Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/54909 |
Resumo: | A comunicação na sala de aula e as interacções verbais entre professor e aluno e entre alunos é fundamental e indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. Esta investigação pretende analisar os vários episódios ocorridos na sala de aula de História e Geografia na Escola Secundária Inês de Castro, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, no ano lectivo de 2009/2010. Trata-se, portanto, de um trabalho académico, espelhando um caso analisado no contexto da prática docente. A investigação esclarece os aspectos metodológicos subjacentes e alguns aspectos teóricos que a sustentam. São ainda caracterizados os sujeitos da investigação e os métodos utilizados. No final, após a análise dos resultados, apresentam-se algumas reflexões que podem ajudar a melhorar o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
RCAP_ad507545f6c638e06e073b40e3b50d39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54909 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de ProfessoresGeografia - EnsinoHistória - EnsinoSala de aula - Interacções verbaisA comunicação na sala de aula e as interacções verbais entre professor e aluno e entre alunos é fundamental e indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. Esta investigação pretende analisar os vários episódios ocorridos na sala de aula de História e Geografia na Escola Secundária Inês de Castro, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, no ano lectivo de 2009/2010. Trata-se, portanto, de um trabalho académico, espelhando um caso analisado no contexto da prática docente. A investigação esclarece os aspectos metodológicos subjacentes e alguns aspectos teóricos que a sustentam. São ainda caracterizados os sujeitos da investigação e os métodos utilizados. No final, após a análise dos resultados, apresentam-se algumas reflexões que podem ajudar a melhorar o processo de ensino-aprendizagem.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/54909porGomes, Sónia de Jesus Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T12:57:58Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:30:34.829461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores |
title |
Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores |
spellingShingle |
Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores Gomes, Sónia de Jesus Martins Geografia - Ensino História - Ensino Sala de aula - Interacções verbais |
title_short |
Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores |
title_full |
Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores |
title_fullStr |
Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores |
title_full_unstemmed |
Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores |
title_sort |
Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores |
author |
Gomes, Sónia de Jesus Martins |
author_facet |
Gomes, Sónia de Jesus Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Sónia de Jesus Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Ensino História - Ensino Sala de aula - Interacções verbais |
topic |
Geografia - Ensino História - Ensino Sala de aula - Interacções verbais |
description |
A comunicação na sala de aula e as interacções verbais entre professor e aluno e entre alunos é fundamental e indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. Esta investigação pretende analisar os vários episódios ocorridos na sala de aula de História e Geografia na Escola Secundária Inês de Castro, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, no ano lectivo de 2009/2010. Trata-se, portanto, de um trabalho académico, espelhando um caso analisado no contexto da prática docente. A investigação esclarece os aspectos metodológicos subjacentes e alguns aspectos teóricos que a sustentam. São ainda caracterizados os sujeitos da investigação e os métodos utilizados. No final, após a análise dos resultados, apresentam-se algumas reflexões que podem ajudar a melhorar o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/54909 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/54909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135614233214977 |