Evolução da estrutura dos sistemas educativos de Portugal e Espanha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9667 |
Resumo: | Compara-se a evolução dos sistemas educativos de Portugal e Espanha, desde o Plano Regional de Mediterrâneo, e apontam-se dez pontos que poderão melhorar o sistema educativo português: - 1) distinção entre escolaridade obrigatória e ensino básico; - 2)ensino primário de 6 anos e ensino secundário obrigatório de 4 anos; - 3)educação básica obrigatória desde os 4 anos; - 4) ciclos pedagógicos de 2 anos; - 5) escolas integradas com autonomia pedagógica; 6)participação dos pais na comunidade educativa; 7)formação contínua dos professores por grupo de escola para a inovação; 8)cada projeto educativo de escola ser participado por todos e liderado pelo diretor; - 9)uma investigação educacional permanente para a inovação; - 10)uma escola em avaliação permanente para a melhoria necessária. |
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Evolução da estrutura dos sistemas educativos de Portugal e Espanhaescolaridade obrigatóriaciclos de 2 anosinvestigação, avaliação e inovaçãoautonomia e participaçãoensino básicoCompara-se a evolução dos sistemas educativos de Portugal e Espanha, desde o Plano Regional de Mediterrâneo, e apontam-se dez pontos que poderão melhorar o sistema educativo português: - 1) distinção entre escolaridade obrigatória e ensino básico; - 2)ensino primário de 6 anos e ensino secundário obrigatório de 4 anos; - 3)educação básica obrigatória desde os 4 anos; - 4) ciclos pedagógicos de 2 anos; - 5) escolas integradas com autonomia pedagógica; 6)participação dos pais na comunidade educativa; 7)formação contínua dos professores por grupo de escola para a inovação; 8)cada projeto educativo de escola ser participado por todos e liderado pelo diretor; - 9)uma investigação educacional permanente para a inovação; - 10)uma escola em avaliação permanente para a melhoria necessária.Porto Editora2013-02-08T14:47:35Z1996-09-01T00:00:00Z1996-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9667por0872-7058Coelho, Carlos Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:39Zoai:ria.ua.pt:10773/9667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:27.862241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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