A resolução de problemas no ensino-aprendizagem do tópico circunferência: uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Juliana Maria Prado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37757
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_1920da09893cc41d03c16177b9366538
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resolução de problemas no ensino-aprendizagem do tópico circunferência: uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridadeSolving teaching-learning issues of the subject-matter circumference: an experiment with 9th year grade students51:372.851372.851:51Ciências Naturais::MatemáticasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente estudo resulta de uma intervenção pedagógica implementada junto de alunos de uma turma do 9.º ano de escolaridade no ano letivo 2013/2014, centrando-se na resolução de problemas no processo ensino-aprendizagem do tópico circunferência. Tendo como principal intuito compreender o papel da resolução de problemas na atividade matemática dos alunos, formularam-se três objetivos orientadores no delineamento da estrutura desta investigação, a saber: i) averiguar as perceções dos alunos acerca do contributo da resolução de problemas; ii) identificar os erros dos alunos na resolução de problemas; iii) compreender o desempenho dos alunos na aprendizagem do tópico “a circunferência” através da resolução de problemas. O estudo seguiu uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, correspondendo a sua problemática a um estudo de caso, com recolha de dados através de observação com recurso a gravações áudio, questionário e produções dos alunos. De referir que ao longo do estudo optou-se pelo trabalho em grupo, sendo os grupos selecionados aleatoriamente no início de cada aula. Em termos de resultados, evidencia-se o reconhecimento por parte dos alunos da relevância da resolução de problemas para a aprendizagem da Geometria e, ainda, a opinião favorável da utilização da resolução de problemas em grupo. Como aspectos mais críticos das dificuldades dos alunos na resolução de problemas salientam-se a interpretação/compreensão do problema, o delineamento de uma estratégia de resolução e a avaliação, ou seja, dificuldades que se prendem com as fases do modelo de Polya. Numa ótica geométrica destacam-se dificuldades nas construções geométricas, na aplicação de conhecimentos/conceitos geométricos e, ainda, dificuldades que se prendem com a visualização, nomeadamente, interpretação de imagens. Sobressai ainda deste estudo, que as atividades implementadas mostraram influenciar positivamente o desempenho dos alunos relativamente à resolução de problemas geométricos.This report is the result of a learning intervention implemented in a 9th year grade class students, during the year 2013/2014; it focuses in solving issues during the teaching/learning process of the subject-matter circumference. Being the main goal of this study to understand the role of problem solving whilst the students’ mathematics activities, three principal guiding goals were created when structuring this investigation: i) to understand the students perceptions on the importance of problem solving; ii) to identify the mistakes of the students when resolving problems; iii) to evaluate the students’ performance when learning the subject-matter circumference. A qualitative methodology research was followed in this investigation, correspondent to a case study, with data collection through observation, and with the use of audio recording, a survey and student’s work. It is important to mention also that during this investigation, priority was given to group work; the groups were randomly formed in the starting of each class. When it comes to results, it became clear that students recognize the importance of problem solving whilst learning Geometry, and also, the positive feedback from problem solving inside a group. On the other hand, the most critical aspects where seen in students at the moment of interpretation/comprehension of the problem, as well as the defining of a strategy to resolve a problem and its evaluation. So, students struggle throughout the phases of the Polva model. In regards to geometry, there were detected several difficulties in constructing, in the use of geometry knowledge and in visualization (e.g. image interpretation). It is crucial to conclude that, as a result of this investigation, the previously implemented activities proved to have a positive effect in the students’ performance when solving geometry problems.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Projeto LiDEs – a literacia das disciplinas escolares: Características e desafios para mais engagement e aprendizagem (FCOMP-01-0124-FEDER-041405 (Refª. FCT, EXPL/MHC-CED/0645/2013))Martinho, Maria Helena Silva de SousaUniversidade do MinhoBraga, Juliana Maria Prado20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37757por201407388info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:10.784553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas no ensino-aprendizagem do tópico circunferência: uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
Solving teaching-learning issues of the subject-matter circumference: an experiment with 9th year grade students
title A resolução de problemas no ensino-aprendizagem do tópico circunferência: uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
spellingShingle A resolução de problemas no ensino-aprendizagem do tópico circunferência: uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
Braga, Juliana Maria Prado
51:372.851
372.851:51
Ciências Naturais::Matemáticas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A resolução de problemas no ensino-aprendizagem do tópico circunferência: uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
title_full A resolução de problemas no ensino-aprendizagem do tópico circunferência: uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
title_fullStr A resolução de problemas no ensino-aprendizagem do tópico circunferência: uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A resolução de problemas no ensino-aprendizagem do tópico circunferência: uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
title_sort A resolução de problemas no ensino-aprendizagem do tópico circunferência: uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
author Braga, Juliana Maria Prado
author_facet Braga, Juliana Maria Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinho, Maria Helena Silva de Sousa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Juliana Maria Prado
dc.subject.por.fl_str_mv 51:372.851
372.851:51
Ciências Naturais::Matemáticas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 51:372.851
372.851:51
Ciências Naturais::Matemáticas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37757
url http://hdl.handle.net/1822/37757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133113440272384