marcas, entre outros factos.Currently, communication platforms, like social networks, are characterized as decisive means in building links between brands and the public. These are increasingly present in people's day-to-day lives, besides that, they allow and dominate the various forms of contact between brands and their followers. In consideration of, that digital influencers are also digital opinion leaders, it’s necessary to realize that they have the power to persuade and influence behaviors. This research work aims to analyze the intervention of digital influencers on their followers, their importance and influence on their behavior, namely on the digital platform, Instagram, in order to set a user profile for the platform. In this sense, this work is based on a bibliographic review about digital evolution (internet, digital marketing, etc.); on the Instagram platform and digital influencers; followed by a quantitative methodology, through surveys by online questionnaires, mostly distributed through social networks. In this way, it’s possible to see what kind of influence is exercised on followers at different levels, such as, for example, stimulating the need of buying, when the follower reveals interest in a brand/product; the standard user profile of this platform that recognizes and follows according to the information exposed by influencers; the fact that digital influencers are considered as ambassadors for some brands, among other facts.2022-04-05T15:17:08Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12771TID:202979326porAlmeida, Gonçalo José Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:56.204898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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