Entrepreneurial potential among polytechnic higher education students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Rua, Orlando
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/90
Resumo: Purpose: The main goal of this article is to analyze the entrepreneurial potential of the Polytechnic higher education students.Design/methodology/approach: For this purpose, we use a quantitative methodological approach, having applied a questionnaire to a sample of students enrolled in the entrepreneurship curricular unit of the School of Accounting and Administration (ISCAP) of the Polytechnic Institute of Porto (IPP).Findings: Based on data collection from 227 undergraduate students in entrepreneurship from Portugal, the results allow us to conclude that personal desirability positively enhances the intention to start a business. On the other hand, perceived difficulties negatively enhances that intention.Research limitations: As the main limitation of this study we highlight the fact that this is a unique case study can, in itself, constitute a limitation, advising on the future development of multiple case studies to consolidate the results obtained now.Practical implications: This study provides guidance for managers and teachers of higher education polytechnic institutions when adopting policies that have implications on the consolidation of an organizational culture focused on entrepreneurship and which thus competently meets the demands of society’s new paradigms. These implications will result in the implementation of an entrepreneurship curricular unit with programme, teaching methodologies and assessment, in order to train more skilled entrepreneurs.Originality/value: The majority of studies concerning the entrepreneurial potential is basically targeted at universities (or university students). This study consists in analyzing entrepreneurial potential in higher education polytechnic students. Keywords: Entrepreneurial potential, polytechnic students, business creation.  [PT]Título: "Potencial empreendedor entre estudantes do ensino superior politécnico"ResumoObjetivos: O objetivo principal deste artigo é analisar o potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico.Desenho/metodologia/abordagem: Para esse fim, utilizamos uma abordagem metodológica quantitativa, aplicando um questionário a uma amostra de alunos matriculados na unidade curricular de empreendedorismo da Escola de Contabilidade e Administração (ISCAP) do Instituto Politécnico do Porto (IPP).Resultados: Com base na coleta de dados de 227 estudantes de graduação em empreendedorismo de Portugal, os resultados permitem concluir que a conveniência pessoal melhora positivamente a intenção de iniciar um negócio. Por outro lado, as dificuldades percebidas aumentam negativamente essa intenção.Limitações: Como principal limitação deste estudo, destacamos o fato de que este é um estudo de caso único que, por si só, pode constituir uma limitação, aconselhando o desenvolvimento futuro de vários estudos de caso para consolidar os resultados obtidos agora.Implicações: este estudo orienta gestores e professores de instituições politécnicas de ensino superior ao adotar políticas que tenham implicações na consolidação de uma cultura organizacional focada no empreendedorismo e que, assim, atenda com competência às demandas dos novos paradigmas da sociedade. Essas implicações resultarão na implementação de uma unidade curricular de empreendedorismo com programa, metodologias de ensino e avaliação, a fim de formar empreendedores mais qualificados.Originalidade/valor: a maioria dos estudos sobre o potencial empreendedor é basicamente voltada para universidades (ou estudantes universitários). Este estudo consiste em analisar o potencial empreendedor de estudantes politécnicos do ensino superior. Palavras-chave: Potencial empreendedor, estudantes politécnicos, criação de empresas.
id RCAP_18dda454f104bbb04834e6b30daed552
oai_identifier_str oai:ojs.isag.meupt.com:article/90
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entrepreneurial potential among polytechnic higher education studentsPurpose: The main goal of this article is to analyze the entrepreneurial potential of the Polytechnic higher education students.Design/methodology/approach: For this purpose, we use a quantitative methodological approach, having applied a questionnaire to a sample of students enrolled in the entrepreneurship curricular unit of the School of Accounting and Administration (ISCAP) of the Polytechnic Institute of Porto (IPP).Findings: Based on data collection from 227 undergraduate students in entrepreneurship from Portugal, the results allow us to conclude that personal desirability positively enhances the intention to start a business. On the other hand, perceived difficulties negatively enhances that intention.Research limitations: As the main limitation of this study we highlight the fact that this is a unique case study can, in itself, constitute a limitation, advising on the future development of multiple case studies to consolidate the results obtained now.Practical implications: This study provides guidance for managers and teachers of higher education polytechnic institutions when adopting policies that have implications on the consolidation of an organizational culture focused on entrepreneurship and which thus competently meets the demands of society’s new paradigms. These implications will result in the implementation of an entrepreneurship curricular unit with programme, teaching methodologies and assessment, in order to train more skilled entrepreneurs.Originality/value: The majority of studies concerning the entrepreneurial potential is basically targeted at universities (or university students). This study consists in analyzing entrepreneurial potential in higher education polytechnic students. Keywords: Entrepreneurial potential, polytechnic students, business creation.  [PT]Título: "Potencial empreendedor entre estudantes do ensino superior politécnico"ResumoObjetivos: O objetivo principal deste artigo é analisar o potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico.Desenho/metodologia/abordagem: Para esse fim, utilizamos uma abordagem metodológica quantitativa, aplicando um questionário a uma amostra de alunos matriculados na unidade curricular de empreendedorismo da Escola de Contabilidade e Administração (ISCAP) do Instituto Politécnico do Porto (IPP).Resultados: Com base na coleta de dados de 227 estudantes de graduação em empreendedorismo de Portugal, os resultados permitem concluir que a conveniência pessoal melhora positivamente a intenção de iniciar um negócio. Por outro lado, as dificuldades percebidas aumentam negativamente essa intenção.Limitações: Como principal limitação deste estudo, destacamos o fato de que este é um estudo de caso único que, por si só, pode constituir uma limitação, aconselhando o desenvolvimento futuro de vários estudos de caso para consolidar os resultados obtidos agora.Implicações: este estudo orienta gestores e professores de instituições politécnicas de ensino superior ao adotar políticas que tenham implicações na consolidação de uma cultura organizacional focada no empreendedorismo e que, assim, atenda com competência às demandas dos novos paradigmas da sociedade. Essas implicações resultarão na implementação de uma unidade curricular de empreendedorismo com programa, metodologias de ensino e avaliação, a fim de formar empreendedores mais qualificados.Originalidade/valor: a maioria dos estudos sobre o potencial empreendedor é basicamente voltada para universidades (ou estudantes universitários). Este estudo consiste em analisar o potencial empreendedor de estudantes politécnicos do ensino superior. Palavras-chave: Potencial empreendedor, estudantes politécnicos, criação de empresas.ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2016-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/90European Journal of Applied Business and Management; Vol 2, No 1 (2016)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/90https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/90/3Copyright (c) 2016 European Journal of Applied Business and Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Rua, Orlando2024-02-20T14:11:18Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/90Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:08.582725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entrepreneurial potential among polytechnic higher education students
title Entrepreneurial potential among polytechnic higher education students
spellingShingle Entrepreneurial potential among polytechnic higher education students
Lima Rua, Orlando
title_short Entrepreneurial potential among polytechnic higher education students
title_full Entrepreneurial potential among polytechnic higher education students
title_fullStr Entrepreneurial potential among polytechnic higher education students
title_full_unstemmed Entrepreneurial potential among polytechnic higher education students
title_sort Entrepreneurial potential among polytechnic higher education students
author Lima Rua, Orlando
author_facet Lima Rua, Orlando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Rua, Orlando
description Purpose: The main goal of this article is to analyze the entrepreneurial potential of the Polytechnic higher education students.Design/methodology/approach: For this purpose, we use a quantitative methodological approach, having applied a questionnaire to a sample of students enrolled in the entrepreneurship curricular unit of the School of Accounting and Administration (ISCAP) of the Polytechnic Institute of Porto (IPP).Findings: Based on data collection from 227 undergraduate students in entrepreneurship from Portugal, the results allow us to conclude that personal desirability positively enhances the intention to start a business. On the other hand, perceived difficulties negatively enhances that intention.Research limitations: As the main limitation of this study we highlight the fact that this is a unique case study can, in itself, constitute a limitation, advising on the future development of multiple case studies to consolidate the results obtained now.Practical implications: This study provides guidance for managers and teachers of higher education polytechnic institutions when adopting policies that have implications on the consolidation of an organizational culture focused on entrepreneurship and which thus competently meets the demands of society’s new paradigms. These implications will result in the implementation of an entrepreneurship curricular unit with programme, teaching methodologies and assessment, in order to train more skilled entrepreneurs.Originality/value: The majority of studies concerning the entrepreneurial potential is basically targeted at universities (or university students). This study consists in analyzing entrepreneurial potential in higher education polytechnic students. Keywords: Entrepreneurial potential, polytechnic students, business creation.  [PT]Título: "Potencial empreendedor entre estudantes do ensino superior politécnico"ResumoObjetivos: O objetivo principal deste artigo é analisar o potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico.Desenho/metodologia/abordagem: Para esse fim, utilizamos uma abordagem metodológica quantitativa, aplicando um questionário a uma amostra de alunos matriculados na unidade curricular de empreendedorismo da Escola de Contabilidade e Administração (ISCAP) do Instituto Politécnico do Porto (IPP).Resultados: Com base na coleta de dados de 227 estudantes de graduação em empreendedorismo de Portugal, os resultados permitem concluir que a conveniência pessoal melhora positivamente a intenção de iniciar um negócio. Por outro lado, as dificuldades percebidas aumentam negativamente essa intenção.Limitações: Como principal limitação deste estudo, destacamos o fato de que este é um estudo de caso único que, por si só, pode constituir uma limitação, aconselhando o desenvolvimento futuro de vários estudos de caso para consolidar os resultados obtidos agora.Implicações: este estudo orienta gestores e professores de instituições politécnicas de ensino superior ao adotar políticas que tenham implicações na consolidação de uma cultura organizacional focada no empreendedorismo e que, assim, atenda com competência às demandas dos novos paradigmas da sociedade. Essas implicações resultarão na implementação de uma unidade curricular de empreendedorismo com programa, metodologias de ensino e avaliação, a fim de formar empreendedores mais qualificados.Originalidade/valor: a maioria dos estudos sobre o potencial empreendedor é basicamente voltada para universidades (ou estudantes universitários). Este estudo consiste em analisar o potencial empreendedor de estudantes politécnicos do ensino superior. Palavras-chave: Potencial empreendedor, estudantes politécnicos, criação de empresas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/90
url https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/90
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/90
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/90/3
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 European Journal of Applied Business and Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 European Journal of Applied Business and Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business and Management; Vol 2, No 1 (2016)
2183-5594
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137441334951936