A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10968 |
Resumo: | Este trabalho incide sobre espaço de aula em educação visual, e o recurso à música como meio potenciador de um ambiente favorável ã criação e produção artística. No desenvolvimento do estudo são abordados temas provenientes da relação dos alunos com a sala de aula, entre eles a motivação, concentração, bem- estar, impulsionados pelo uso de ambientes sonoros durante o decorrer das aulas. Como principal objetivo, pretende-se verificar se o uso da música ambiente potencia uma mudança positiva na atitude dos alunos em relação à aula de educação visual. Terminada a análise de resultados, realizada com base em dois questionários entregues aos alunos, seria necessário o cruzamento dos dados com as observações efetuadas pelo autor no decorrer das aulas, assim como nas conversas e discussões ocorridas com os alunos e professores durante o seu desenvolvimento. Conclui-se que o estudo teve repercussões positivas na atitude e motivação dos alunos. |
id |
RCAP_1a268d1ab97bee18c5934f8f0eaaf948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10968 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A música como ambiente de trabalho motivador para educação visualEducação visualMúsicaAmbiente da aulaMotivação dos alunosMotivação para a aprendizagemEste trabalho incide sobre espaço de aula em educação visual, e o recurso à música como meio potenciador de um ambiente favorável ã criação e produção artística. No desenvolvimento do estudo são abordados temas provenientes da relação dos alunos com a sala de aula, entre eles a motivação, concentração, bem- estar, impulsionados pelo uso de ambientes sonoros durante o decorrer das aulas. Como principal objetivo, pretende-se verificar se o uso da música ambiente potencia uma mudança positiva na atitude dos alunos em relação à aula de educação visual. Terminada a análise de resultados, realizada com base em dois questionários entregues aos alunos, seria necessário o cruzamento dos dados com as observações efetuadas pelo autor no decorrer das aulas, assim como nas conversas e discussões ocorridas com os alunos e professores durante o seu desenvolvimento. Conclui-se que o estudo teve repercussões positivas na atitude e motivação dos alunos.This work focuses on classroom space in visual education, and the use of music as a means of enhancing a favorable environment for the creation and artistic production. In developing the study, subjects are approached from the ratio of students to classroom, including motivation, concentration, welfare, driven by the use of sound environments during the course of lessons. As a main purpose, we intend to examine whether the use of background music promotes a positive change in attitude by the students regarding education class visual. After the analysis results, performed using two questionnaires delivered to students, it would be necessary to cross data with the observations made by the author during classes, as well as in conversations and argumentations held with students and teachers during its development. In conclusion, the study has a positive effect on the attitude and motivation of students.Universidade de Aveiro2013-09-09T11:11:17Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10968porFortes, Ricardo Jorge da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:19:54Zoai:ria.ua.pt:10773/10968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:36.474514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual |
title |
A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual |
spellingShingle |
A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual Fortes, Ricardo Jorge da Silva Educação visual Música Ambiente da aula Motivação dos alunos Motivação para a aprendizagem |
title_short |
A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual |
title_full |
A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual |
title_fullStr |
A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual |
title_full_unstemmed |
A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual |
title_sort |
A música como ambiente de trabalho motivador para educação visual |
author |
Fortes, Ricardo Jorge da Silva |
author_facet |
Fortes, Ricardo Jorge da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortes, Ricardo Jorge da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação visual Música Ambiente da aula Motivação dos alunos Motivação para a aprendizagem |
topic |
Educação visual Música Ambiente da aula Motivação dos alunos Motivação para a aprendizagem |
description |
Este trabalho incide sobre espaço de aula em educação visual, e o recurso à música como meio potenciador de um ambiente favorável ã criação e produção artística. No desenvolvimento do estudo são abordados temas provenientes da relação dos alunos com a sala de aula, entre eles a motivação, concentração, bem- estar, impulsionados pelo uso de ambientes sonoros durante o decorrer das aulas. Como principal objetivo, pretende-se verificar se o uso da música ambiente potencia uma mudança positiva na atitude dos alunos em relação à aula de educação visual. Terminada a análise de resultados, realizada com base em dois questionários entregues aos alunos, seria necessário o cruzamento dos dados com as observações efetuadas pelo autor no decorrer das aulas, assim como nas conversas e discussões ocorridas com os alunos e professores durante o seu desenvolvimento. Conclui-se que o estudo teve repercussões positivas na atitude e motivação dos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-09-09T11:11:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10968 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137527559356416 |