O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durão, Clara Isabel Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17693
Resumo: O presente relatório retrata o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2014/2015. O relatório inclui planificações e reflexões sobre o meu desempenho como docente de Matemática na Escola Severim de Faria, em Évora, envolvendo alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (9º ano) e do Secundário do Curso de Ciências Socioeconómicas (10º ano), onde o tema central do processo de ensino e aprendizagem foram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Educação. Assente numa metodologia de investigação-ação, as aulas enquadradas nos ciclos de supervisão, foram planificadas e implementadas tendo em consideração as orientações curriculares dos respetivos anos de escolaridade (9º e 10º anos) e focadas na utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, em particular as calculadoras gráficas e o software Geogebra. Com este perspetiva verificou-se que os alunos melhoraram a compreensão de conceitos matemáticos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação e alteraram atitudes e comportamentos no processo de aprendizagem; The Geogebra and Graphing Calculators in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle and Secondary. Abstrat: This report concerns the work carried out within the course Supervised Teaching Practice in the academic year 2014/2015. The report includes lesson plans and reflections about my performance as a mathematics lecturer at the School Severim de Faria in Évora, involving students of the 3rd cycle of basic education (9 years) and Secondary Socio-Economic Sciences Course (10th year), where the central theme of the teaching and learning process were the Information and Communication Technologies (ICT) in Education. Based on a research-action methodology, classes framed in supervision cycles were planned and implemented taking into account the curriculum guidelines of the respective school years (9 and 10 years) and focused on the use of ICT in teaching and learning, particularly graphing calculators and software Geogebra. With this perspective it was found that students improved their understanding of mathematical concepts using Information and Communication Technologies and changed attitudes and behaviors in the learning process.
id RCAP_1a08ac57f7cb2437d1b1c4d249ba2782
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17693
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundárioPrática de ensino supervisionadoDesenvolvimento profissionalTecnologias da informação e comunicação em educaçãoEnsino de matemáticaSupervised teaching practiceProfessional developmentInformation and communication technologies in educationMathematics educationO presente relatório retrata o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2014/2015. O relatório inclui planificações e reflexões sobre o meu desempenho como docente de Matemática na Escola Severim de Faria, em Évora, envolvendo alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (9º ano) e do Secundário do Curso de Ciências Socioeconómicas (10º ano), onde o tema central do processo de ensino e aprendizagem foram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Educação. Assente numa metodologia de investigação-ação, as aulas enquadradas nos ciclos de supervisão, foram planificadas e implementadas tendo em consideração as orientações curriculares dos respetivos anos de escolaridade (9º e 10º anos) e focadas na utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, em particular as calculadoras gráficas e o software Geogebra. Com este perspetiva verificou-se que os alunos melhoraram a compreensão de conceitos matemáticos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação e alteraram atitudes e comportamentos no processo de aprendizagem; The Geogebra and Graphing Calculators in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle and Secondary. Abstrat: This report concerns the work carried out within the course Supervised Teaching Practice in the academic year 2014/2015. The report includes lesson plans and reflections about my performance as a mathematics lecturer at the School Severim de Faria in Évora, involving students of the 3rd cycle of basic education (9 years) and Secondary Socio-Economic Sciences Course (10th year), where the central theme of the teaching and learning process were the Information and Communication Technologies (ICT) in Education. Based on a research-action methodology, classes framed in supervision cycles were planned and implemented taking into account the curriculum guidelines of the respective school years (9 and 10 years) and focused on the use of ICT in teaching and learning, particularly graphing calculators and software Geogebra. With this perspective it was found that students improved their understanding of mathematical concepts using Information and Communication Technologies and changed attitudes and behaviors in the learning process.Universidade de Évora2016-03-02T12:19:39Z2016-03-022015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17693http://hdl.handle.net/10174/17693TID:201122359porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoclaradurao@gmail.com672Durão, Clara Isabel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:46.205072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário
title O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário
spellingShingle O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário
Durão, Clara Isabel Fernandes
Prática de ensino supervisionado
Desenvolvimento profissional
Tecnologias da informação e comunicação em educação
Ensino de matemática
Supervised teaching practice
Professional development
Information and communication technologies in education
Mathematics education
title_short O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário
title_full O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário
title_fullStr O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário
title_full_unstemmed O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário
title_sort O geogebra e as calculadoras gráficas no ensino da matemática do 3º ciclo e secundário
author Durão, Clara Isabel Fernandes
author_facet Durão, Clara Isabel Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durão, Clara Isabel Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionado
Desenvolvimento profissional
Tecnologias da informação e comunicação em educação
Ensino de matemática
Supervised teaching practice
Professional development
Information and communication technologies in education
Mathematics education
topic Prática de ensino supervisionado
Desenvolvimento profissional
Tecnologias da informação e comunicação em educação
Ensino de matemática
Supervised teaching practice
Professional development
Information and communication technologies in education
Mathematics education
description O presente relatório retrata o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2014/2015. O relatório inclui planificações e reflexões sobre o meu desempenho como docente de Matemática na Escola Severim de Faria, em Évora, envolvendo alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (9º ano) e do Secundário do Curso de Ciências Socioeconómicas (10º ano), onde o tema central do processo de ensino e aprendizagem foram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Educação. Assente numa metodologia de investigação-ação, as aulas enquadradas nos ciclos de supervisão, foram planificadas e implementadas tendo em consideração as orientações curriculares dos respetivos anos de escolaridade (9º e 10º anos) e focadas na utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem, em particular as calculadoras gráficas e o software Geogebra. Com este perspetiva verificou-se que os alunos melhoraram a compreensão de conceitos matemáticos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação e alteraram atitudes e comportamentos no processo de aprendizagem; The Geogebra and Graphing Calculators in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle and Secondary. Abstrat: This report concerns the work carried out within the course Supervised Teaching Practice in the academic year 2014/2015. The report includes lesson plans and reflections about my performance as a mathematics lecturer at the School Severim de Faria in Évora, involving students of the 3rd cycle of basic education (9 years) and Secondary Socio-Economic Sciences Course (10th year), where the central theme of the teaching and learning process were the Information and Communication Technologies (ICT) in Education. Based on a research-action methodology, classes framed in supervision cycles were planned and implemented taking into account the curriculum guidelines of the respective school years (9 and 10 years) and focused on the use of ICT in teaching and learning, particularly graphing calculators and software Geogebra. With this perspective it was found that students improved their understanding of mathematical concepts using Information and Communication Technologies and changed attitudes and behaviors in the learning process.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-02T12:19:39Z
2016-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17693
http://hdl.handle.net/10174/17693
TID:201122359
url http://hdl.handle.net/10174/17693
identifier_str_mv TID:201122359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
claradurao@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136580433084416