Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Juliana Faria Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9563
Resumo: Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_19a4223be85ba35af630bb3b4697291a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?InteraçãoRelação entre paresInclusãoTrabalho colaborativoInteractionRelationship between peersInclusionCollaborative workRelatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito do trabalho realizado na Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que decorreu no 2.º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho integra a análise e reflexão de todo o processo de intervenção pedagógica realizado, bem como, da investigação desenvolvida no âmbito do 1.º CEB. O estudo visa analisar a interação e relação entre os pares numa turma de 2.º ano que incluía três alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e onde se registavam conflitos frequentes no grupo/turma. Para o efeito, foram aplicados dois testes sociométricos no início e no final da intervenção. Os resultados obtidos no teste inicial revelaram registos de rejeições face a alunos com NEE. De modo a contrariar esta situação, o processo de investigação-ação implementado procurou desenvolver o trabalho cooperativo como estratégia facilitadora de inclusão nos alunos, promovendo uma maior interação entre pares. Para a avaliação dos resultados, aplicou-se, novamente o teste sociométrico, com o intuito de verificar o impacto do processo de trabalho cooperativo desenvolvido. A investigação adotou uma abordagem de cariz qualitativo, por meio de uma investigação-ação, uma vez que a problemática teve origem na análise das caraterísticas do contexto e o objetivo pretendeu melhorar algumas das fragilidades identificadas, através da intervenção do investigador no contexto (Coutinho, 2014). A fim de poder auscultar a voz dos alunos, esta investigação envolveu a realização de testes sociométricos como instrumento de recolha de dados, através da qual foi possível verificar a evolução do processo, bem como, interpretar e compreender os resultados e fundamentação das conclusões. Os resultados revelaram uma melhoria ao nível das interações entre os pares no grupo/turma, nomeadamente no aumento e diversificação das escolhas e, consequentemente, numa dispersão das rejeições. No que diz respeito aos alunos com NEE, dois deixaram o estatuto de indiferença sociométrica e, passaram a ser escolhidos pelos pares. Já o terceiro aluno com NEE não revelou qualquer melhoria na sua posição sociométrica. Assim, considera-se necessário, por um lado assegurar um maior tempo de intervenção e, por outro, uma atenção cuidada na escolha dos contextos de aprendizagem interpares.ABSTRACT This report is part of the work carried out in the Curricular Unit (UC) of Supervised Teaching Practice II (PES II), which took place in the 2nd year of the Master Course in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Portuguese and History and Geography of Portugal (HGP) in the 2nd Cycle of Basic Education. This work integrates the analysis and reflection of the entire pedagogical intervention process carried out, as well as the research made of the 1st CEB. The study aims to analyze the interaction and relationship between peers in a 2nd grade class that included three students with Special Educational Needs (SEN), and where there were frequent conflicts in the group / class. For this purpose, two sociometric tests were applied at the beginning and at the end of the intervention. The results obtained in the initial test revealed rejection records for pupils with SEN. In order to counteract this situation, the action-research process implemented sought to develop cooperative work as a strategy to facilitate inclusion in students, promoting greater interaction between peers. For the evaluation of the results, the sociometric test was applied again, in order to verify the impact of the developed cooperative work process. The research adopted a qualitative approach, through an action research, since the problem originated in the analysis of the characteristics of the context and the objective was to improve some of the fragilities identified, through the intervention of the researcher in the context (Coutinho, 2014). In order to be able to listen to the student’s voice, this research involved a sociometric test as a data collection instrument, while the results evaluation process can be improved, interpreted and understood the results and the reasons for the conclusions. The results showed an improvement in the interactions between the peers in the group / class, namely in the increase and diversification of the choices and, consequently, in a dispersion of the rejections. With regard to students with SEN, two left the status of sociometric indifference, and were chosen by peers. The third student with SEN did not show any improvement in his sociometric position. Thus, it is considered necessary, on the one hand to ensure a longer intervention time, and, on the other hand, careful attention in the choice of peer learning contexts.Madureira, IsabelRCIPLLucas, Juliana Faria Gomes2019-02-22T10:03:23Z2018-12-132018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9563TID:202105814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:06.872530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?
title Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?
spellingShingle Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?
Lucas, Juliana Faria Gomes
Interação
Relação entre pares
Inclusão
Trabalho colaborativo
Interaction
Relationship between peers
Inclusion
Collaborative work
title_short Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?
title_full Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?
title_fullStr Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?
title_full_unstemmed Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?
title_sort Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?
author Lucas, Juliana Faria Gomes
author_facet Lucas, Juliana Faria Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madureira, Isabel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Juliana Faria Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Relação entre pares
Inclusão
Trabalho colaborativo
Interaction
Relationship between peers
Inclusion
Collaborative work
topic Interação
Relação entre pares
Inclusão
Trabalho colaborativo
Interaction
Relationship between peers
Inclusion
Collaborative work
description Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
2018-12-13T00:00:00Z
2019-02-22T10:03:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9563
TID:202105814
url http://hdl.handle.net/10400.21/9563
identifier_str_mv TID:202105814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133444718985216