A atração e retenção das gerações Y e Z no setor têxtil português: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/85984 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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A atração e retenção das gerações Y e Z no setor têxtil português: um estudo exploratórioThe attraction and retention of generations Y and Z in the portuguese textile sector: an exploratory studyTalentoAtraçãoRetençãoGeração Y e ZSetor têxtilTalentAttractionRetentionGeneration Y and ZTextile SectorCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos HumanosA Gestão de Recursos Humanos, e as suas práticas, têm vindo ao longo dos últimos anos a ganhar um maior destaque ao nível do desenvolvimento organizacional. Sendo a indústria têxtil, uma das mais antigas e importantes indústrias portuguesas, é essencial que as organizações ligadas ao setor idealizem práticas de GRH capazes de atrair, desenvolver e reter os seus trabalhadores, como forma de garantir vantagem competitiva entre a concorrência. O presente estudo tem como objetivo perceber como é que a GRH pode ajudar o setor têxtil português a atrair e reter os trabalhadores da geração Y e Z. Sendo uma área ainda pouco explorada no contexto setor têxtil português procurou-se aprofundar e alongar o conhecimento relativo ao tema. Assim, o estudo desenvolve-se em torno de duas questões de partida: i) Qual é a importância das práticas de atração e retenção para os trabalhadores da geração Y e Z a laborar no setor têxtil português? e ii) como é que as organizações têxteis podem cativar, desenvolver e reter os trabalhadores Y e Z à sua organização? Para responder a estas questões, foi desenvolvido um estudo enquadrado no paradigma fenomenológico ou interpretativo, com recurso a uma metodologia qualitativa. Como tal, foram realizadas dezassete entrevistas semiestruturadas a um grupo de onze trabalhadores da geração Y e Z a trabalhar no setor têxtil e a seis responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos de organizações têxteis. Após a realização das entrevistas foi desenvolvida uma análise dos dados recolhidos que permitiu obter conclusões oportunas relativamente à temática em estudo. Os resultados retirados do estudo mostram que a maioria dos trabalhadores da geração Y e Z a trabalhar no setor têxtil consideram que as práticas de atração e retenção são importantes e têm influência na sua continuidade na organização. Apesar disso, consideram que mais importante que a existência, é a forma como as mesmas são aplicadas, nomeadamente, se são concebidas de forma justa e adaptada ao contexto. Relativamente às formas de captar, desenvolver e reter um trabalhador da geração Y e Z na organização, também foram dados exemplos de estratégias, tais como: aumentar o interesse para compreensão dos jovens trabalhadores por parte dos gestores da organização; proporcionar oportunidades de progressão na carreira; reavaliar as políticas remuneratórias; diversificar os métodos de trabalho, entre outros exemplos.Human Resource Management and its practices have been gaining greater visibility in organizational development over the last years. Being the textile industry one of the oldest and most important Portuguese industries, it is essential that organizations linked to the sector conceive HRM practices capable of attracting, developing and retaining their workers, as a way to ensure competitive advantage among the competition. The present study aims to understand how HRM can help the Portuguese textile sector to attract and retain Generation Y and Z workers. Given that the Portuguese textile sector is an under-explored area, an attempt was made to deepen and extend the knowledge on the subject. Therefore, the study is developed around two starting questions: i) What is the importance of attraction and retention practices for Y and Z generation workers employed in the Portuguese textile sector? and ii) How can textile organizations attract, develop and retain Y and Z workers in their organizations? To answer these questions, a study was developed under the phenomenological or interpretive paradigm, using a qualitative methodology. To this end, seventeen semi-structured interviews were conducted with a group of eleven Generation Y and Z workers from the textile sector and six Human Resources managers from textile organizations. After the interviews, the collected data were analyzed, resulting in relevant conclusions regarding the topic of the study. The study results show that most Y and Z generation employees working in the textile sector consider that attraction and retention practices are important and have an influence on their continuity in the organization. Nevertheless, they consider that more important than their existence, is how they are applied, namely, if they are implemented fairly and adapted to the context. Regarding the methods to attract, develop and retain a Y and Z generation worker in the organization, examples of strategies were also given, such as: increasing the interest for understanding young workers by the organization's managers; providing career advancement opportunities; reevaluating the remuneration policies; diversifying the work methods, among other examples.Ribeiro, José João Correia LeiteUniversidade do MinhoAreias, Rui Pedro Ribeiro2023-07-242023-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85984por203339592info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-12T01:18:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:44.903148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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