QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Marisa Alexandra Candeias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36446
Resumo: O Relatório Final descreve de forma sucinta o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta também uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, denominada “QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB” cujas questões de pesquisa são: a) Que oportunidades de aprendizagem o cenário interdisciplinar, sustentado em trilho matemático usando QR Codes, ofereceu? b) Que espécie de interdisciplinaridade pode ser realmente desenvolvida em tal ambiente? Os resultados desta pesquisa apontam que o Cenário Interdisciplinar sustentado num trilho matemático constituiu um ambiente de aprendizagem sociocultural integrador, que possibilitou aos alunos a aprendizagem/aplicação de diversos conceitos e processos de diferentes áreas, bem como a oportunidade de estarem envolvidos num momento de educação STEAM. A integração dos QR Codes neste estudo parece ter proporcionado aos alunos a vivência de uma oportunidade de aprendizagem diferente e significativa, cujo acesso à informação foi just in time e sem constrangimentos de localização.
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