Evolução da estrutura dos sistemas educativos de Portugal e Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Carlos Meireles
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9667
Resumo: Compara-se a evolução dos sistemas educativos de Portugal e Espanha, desde o Plano Regional de Mediterrâneo, e apontam-se dez pontos que poderão melhorar o sistema educativo português: - 1) distinção entre escolaridade obrigatória e ensino básico; - 2)ensino primário de 6 anos e ensino secundário obrigatório de 4 anos; - 3)educação básica obrigatória desde os 4 anos; - 4) ciclos pedagógicos de 2 anos; - 5) escolas integradas com autonomia pedagógica; 6)participação dos pais na comunidade educativa; 7)formação contínua dos professores por grupo de escola para a inovação; 8)cada projeto educativo de escola ser participado por todos e liderado pelo diretor; - 9)uma investigação educacional permanente para a inovação; - 10)uma escola em avaliação permanente para a melhoria necessária.
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