A responsabilidade social corporativa e o marketing de relacionamentos: uma abordagem à Delta Cafés
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64221 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
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A responsabilidade social corporativa e o marketing de relacionamentos: uma abordagem à Delta CafésCorporate social responsibility and relationship marketing: an approach to Delta CafésComportamento do consumidorMarketingMarketing relacionalResponsabilidade social corporativaCorporate social responsibilityConsumer behaviorMarketingRelational marketingCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaO marketing relacional é visto como uma linha de extensão do marketing que deriva de diferentes tipos de investigação. A empresa quando adota este tipo de estratégia necessita de construir uma rede de relações de confiança, o centro passa a ser o cliente. Associado a este marketing relacional, está a responsabilidade social corporativa, a harmonia que deve existir entre a marca e este tipo de ações é fundamental para que se consiga obter resultados positivos e reduzir o risco de reações negativas das partes interessadas, como dos clientes e os funcionários. Neste estudo, pretende-se estabelecer uma relação entre a responsabilidade social corporativa e o marketing de relacionamentos e ainda com o objetivo de perceber e analisar o comportamento dos consumidores na escolha da marca Delta Cafés em relação às alternativas. Pretende-se ainda realçar as ligações entre o brand attachment, como é que esta ligação à marca se introduz no marketing de relacionamentos e analisar a confiança, compromisso, afetividade e intenções comportamentais. A metodologia foi feita numa abordagem qualitativa e pretende analisar de que forma a responsabilidade social corporativa se envolve no marketing de relacionamentos, neste caso aplicado à empresa Delta Cafés. Foi realizado um grupo de foco com 10 participantes e a análise ao recente relatório de sustentabilidade da Delta. Os resultados sugerem que a marca estar associada a este tipo de campanhas, as pessoas ficam mais sensibilizadas com estes temas e procuram marcas que ajudem neste tipo de causas. Um resultado interessante do grupo de foco, foi o crescente interesse sobre a preocupação das marcas em se tornarem mais ecológicas, amigas do ambiente e criarem soluções para reduzir o consumo de plástico, uma preocupação que a Delta não esquece. No final, apresentam-se as limitações e sugestões para pesquisa futura.Relational marketing is seen as a marketing extension line that derives from different types of research. When the company adopts this strategy needs to build a network of trust, the center becomes the customer. Associated with this relational marketing is corporate social responsibility, the harmony that must exist between the brand and this type of actions is fundamental for achieving positive results and reducing the risk of negative reactions from stakeholders such as customers and staff. This study aims to establish a relationship between corporate social responsibility and relationship marketing and also with the objective of understanding and analyzing the behavior of consumers in choosing the Delta Cafés brand instead the alternatives. It is also intended to highlight the links between brand attachment, how this brand attachment is introduced in relationship marketing and to analyze trust, commitment, affection and behavioral intentions. The methodology was based on a qualitative approach and aims to analyze how corporate social responsibility is involved in relationship marketing, in this case applied to Delta Cafés. A focus group of 10 participants was conducted and analysis of Delta's recent sustainability report. The results suggest that branding is associated with such campaigns, people become more aware of these themes and look for brands that help in these causes. An interesting result of the focus group was the growing interest in brands' concern about becoming greener, more environmentally friendly and creating solutions to reduce plastic consumption, a concern Delta has not forgotten. In the end, the limitations and suggestions for future research are presented.Sousa, Bruno Miguel BarbosaSimões, CláudiaUniversidade do MinhoMendes, Cátia Sofia Lopes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64221por202344070info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:25.962240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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