Perfil dos turistas espanhóis que visitaram Portugal entre 2005 e 2010: Identificação e caracterização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Sérgio Dominique
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Maia,Sancha Frazão, Almeida,Marcelo Vilela de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200011
Resumo: A importância do turismo em Portugal é inegável, representando aproximadamente 13% do PIB e 12% da empregabilidade. Neste sentido, basear-se num enfoque de Marketing Turístico pressupõe conhecer profundamente as necessidades e preferências dos consumidores-turistas, reais e potenciais. Consequentemente, Espanha constitui-se como um dos mais representativos mercados emissores de turistas para Portugal, pelo que analisar as suas necessidades e preferências poderá desempenhar um papel-chave na gestão turística portuguesa. Porquanto, o principal objectivo deste trabalho é identificar e descrever o perfil socio-demográfico, motivacional e preferencial dos turistas espanhóis que visitaram Portugal nos últimos 5 anos, com vista a orientar a gestão turística. Os resultados obtidos permitem constatar que Lisboa foi a região de Portugal que mais turistas espanhóis acolheu, seguida do Algarve e Norte de Portugal. Genericamente, é possível constatar que os espanhóis valorizam positivamente a oferta turística portuguesa o que acaba por influenciar o seu comportamento de fidelidade no que concerne ao turismo português.
id RCAP_1a44e1d4ee46aa04e3485f601c718d27
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-99112010000200011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil dos turistas espanhóis que visitaram Portugal entre 2005 e 2010: Identificação e caracterizaçãoMarketing TurísticoGestão TurísticaPsicologia do consumidor-turistaPerfil dos turistas espanhóisA importância do turismo em Portugal é inegável, representando aproximadamente 13% do PIB e 12% da empregabilidade. Neste sentido, basear-se num enfoque de Marketing Turístico pressupõe conhecer profundamente as necessidades e preferências dos consumidores-turistas, reais e potenciais. Consequentemente, Espanha constitui-se como um dos mais representativos mercados emissores de turistas para Portugal, pelo que analisar as suas necessidades e preferências poderá desempenhar um papel-chave na gestão turística portuguesa. Porquanto, o principal objectivo deste trabalho é identificar e descrever o perfil socio-demográfico, motivacional e preferencial dos turistas espanhóis que visitaram Portugal nos últimos 5 anos, com vista a orientar a gestão turística. Os resultados obtidos permitem constatar que Lisboa foi a região de Portugal que mais turistas espanhóis acolheu, seguida do Algarve e Norte de Portugal. Genericamente, é possível constatar que os espanhóis valorizam positivamente a oferta turística portuguesa o que acaba por influenciar o seu comportamento de fidelidade no que concerne ao turismo português.Instituto Politécnico do Cávado e do Ave2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200011Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos n.14 2010reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200011Lopes,Sérgio DominiqueMaia,Sancha FrazãoAlmeida,Marcelo Vilela deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:19:33Zoai:scielo:S1645-99112010000200011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:15.849743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos turistas espanhóis que visitaram Portugal entre 2005 e 2010: Identificação e caracterização
title Perfil dos turistas espanhóis que visitaram Portugal entre 2005 e 2010: Identificação e caracterização
spellingShingle Perfil dos turistas espanhóis que visitaram Portugal entre 2005 e 2010: Identificação e caracterização
Lopes,Sérgio Dominique
Marketing Turístico
Gestão Turística
Psicologia do consumidor-turista
Perfil dos turistas espanhóis
title_short Perfil dos turistas espanhóis que visitaram Portugal entre 2005 e 2010: Identificação e caracterização
title_full Perfil dos turistas espanhóis que visitaram Portugal entre 2005 e 2010: Identificação e caracterização
title_fullStr Perfil dos turistas espanhóis que visitaram Portugal entre 2005 e 2010: Identificação e caracterização
title_full_unstemmed Perfil dos turistas espanhóis que visitaram Portugal entre 2005 e 2010: Identificação e caracterização
title_sort Perfil dos turistas espanhóis que visitaram Portugal entre 2005 e 2010: Identificação e caracterização
author Lopes,Sérgio Dominique
author_facet Lopes,Sérgio Dominique
Maia,Sancha Frazão
Almeida,Marcelo Vilela de
author_role author
author2 Maia,Sancha Frazão
Almeida,Marcelo Vilela de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Sérgio Dominique
Maia,Sancha Frazão
Almeida,Marcelo Vilela de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Turístico
Gestão Turística
Psicologia do consumidor-turista
Perfil dos turistas espanhóis
topic Marketing Turístico
Gestão Turística
Psicologia do consumidor-turista
Perfil dos turistas espanhóis
description A importância do turismo em Portugal é inegável, representando aproximadamente 13% do PIB e 12% da empregabilidade. Neste sentido, basear-se num enfoque de Marketing Turístico pressupõe conhecer profundamente as necessidades e preferências dos consumidores-turistas, reais e potenciais. Consequentemente, Espanha constitui-se como um dos mais representativos mercados emissores de turistas para Portugal, pelo que analisar as suas necessidades e preferências poderá desempenhar um papel-chave na gestão turística portuguesa. Porquanto, o principal objectivo deste trabalho é identificar e descrever o perfil socio-demográfico, motivacional e preferencial dos turistas espanhóis que visitaram Portugal nos últimos 5 anos, com vista a orientar a gestão turística. Os resultados obtidos permitem constatar que Lisboa foi a região de Portugal que mais turistas espanhóis acolheu, seguida do Algarve e Norte de Portugal. Genericamente, é possível constatar que os espanhóis valorizam positivamente a oferta turística portuguesa o que acaba por influenciar o seu comportamento de fidelidade no que concerne ao turismo português.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200011
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
dc.source.none.fl_str_mv Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos n.14 2010
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137345955430400