Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Ana Cristina Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3218
Resumo: A participação das crianças tem vindo a assumir maior destaque nos discursos educativos. No entanto, os discursos que se analisam e as práticas nem sempre são consistentes. Este trabalho de projeto debruça-se, assim, sobre as representações de professores e alunos do que é a participação no contexto escolar. Neste sentido, a recolha de dados empíricos foi efetuada junto de uma Escola Básica, com uma metodologia qualitativa, através de uma análise de conteúdo realizada através de entrevistas a duas professoras do 2º ciclo do ensino básico, entrevistas a dois elementos da direção do Agrupamento em questão e ainda um grupo de discussão focalizada com quatro crianças do 5º e do 6º ano. O estudo tem a finalidade de perceber as suas perspetivas sobre a participação da criança, de que modo a consideram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Os dados recolhidos e analisados demonstram a importância reconhecida à participação das crianças no contexto escolar, no entanto, encontram-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais e as crianças. Com base nestes dados, elaborou-se um projeto de intervenção denominado Clube da Participação. Palavras-chave: Participação da criança; contexto escolar; cidadania; voz das crianças.
id RCAP_190a409b55123c47f92daeafdce3f39a
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunosParticipação da criançaCidadaniaEnsino básico (2º ciclo)A participação das crianças tem vindo a assumir maior destaque nos discursos educativos. No entanto, os discursos que se analisam e as práticas nem sempre são consistentes. Este trabalho de projeto debruça-se, assim, sobre as representações de professores e alunos do que é a participação no contexto escolar. Neste sentido, a recolha de dados empíricos foi efetuada junto de uma Escola Básica, com uma metodologia qualitativa, através de uma análise de conteúdo realizada através de entrevistas a duas professoras do 2º ciclo do ensino básico, entrevistas a dois elementos da direção do Agrupamento em questão e ainda um grupo de discussão focalizada com quatro crianças do 5º e do 6º ano. O estudo tem a finalidade de perceber as suas perspetivas sobre a participação da criança, de que modo a consideram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Os dados recolhidos e analisados demonstram a importância reconhecida à participação das crianças no contexto escolar, no entanto, encontram-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais e as crianças. Com base nestes dados, elaborou-se um projeto de intervenção denominado Clube da Participação. Palavras-chave: Participação da criança; contexto escolar; cidadania; voz das crianças.2023-01-17T15:15:36Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-192022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3218TID:203162480porPacheco, Ana Cristina Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:30Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.946199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos
title Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos
spellingShingle Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos
Pacheco, Ana Cristina Silva
Participação da criança
Cidadania
Ensino básico (2º ciclo)
title_short Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos
title_full Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos
title_fullStr Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos
title_full_unstemmed Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos
title_sort Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos
author Pacheco, Ana Cristina Silva
author_facet Pacheco, Ana Cristina Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Ana Cristina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Participação da criança
Cidadania
Ensino básico (2º ciclo)
topic Participação da criança
Cidadania
Ensino básico (2º ciclo)
description A participação das crianças tem vindo a assumir maior destaque nos discursos educativos. No entanto, os discursos que se analisam e as práticas nem sempre são consistentes. Este trabalho de projeto debruça-se, assim, sobre as representações de professores e alunos do que é a participação no contexto escolar. Neste sentido, a recolha de dados empíricos foi efetuada junto de uma Escola Básica, com uma metodologia qualitativa, através de uma análise de conteúdo realizada através de entrevistas a duas professoras do 2º ciclo do ensino básico, entrevistas a dois elementos da direção do Agrupamento em questão e ainda um grupo de discussão focalizada com quatro crianças do 5º e do 6º ano. O estudo tem a finalidade de perceber as suas perspetivas sobre a participação da criança, de que modo a consideram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Os dados recolhidos e analisados demonstram a importância reconhecida à participação das crianças no contexto escolar, no entanto, encontram-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais e as crianças. Com base nestes dados, elaborou-se um projeto de intervenção denominado Clube da Participação. Palavras-chave: Participação da criança; contexto escolar; cidadania; voz das crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19T00:00:00Z
2022-07-19
2022-07-08
2023-01-17T15:15:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3218
TID:203162480
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3218
identifier_str_mv TID:203162480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634163777536