O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17693 |
Resumo: | O presente relatório retrata o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2014/2015. O relatório inclui planificações e reflexões sobre o meu desempenho como docente de Matemática na Escola Severim de Faria, em Évora, envolvendo alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (9º ano) e do Secundário do Curso de Ciências Socioeconómicas (10º ano), onde o tema central do processo de ensino e aprendizagem foram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Educação. Assente numa metodologia de investigação-ação, as aulas enquadradas nos ciclos de supervisão, foram planificadas e implementadas tendo em consideração as orientações curriculares dos respetivos anos de escolaridade (9º e 10º anos) e focadas na utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, em particular as calculadoras gráficas e o software Geogebra. Com este perspetiva verificou-se que os alunos melhoraram a compreensão de conceitos matemáticos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação e alteraram atitudes e comportamentos no processo de aprendizagem; The Geogebra and Graphing Calculators in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle and Secondary. Abstrat: This report concerns the work carried out within the course Supervised Teaching Practice in the academic year 2014/2015. The report includes lesson plans and reflections about my performance as a mathematics lecturer at the School Severim de Faria in Évora, involving students of the 3rd cycle of basic education (9 years) and Secondary Socio-Economic Sciences Course (10th year), where the central theme of the teaching and learning process were the Information and Communication Technologies (ICT) in Education. Based on a research-action methodology, classes framed in supervision cycles were planned and implemented taking into account the curriculum guidelines of the respective school years (9 and 10 years) and focused on the use of ICT in teaching and learning, particularly graphing calculators and software Geogebra. With this perspective it was found that students improved their understanding of mathematical concepts using Information and Communication Technologies and changed attitudes and behaviors in the learning process. |
id |
RCAP_1a08ac57f7cb2437d1b1c4d249ba2782 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17693 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundárioPrática de ensino supervisionadoDesenvolvimento profissionalTecnologias da informação e comunicação em educaçãoEnsino de matemáticaSupervised teaching practiceProfessional developmentInformation and communication technologies in educationMathematics educationO presente relatório retrata o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2014/2015. O relatório inclui planificações e reflexões sobre o meu desempenho como docente de Matemática na Escola Severim de Faria, em Évora, envolvendo alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (9º ano) e do Secundário do Curso de Ciências Socioeconómicas (10º ano), onde o tema central do processo de ensino e aprendizagem foram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Educação. Assente numa metodologia de investigação-ação, as aulas enquadradas nos ciclos de supervisão, foram planificadas e implementadas tendo em consideração as orientações curriculares dos respetivos anos de escolaridade (9º e 10º anos) e focadas na utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, em particular as calculadoras gráficas e o software Geogebra. Com este perspetiva verificou-se que os alunos melhoraram a compreensão de conceitos matemáticos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação e alteraram atitudes e comportamentos no processo de aprendizagem; The Geogebra and Graphing Calculators in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle and Secondary. Abstrat: This report concerns the work carried out within the course Supervised Teaching Practice in the academic year 2014/2015. The report includes lesson plans and reflections about my performance as a mathematics lecturer at the School Severim de Faria in Évora, involving students of the 3rd cycle of basic education (9 years) and Secondary Socio-Economic Sciences Course (10th year), where the central theme of the teaching and learning process were the Information and Communication Technologies (ICT) in Education. Based on a research-action methodology, classes framed in supervision cycles were planned and implemented taking into account the curriculum guidelines of the respective school years (9 and 10 years) and focused on the use of ICT in teaching and learning, particularly graphing calculators and software Geogebra. With this perspective it was found that students improved their understanding of mathematical concepts using Information and Communication Technologies and changed attitudes and behaviors in the learning process.Universidade de Évora2016-03-02T12:19:39Z2016-03-022015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17693http://hdl.handle.net/10174/17693TID:201122359porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoclaradurao@gmail.com672Durão, Clara Isabel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:46.205072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário |
title |
O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário |
spellingShingle |
O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário Durão, Clara Isabel Fernandes Prática de ensino supervisionado Desenvolvimento profissional Tecnologias da informação e comunicação em educação Ensino de matemática Supervised teaching practice Professional development Information and communication technologies in education Mathematics education |
title_short |
O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário |
title_full |
O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário |
title_fullStr |
O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário |
title_full_unstemmed |
O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário |
title_sort |
O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário |
author |
Durão, Clara Isabel Fernandes |
author_facet |
Durão, Clara Isabel Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Durão, Clara Isabel Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionado Desenvolvimento profissional Tecnologias da informação e comunicação em educação Ensino de matemática Supervised teaching practice Professional development Information and communication technologies in education Mathematics education |
topic |
Prática de ensino supervisionado Desenvolvimento profissional Tecnologias da informação e comunicação em educação Ensino de matemática Supervised teaching practice Professional development Information and communication technologies in education Mathematics education |
description |
O presente relatório retrata o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2014/2015. O relatório inclui planificações e reflexões sobre o meu desempenho como docente de Matemática na Escola Severim de Faria, em Évora, envolvendo alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (9º ano) e do Secundário do Curso de Ciências Socioeconómicas (10º ano), onde o tema central do processo de ensino e aprendizagem foram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Educação. Assente numa metodologia de investigação-ação, as aulas enquadradas nos ciclos de supervisão, foram planificadas e implementadas tendo em consideração as orientações curriculares dos respetivos anos de escolaridade (9º e 10º anos) e focadas na utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, em particular as calculadoras gráficas e o software Geogebra. Com este perspetiva verificou-se que os alunos melhoraram a compreensão de conceitos matemáticos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação e alteraram atitudes e comportamentos no processo de aprendizagem; The Geogebra and Graphing Calculators in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle and Secondary. Abstrat: This report concerns the work carried out within the course Supervised Teaching Practice in the academic year 2014/2015. The report includes lesson plans and reflections about my performance as a mathematics lecturer at the School Severim de Faria in Évora, involving students of the 3rd cycle of basic education (9 years) and Secondary Socio-Economic Sciences Course (10th year), where the central theme of the teaching and learning process were the Information and Communication Technologies (ICT) in Education. Based on a research-action methodology, classes framed in supervision cycles were planned and implemented taking into account the curriculum guidelines of the respective school years (9 and 10 years) and focused on the use of ICT in teaching and learning, particularly graphing calculators and software Geogebra. With this perspective it was found that students improved their understanding of mathematical concepts using Information and Communication Technologies and changed attitudes and behaviors in the learning process. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-02T12:19:39Z 2016-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17693 http://hdl.handle.net/10174/17693 TID:201122359 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17693 |
identifier_str_mv |
TID:201122359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação claradurao@gmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136580433084416 |