Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100002 |
Resumo: | Diversos investigadores têm salientado a importância dos processos interactivos que ocorrem na sala de aula para o desempenho escolar dos alunos. Segundo investigações recentes, os recursos educacionais, nomeadamente, o currículo ou o nível de formação dos professores, apesar de serem importantes, não serão suficientes para assegurar aprendizagens significativas. Por outro lado, cada vez mais se reconhece que os primeiros anos de escolaridade são cruciais para o subsequente sucesso académico dos alunos. O presente trabalho apresenta uma síntese da investigação mais recente acerca das interacções professor-aluno do 1.º Ciclo do Ensino Básico que parecem ter um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos. Apresenta ainda um modelo conceptual acerca dos processos interactivos, o modelo CLASS (Pianta, La Paro & Hamre, 2008) que contempla três grandes domínios: apoio a nível da instrução, gestão da sala e apoio socioemocional. Com base nesta conceptualização, são discutidas algumas das possíveis implicações para o sistema educativo. |
id |
RCAP_1976ab6f5712021646624b6912277b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872011000100002 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidadeInteracções professor-aluno1.º CEBInstruçãoOrganização da salaApoio socioemocionalDiversos investigadores têm salientado a importância dos processos interactivos que ocorrem na sala de aula para o desempenho escolar dos alunos. Segundo investigações recentes, os recursos educacionais, nomeadamente, o currículo ou o nível de formação dos professores, apesar de serem importantes, não serão suficientes para assegurar aprendizagens significativas. Por outro lado, cada vez mais se reconhece que os primeiros anos de escolaridade são cruciais para o subsequente sucesso académico dos alunos. O presente trabalho apresenta uma síntese da investigação mais recente acerca das interacções professor-aluno do 1.º Ciclo do Ensino Básico que parecem ter um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos. Apresenta ainda um modelo conceptual acerca dos processos interactivos, o modelo CLASS (Pianta, La Paro & Hamre, 2008) que contempla três grandes domínios: apoio a nível da instrução, gestão da sala e apoio socioemocional. Com base nesta conceptualização, são discutidas algumas das possíveis implicações para o sistema educativo.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100002Revista Portuguesa de Educação v.24 n.1 2011reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100002Cadima,JoanaLeal,TeresaCancela,Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:48Zoai:scielo:S0871-91872011000100002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:18.497919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade |
title |
Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade |
spellingShingle |
Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade Cadima,Joana Interacções professor-aluno 1.º CEB Instrução Organização da sala Apoio socioemocional |
title_short |
Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade |
title_full |
Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade |
title_fullStr |
Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade |
title_full_unstemmed |
Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade |
title_sort |
Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade |
author |
Cadima,Joana |
author_facet |
Cadima,Joana Leal,Teresa Cancela,Joana |
author_role |
author |
author2 |
Leal,Teresa Cancela,Joana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cadima,Joana Leal,Teresa Cancela,Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interacções professor-aluno 1.º CEB Instrução Organização da sala Apoio socioemocional |
topic |
Interacções professor-aluno 1.º CEB Instrução Organização da sala Apoio socioemocional |
description |
Diversos investigadores têm salientado a importância dos processos interactivos que ocorrem na sala de aula para o desempenho escolar dos alunos. Segundo investigações recentes, os recursos educacionais, nomeadamente, o currículo ou o nível de formação dos professores, apesar de serem importantes, não serão suficientes para assegurar aprendizagens significativas. Por outro lado, cada vez mais se reconhece que os primeiros anos de escolaridade são cruciais para o subsequente sucesso académico dos alunos. O presente trabalho apresenta uma síntese da investigação mais recente acerca das interacções professor-aluno do 1.º Ciclo do Ensino Básico que parecem ter um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos. Apresenta ainda um modelo conceptual acerca dos processos interactivos, o modelo CLASS (Pianta, La Paro & Hamre, 2008) que contempla três grandes domínios: apoio a nível da instrução, gestão da sala e apoio socioemocional. Com base nesta conceptualização, são discutidas algumas das possíveis implicações para o sistema educativo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100002 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.24 n.1 2011 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137274509656064 |