Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3218 |
Resumo: | A participação das crianças tem vindo a assumir maior destaque nos discursos educativos. No entanto, os discursos que se analisam e as práticas nem sempre são consistentes. Este trabalho de projeto debruça-se, assim, sobre as representações de professores e alunos do que é a participação no contexto escolar. Neste sentido, a recolha de dados empíricos foi efetuada junto de uma Escola Básica, com uma metodologia qualitativa, através de uma análise de conteúdo realizada através de entrevistas a duas professoras do 2º ciclo do ensino básico, entrevistas a dois elementos da direção do Agrupamento em questão e ainda um grupo de discussão focalizada com quatro crianças do 5º e do 6º ano. O estudo tem a finalidade de perceber as suas perspetivas sobre a participação da criança, de que modo a consideram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Os dados recolhidos e analisados demonstram a importância reconhecida à participação das crianças no contexto escolar, no entanto, encontram-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais e as crianças. Com base nestes dados, elaborou-se um projeto de intervenção denominado Clube da Participação. Palavras-chave: Participação da criança; contexto escolar; cidadania; voz das crianças. |
id |
RCAP_190a409b55123c47f92daeafdce3f39a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunosParticipação da criançaCidadaniaEnsino básico (2º ciclo)A participação das crianças tem vindo a assumir maior destaque nos discursos educativos. No entanto, os discursos que se analisam e as práticas nem sempre são consistentes. Este trabalho de projeto debruça-se, assim, sobre as representações de professores e alunos do que é a participação no contexto escolar. Neste sentido, a recolha de dados empíricos foi efetuada junto de uma Escola Básica, com uma metodologia qualitativa, através de uma análise de conteúdo realizada através de entrevistas a duas professoras do 2º ciclo do ensino básico, entrevistas a dois elementos da direção do Agrupamento em questão e ainda um grupo de discussão focalizada com quatro crianças do 5º e do 6º ano. O estudo tem a finalidade de perceber as suas perspetivas sobre a participação da criança, de que modo a consideram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Os dados recolhidos e analisados demonstram a importância reconhecida à participação das crianças no contexto escolar, no entanto, encontram-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais e as crianças. Com base nestes dados, elaborou-se um projeto de intervenção denominado Clube da Participação. Palavras-chave: Participação da criança; contexto escolar; cidadania; voz das crianças.2023-01-17T15:15:36Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-192022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3218TID:203162480porPacheco, Ana Cristina Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:30Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.946199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos |
title |
Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos |
spellingShingle |
Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos Pacheco, Ana Cristina Silva Participação da criança Cidadania Ensino básico (2º ciclo) |
title_short |
Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos |
title_full |
Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos |
title_fullStr |
Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos |
title_full_unstemmed |
Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos |
title_sort |
Participação das crianças em contexto escolar: representações de professores e alunos |
author |
Pacheco, Ana Cristina Silva |
author_facet |
Pacheco, Ana Cristina Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Ana Cristina Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação da criança Cidadania Ensino básico (2º ciclo) |
topic |
Participação da criança Cidadania Ensino básico (2º ciclo) |
description |
A participação das crianças tem vindo a assumir maior destaque nos discursos educativos. No entanto, os discursos que se analisam e as práticas nem sempre são consistentes. Este trabalho de projeto debruça-se, assim, sobre as representações de professores e alunos do que é a participação no contexto escolar. Neste sentido, a recolha de dados empíricos foi efetuada junto de uma Escola Básica, com uma metodologia qualitativa, através de uma análise de conteúdo realizada através de entrevistas a duas professoras do 2º ciclo do ensino básico, entrevistas a dois elementos da direção do Agrupamento em questão e ainda um grupo de discussão focalizada com quatro crianças do 5º e do 6º ano. O estudo tem a finalidade de perceber as suas perspetivas sobre a participação da criança, de que modo a consideram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Os dados recolhidos e analisados demonstram a importância reconhecida à participação das crianças no contexto escolar, no entanto, encontram-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais e as crianças. Com base nestes dados, elaborou-se um projeto de intervenção denominado Clube da Participação. Palavras-chave: Participação da criança; contexto escolar; cidadania; voz das crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-19T00:00:00Z 2022-07-19 2022-07-08 2023-01-17T15:15:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3218 TID:203162480 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3218 |
identifier_str_mv |
TID:203162480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634163777536 |