Atividades no exterior: trilho matemático com o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Maria Abreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37864
Resumo: O presente Relatório denominado “Atividades no exterior: Trilho Matemático com o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, pretende numa primeira fase caracterizar e refletir de forma sucinta o processo de Estágio realizado numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Numa segunda fase pretende descrever e interpretar um pequeno estudo, cujas questões de pesquisa são: De que forma o “Trilho Matemático” contribui para a aprendizagem da matemática de alunos do 1º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB)?; Como é que a Investigadora orquestrou as atividades dos/das alunos(as) no Trilho Matemático? Os resultados do estudo apontam que: o Trilho Matemático mostrou ser uma forma de proporcionar uma aprendizagem matemática significativa e ativa para além da sala de aula. As atividades outdoor pareceram estar bem organizadas e contribuíram de forma significativa para a qualidade das aprendizagens das crianças incluindo o seu desenvolvimento pessoal, emocional e social. Este trilho convidou todos os alunos, mesmo os de baixo nível de desempenho, a participar nas atividades problemáticas, contribuindo progressivamente para que os grupos trabalhassem colaborativamente. Como conclusão deste Relatório Final são tecidas algumas considerações sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante a investigação, as suas vivências ao longo do Estágio em 1.º CEB e a elaboração deste Relatório Final.
id RCAP_1a4939cdf78d6bee39bc2759ce2b9cd3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividades no exterior: trilho matemático com o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoEstágio em 1º CEBTrilho MatemáticoAtividades OutdoorOrquestraçãoO presente Relatório denominado “Atividades no exterior: Trilho Matemático com o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, pretende numa primeira fase caracterizar e refletir de forma sucinta o processo de Estágio realizado numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Numa segunda fase pretende descrever e interpretar um pequeno estudo, cujas questões de pesquisa são: De que forma o “Trilho Matemático” contribui para a aprendizagem da matemática de alunos do 1º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB)?; Como é que a Investigadora orquestrou as atividades dos/das alunos(as) no Trilho Matemático? Os resultados do estudo apontam que: o Trilho Matemático mostrou ser uma forma de proporcionar uma aprendizagem matemática significativa e ativa para além da sala de aula. As atividades outdoor pareceram estar bem organizadas e contribuíram de forma significativa para a qualidade das aprendizagens das crianças incluindo o seu desenvolvimento pessoal, emocional e social. Este trilho convidou todos os alunos, mesmo os de baixo nível de desempenho, a participar nas atividades problemáticas, contribuindo progressivamente para que os grupos trabalhassem colaborativamente. Como conclusão deste Relatório Final são tecidas algumas considerações sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante a investigação, as suas vivências ao longo do Estágio em 1.º CEB e a elaboração deste Relatório Final.Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Repositório ComumLuís, Maria Abreu2021-11-02T14:35:58Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37864202782000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:11.914575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades no exterior: trilho matemático com o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title Atividades no exterior: trilho matemático com o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Atividades no exterior: trilho matemático com o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Luís, Maria Abreu
Estágio em 1º CEB
Trilho Matemático
Atividades Outdoor
Orquestração
title_short Atividades no exterior: trilho matemático com o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_full Atividades no exterior: trilho matemático com o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Atividades no exterior: trilho matemático com o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Atividades no exterior: trilho matemático com o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Atividades no exterior: trilho matemático com o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
author Luís, Maria Abreu
author_facet Luís, Maria Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Maria Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio em 1º CEB
Trilho Matemático
Atividades Outdoor
Orquestração
topic Estágio em 1º CEB
Trilho Matemático
Atividades Outdoor
Orquestração
description O presente Relatório denominado “Atividades no exterior: Trilho Matemático com o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, pretende numa primeira fase caracterizar e refletir de forma sucinta o processo de Estágio realizado numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Numa segunda fase pretende descrever e interpretar um pequeno estudo, cujas questões de pesquisa são: De que forma o “Trilho Matemático” contribui para a aprendizagem da matemática de alunos do 1º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB)?; Como é que a Investigadora orquestrou as atividades dos/das alunos(as) no Trilho Matemático? Os resultados do estudo apontam que: o Trilho Matemático mostrou ser uma forma de proporcionar uma aprendizagem matemática significativa e ativa para além da sala de aula. As atividades outdoor pareceram estar bem organizadas e contribuíram de forma significativa para a qualidade das aprendizagens das crianças incluindo o seu desenvolvimento pessoal, emocional e social. Este trilho convidou todos os alunos, mesmo os de baixo nível de desempenho, a participar nas atividades problemáticas, contribuindo progressivamente para que os grupos trabalhassem colaborativamente. Como conclusão deste Relatório Final são tecidas algumas considerações sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante a investigação, as suas vivências ao longo do Estágio em 1.º CEB e a elaboração deste Relatório Final.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-02T14:35:58Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37864
202782000
url http://hdl.handle.net/10400.26/37864
identifier_str_mv 202782000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034722570240